É o fim do marketing de influência?

É o fim do marketing de influência?

Ao se discutir sobre o marketing de influência no cenário atual, é notável sua transformação conforme tecnologias e pautas sociais se estabelecem na sociedade. Desse modo, é imprescindível notar seus efeitos e levantar uma questão sobre essas mudanças: é o fim do marketing de influência ou apenas está ocorrendo uma mutação na forma de consumo das pessoas?

O que é o marketing de influência?

O marketing de influência surge a partir da ideia de grandes criadores de conteúdo digital – principalmente nas redes sociais -, tendo enorme influência em grandes massas de pessoas que consomem seus conteúdos. Esse tipo de marketing é visível, por exemplo, em influencers que baseiam seu conteúdo em mostrar seu lifestyle.

Dessa forma, os que interagem e consomem o que essas pessoas mostram, se veem mais próximos de quem se expõe na tentativa de se ver mais perto do estilo de vida que o influenciador vive, consumindo o que ele consome, indo aos lugares que ele frequenta, etc. A ideia de conexão também é visível, tornando quem concorda com os valores do consumidor mais suscetível a ser acompanhado por ele.

 

A mudança de cenário e consumidor.

Em uma era que pautas como a valorização da sustentabilidade e a busca por representatividade nas marcas se estabelecem, o consumo por produtos que interagem com esses fatores se torna mais propício para quem concorda com esses valores. Na atualidade, o perfil do consumidor é de seletivo e bem informado, por dentro das promoções e captando onde irá comprar. Desse modo, com pautas sociais se aflorando cada vez mais na sociedade, indivíduos se tornam mais suscetíveis a adquirir produtos que se ligam com o que acreditam. 

Com isso, as chances de consumir produtos e serviços que condizem com seus valores se torna mais fácil, fazendo marcas se modificarem em conjunto com a sociedade. Um exemplo é a Uber, que no mês do orgulho adicionou as cores do arco-íris aos carros no radar do aplicativo, simbolizando a bandeira LGBTQIAP+. Além disso, programas de mentoria exclusivos para profissionais trans também foram uma forma da marca destacar seu posicionamento.

Image

O que podemos entender?

Quando se comenta sobre as mudanças do marketing de influência, é possível entender que não é seu fim. Sua modificação acontece com base nas transformações sociais e de pensamento coletivo. Sendo assim, o poder sobre a opinião pública ainda se estabelece. Porém, com modificações que se enquadram com a sociedade atual e sua maneira de pensar.

Comentários