Quando planejamos uma estratégia de comunicação, precisamos ir além do digital. É necessário entender a marca e os objetivos da empresa para usar as ferramentas e plataformas corretas.

Para atingir metas com eficiência, economizando recursos da empresa e tempo, preciosos no mundo dos negócios, vamos te ajudar a escolher o canal mais apropriado.

O que são canais de comunicação?

Um canal é o meio pelo qual é transmitida uma mensagem. Essa transmissão conta com, no mínimo, um emissor e um receptor.

Os canais podem ser digitais ou não. Impresso, no rádio, televisão, media OOH (out of home), etc. Cada plataforma tem características específicas que nos auxiliam na tomada de decisão.

Quando se trata de escolhas, tudo depende de quem você quer atingir e o que quer de resultado. Existem algumas alternativas de caminhos a seguir:

  • alcance x segmentação
  • consciência x chamada para ação
  • lembrança de marca x número de vendas

Como escolher o melhor canal?

Fonte: Resultados digitais

Agora que sabemos o que são os canais de marketing e temos em mente os tipos diferentes de plataformas a serem utilizadas, precisamos pensar em alguns pontos na hora de planejar.

Observe o mercado 

O que os outros estão fazendo?

Observe seus concorrentes diretos e indiretos, empresas que possuam o mesmo tamanho e público-alvo parecidos. Que canais eles estão utilizando?

É claro que sempre queremos inovar e pensar diferente dos nossos concorrentes (sempre tomando decisões baseadas em dados!), mas ter um panorama sobre as estratégias dos demais, principalmente as que estão dando resultados, é sempre uma boa ideia.

Analise o público-alvo

Onde ele está presente, que plataformas usa?

Entender os hábitos de consumo de mídia do seu público é imprescindível para que a sua marca esteja sempre presente na mente desses consumidores. 

Além disso, utilizar essas plataformas facilita o contato, fazendo com que o público não precise utilizar uma plataforma nova.

Entenda a linguagem da marca

O canal utilizado condiz com o meu posicionamento?

Algumas plataformas podem não se encaixar com a linguagem estabelecida pela marca previamente.

Uma marca com a linguagem mais jovem e descontraída pode não atingir o público desejado utilizando como canal o jornal impresso, por exemplo. Por isso, devemos entender o que a empresa deseja comunicar, para escolhermos os canais adequados.

Marketing Júnior USP

Com mais de 13 anos de experiência no mercado, oferecemos consultorias de marketing e projetos de pesquisa de mercado com excelência.

Entre nossos serviços, possuímos o Plano de Comunicação, que abrange estratégias online e offline, complementados com Pesquisas de Mercado e Análises de concorrência para um serviço completo.

Quer saber mais? Entre em contato conosco!

Comentários

Enviar Mensagem
1
Precisa de Ajuda?
WhatsApp Marketing Júnior USP
Olá! Tem alguma dúvida?
Converse pelo Whatsapp!