A arte da orientação de produto: estratégia para o sucesso

A orientação de produto serve para o desenvolvimento de produtos que atendam às necessidades e se diferenciem em um mercado competitivo e diversificado.

O que é e como desenvolvê-la

A orientação de produto é uma abordagem estratégica para o desenvolvimento de produtos que se concentra nas necessidades e desejos dos clientes.

As empresas que adotam essa abordagem buscam entender profundamente o que seus clientes realmente querem. Isso envolve a coleta de dados, a realização de pesquisas de mercado e a interação direta com os clientes para obter informações valiosas.

Veja a seguir quais etapas são fundamentais para o desenvolvimento de um produto ou serviço de sucesso!

1. Pesquisa de mercado

A pesquisa de mercado não é apenas relevante na fase inicial de desenvolvimento de produtos, mas também durante todo o ciclo de vida do produto.

Ela fornece feedback contínuo sobre como melhorar e otimizar seu produto para atender às necessidades mutáveis dos clientes.

Ao integrar a pesquisa de mercado em seu processo de orientação de produto, você aumenta significativamente suas chances de criar produtos bem-sucedidos.

2. Análise da concorrência

Ao analisar como seus concorrentes precificam seus produtos e comunicam sua proposta de valor, para que seja possível tomar decisões informadas sobre a estratégia de precificação e a forma como apresenta seu próprio produto ao mercado.

É preciso entender como a concorrência opera e como o mercado responde a eles, para posicionar seu produto de forma mais eficaz, diferenciá-lo e criar estratégias que aumentem suas chances de sucesso

3. Identificação da necessidade dos clientes

Essa etapa é essencial para que todo o desenvolvimento do produto e do serviço sejam realizados de maneira assertiva para o consumidor. Saiba mais sobre a arte de se conectar com o público a seguir:

Social Listening: a arte de ouvir e se conectar com o público

Além disso, garante que o negócio seja bem sucedido em meio a um mercado competitivo e diversificado, a partir do momento que a junção da inovação do produto e da satisfação do cliente sejam concretizados de um modo eficaz.

4. Desenvolvimento do produto

Após a compreensão das necessidades do mercado, é de grande importância o início da etapa de desenvolver em si o produto. Isso inclui criar protótipos, e além disso, considerar as funcionalidades e qualidades do mesmo.

Ademais, considera-se ainda o preço como um dos fatores de poder de influência no mercado competitivo.

Portanto, essa etapa é essencial para a materialização dos objetivos do negócio com a criação de determinado produto ou serviço.

Um exemplo a seguir de desenvolvimento de um produto de acordo com a etapa anterior da necessidade dos clientes é a Caipi Beats, uma bebida da Ambev feita com cachaça e que “caiu no gosto do público” durante a época de carnaval.

Saiba mais: Caipi Beats: Ambev lança bebida feita com cachaça

5. Testes e validação

Para ter certeza de todas funcionalidades do produto e de suas qualidades, é de extrema relevância realizar testes que vão comprovar se o desenvolvimento atingiu todas as possíveis expectativas do público e se irá satisfazer suas necessidades.

Uma vez realizado os testes e obtido um feedback positivo dos consumidores, deve-se seguir para a última etapa da orientação de produto.

6. Lançamento e promoção

Essa etapa é responsável por lançar o produto no mercado. É nela que há a importância de se estabelecer uma estratégia de promoção eficaz, que irá contar com o marketing tradicional e digital.

Portanto, é fundamental a chegada do produto no público alvo de maneira a efetivá-lo no mercado e concretizar o objetivo de se desenvolver um negócio de sucesso.

Desenvolva um negócio de sucesso

Com isso, percebe-se que a arte da orientação de produto é essencial para garantir que as expectativas e necessidades do público alvo sejam atendidas de maneira a se concretizar no mercado com um produto ou serviço.

Logo, é um compromisso continuo em busca da excelência e da satisfação do cliente para criar um negócio de sucesso por meio de processos estratégicos e práticas previamente definidos. Isso impulsionará a empresa em meio a diversificação e exigência do mercado.

 

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