A Importância da Fonte para sua Propaganda de Marketing

A fonte da mensagem é a pessoa que você utiliza para representar sua marca diante a transmissão de uma mensagem. A fonte é a pessoa que você usa para que o público a associe a imagem da sua marca. Sendo assim, a escolha é muito importante, mas também pode ser prejudicial caso não for bem planejada.

O que são fontes de comunicação?

Fonte é muito associado a tipografia, mas nesse caso trata-se do porta voz da sua marca ou de uma propaganda específica.

Diante disso, podemos dizer que as fontes são as pessoas envolvidas na comunicação de uma mensagem
de marketing, tanto direta quanto indiretamente.

Sendo direta aquela que é o porta voz e passa a mensagem. Já a indireta é aquela que trata-se de um personagem associado, que chama a atenção ou reforça a atratividade da mensagem.

Ou seja, as fontes da sua mensagem podem ser celebridades, influenciadores, especialistas ou personagens fictício.

A importância das fontes

As fontes podem contribuir com a transmissão da sua mensagem. Por isso, há três principais fatores relevantes que podem ser agregados à sua marca de acordo com a fonte.

  • Credibilidade: o quanto o receptor acredita na fonte. Ou seja, é dependente do conhecimento, da habilidade e da experiência atribuída à fonte.
  • Atratividade: o quanto a fonte é capaz de atrair a atenção do receptor.
  • Poder (autoridade): capacidade da fonte estabelecer recompensas e punições aceitas pelo receptor (mesmo que psicologicamente).

Seguindo esses critérios para a definição da fonte, é preciso agora compreender a importância da fonte diante do processo de consciência, compreensão, convicção e ação.

A priori, deve-se atentar a atratividade e familiaridade da fonte, a capacidade comunicativa da fonte, a identificação e a credibilidade da fonte diante a mensagem e a percepção do receptor e, por fim, como a fonte leva o receptor a ação.

É muito comum as marcas utilizarem celebridades como fontes de suas mensagem. Nesse caso, o principal fator envolvido é a atratividade que uma celebridade tem.

Ademais, é considerado a maior capacidade de capturar a atenção e transferir para a marca maior atração. Além de possibilitar a ativação de  conexões cognitivas e emocionais já existentes, criando atalhos e vencendo desta forma barreiras à mensagem persuasiva.

Como escolher a fonte para sua mensagem

Para começar, é necessário entender quem é sua marca. Em seguida, entender que tipo de produto você promove. Um fator importante é compreender e ter bem definido seu tom de voz.

Confira aqui como definir seu tom de voz.

Sob essa perspectiva, você deve alinhar a escolha de sua fonte com seu tom de voz, com quem sua marca é. Ou seja, qual fator você está buscando: credibilidade, atratividade ou autoridade.

Sendo assim, vale ressaltar que apesar das celebridades serem o maior alvo para a escolha da fonte, elas podem ter desvantagens.

Alguns deles são: o ofuscamento da marca ou da mensagem, a superexposição e não controle da celebridade, o que acarreta os riscos morais, entre outros fatores, como, a resistência persuasiva que impossibilita a ação.

Percebe-se, portanto, que a escolha da fonte é algo difícil de ser definido diante do risco da escolha. Por isso, é preciso ter bem definido todos os critérios que deseja serem transmitidos.

Como a escolha da fonte reflete em sua marca

Como dito anteriormente, de acordo com a fonte escolhida, isso pode associar a imagem da sua marca. Desse modo, está suscetível a críticas positivas e negativas.

Lu do Magalu

A Lu é a influenciadora digital criada e desenvolvida pela empresa Magazine Luiza. Desse modo, por ser uma personagem fictícia criada para a empresa, ela virou símbolo da marca.

Seu sucesso é tão grande, que outras marcas passaram a utilizá-la como fonte de sua mensagem também. Logo, ela passa a mensagem de descolada, atual e relevante.

Saiba mais em: No verão, Lu do Magalu vira garota propaganda de protetor solar.

Drauzio Varella

Drauzio Varella é um médico, oncologista, cientista e escritor brasileiro. Iniciou campanhas que visavam ao esclarecimento da população sobre a prevenção à aids, primeiro pela rádio Jovem Pan AM e depois pela 89 FM de São Paulo.

Desse modo, as principais campanhas relacionadas à área da saúde, utiliza como fonte o Dr. Drauzio Varella para dar maior credibilidade para a mensagem, além da autoridade da fonte, diante de sua experiência e profissionalização.

Angélica

A apresentadora Angélica protagonizou uma campanha que não fez sentido com suas atitudes. Angélica dizia ser vegetariana e acabou protagonizando uma peça da Perdigão.

Perdigão é uma marca brasileira de alimentos frigoríficos. Na peça em questão, a celebridade aparece comendo um cachorro quente, o que entra em contradição com seu estilo de vida.

A problemática está envolvida no fato da escolha da fonte não fazer sentido com o propósito da marca. Ou melhor, os produtos que a marca oferece.

Monark

Monark é um dos apresentadores do Flow Podcast, um dos mais ouvidos e rentáveis do Brasil. Eles eram patrocinados pelo IFood. Desse modo, a imagem da marca era associada com a imagem do podcast.

Em 2021, Monark utilizou da rede Twitter para realizar postagens racistas e homofóbicas. Além de deteriorar sua imagem, diversas pessoas atacaram o IFood por serem associados a ele.

Tal atitude, gerou um efeito negativo para a marca e para o podcast, o que acarretou o rompimento de contrato.

Por isso, devem estar atentos as fontes que você coloca como porta voz da sua marca. Pois há diversos benefícios, mas ninguém fica impune das desvantagens.

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