Como ampliar o seu público alvo

Estratégias e campanhas não são criadas para atingir todo mundo, pois as empresas perceberam que filtrar um segmento de mercado e concentrar suas ações de marketing nessa parcela, ou seja, definir um público-alvo, é muito mais eficiente para os negócios.

Contudo, no mundo dinamizado em que vivemos, é importante não se restringir. Por isso, algumas empresas adotam estratégias inovadoras para atingir o máximo de públicos possíveis, gerando receita.

O que é público-alvo?

O público-alvo é formado por um conjunto de consumidores que apresentam características em comum.

Sua estruturação se inicia com a segmentação do mercado: selecionar pessoas de acordo com a semelhança de perfis (gênero, idade, estilo de vida, personalidade etc.) que influenciam suas decisões de compra e interessam para o negócio.

Desse modo, definir um grupo de pessoas segundo seu perfil demográfico, geográfico, psicográfico e comportamental, é importante para enfocar os métodos de venda das empresas.

Para isso, especialistas embarcam em extensas pesquisas que medem as tendências, a capacidade e a profundidade dos mercados consumidores, a fim de analisar e mapear o melhor público-alvo para os produtos de determinada empresa.

Assim, esses indivíduos possuirão afinidade com a marca e provavelmente se consolidarão como clientes fidelizados com uma maior facilidade.

Por que definir um público-alvo?

“Quem quer agradar todo mundo acaba não agradando ninguém”. Quem poderia imaginar que essa frase clichê conseguiria ser utilizada como um ensinamento do marketing?

Em vista disso, a definição de público-alvo transformou o modo como os profissionais veem seus consumidores, garantindo a compreensão de seus comportamentos e a busca pelo atendimento de suas necessidades.

Alguns benefícios que essa prática acarreta para as marcas são: a criação de campanhas mais eficientes, melhoria da comunicação, aproveitamento das oportunidades no mercado e diferenciação da concorrência.

Saiba mais sobre como definir seu público-alvo

Estratégias para expandir o público-alvo

A estratégia multimarca

A estratégia multimarca ocorre quando as empresas realizam um conjunto de ações que promovem a produção ou promoção de diversas linhas de produtos e serviços com identidades diferentes, ou seja, marcas, de uma mesma “organização principal”.

Essa tática visa diminuir ou acabar com a competitividade entre as marcas de uma mesma empresa, com o objetivo de aumentar sua parcela no mercado e atingir vários públicos-alvo.

Assim, cada marca pode se posicionar da maneira adequada ao que oferece e para quem oferece, tomando espaço na mente de seus consumidores.

Dito isso, há duas perspectivas que podem ser associadas a essa ação de Marketing:

Separação relacionada a identidade da marca

Acontece quando o fator de diferenciação de um produto ou serviço de seus concorrentes está na imagem ou identidade de sua marca.

Um exemplo disso é a Amazon, uma empresa multinacional de tecnologia. Suas diversas marcas se baseiam na separação de seus serviços e produtos para muitos públicos.

A Amazon possui dezenas de marcas que atendem diversas necessidades, como: Amazon Fresh, Amazon Prime, Amazon Echo, Amazon Kindle e etc.

Dessa forma, o método é criar submarcas que sejam interligadas, porém individualizadas com suas especificidades de modo a atenter os desejos do consumidor, gerando um caminho de sucesso.

 

Ausência de conexão com a marca matriz

Nesse caso, as marcas são separadas da marca matriz e os consumidores não conseguem associar facilmente a qual empresa elas pertencem. Por isso, é conhecido como “casa de marcas”.

Para cada uma, existem estratégias diferentes e identidades diferentes, exceto por indícios mínimos, dificultando o reconhecimento da empresa por trás.

Um exemplo é a Unilever, empresa multinacional britânica de bens de consumo, dona de muitas marcas solidas com espaço de destaque na mente dos clientes de diferentes públicos-alvo.

 

 

Empresas que mantém marcas similares em seu portfólio

Algumas empresas criam marcas que oferecem produtos com a mesma função, ou seja, são parecidas e a primeira vista, concorrentes diretas.

Contudo, oferecem a oportunidade de ampliação do público-alvo, aumentando o número de clientes. Isso ocorre porque muitas vezes determinado público se interessa e compra aquele produto, porém há outro que não tem o poder aquisitivo necessário e busca uma alternativa.

Portanto, eles agarram a oportunidade de criar uma marca alternativa e intermediária que possa atender as demandas desses clientes.

Outros benefícios que essa estratégia ocasiona é a perda da concorrência, já que uma mesma organização possuirá elevada fatia do mercado consumidor, e a segurança, visto que a marca matriz terá outras marcas blindadas se alguma delas for acometida por uma crise.

O consumidor pode não notar, mas cada marca tem seu posicionamento e direcionamento específico de acordo com o público que deseja atender. Todos esses fatores geram força para a empresa, que possui diversos “peões” com estratégias próprias em seu “tabuleiro de vendas”.

Parecem iguais, mas não são

 

Embora se destaquem nas prateleiras dos mercados, ambas as marcas fazem parte da  companhia Colgate-Palmolive.

 

Ambas são empresas são empresas que vendem eletrodomésticos. Contudo, pertencem a companhia Whirlpool.

 

As duas marcas que comercializam eletrodomésticos e eletroeletrônicos pertencem à Via Varejo.

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