Como Usar os Avanços da Inteligência Artificial para o Marketing?

A Inteligência Artificial (IA) é uma tecnologia desenvolvida com a capacidade de realizar análises massivas e processar dados, além de desempenhar outras funções como reconhecimento de padrões, processamento de máquina, processamento de linguagem natural, entre outros. As IA’s tem revolucionado o mundo e o mercado, a área do Marketing não fica exclusa desses avanços.

Inteligência Artificial

A Inteligência Artificial é uma ferramenta tecnológica que surgiu com o propósito de se assimilar à inteligência humana, com a capacidade de processar dados, resolver problemas lógicos e tomar decisões de modo mais eficiente. Trata-se de um software desenvolvido para ter uma autonomia sem que um ser humano a execute.

Sabe-se que suas funções estão cada vez mais ampliadas, o que a possibilita realizar diversas ações combinando os algoritmos e os dados.  Possui alto grau de desempenho mesmo diante a diversas variáveis, devido aos códigos de programação.

Logo, sua atuação no mercado está cada vez mais maior, GPS e carros autônomos são exemplos disso. Os chatbots que são tão utilizados para o atendimento ao cliente, além do ChatGPT usado para conseguir respostas de modo rápido. Além automação dos setores industriais, criativos, de entretenimento, bancários, até mesmo no setor da saúde.

Ademais, será abordado como a IA influencia na área do marketing.

Prós e contras do avanço da Inteligência Artificial

Assim como todas as ferramentas, esta também possui sua vantagens e desvantagens. Devido à sua ampla capacidade de assimilar infinitas informações, sua principal vantagem é a sua eficiência e relevância, certificando uma melhor produtividade, um exemplo é o ChatGPT, o qual processa respostas rápidas.

Apesar de otimizar e automatizar o processo, há uma grande possibilidade de gerar novos empregos e oportunidades, como seu desenvolvimento e manutenção. Sua utilização permite a redução das falhas do processo produtivo.

No entanto, também possui seus contras, como a substituição de diversos empregos, o que pode acarretar o aumento da taxa de desemprego. Muito se discute sobre as ameaças à privacidade dos usuários, principalmente, devido ao acesso enviesado da IA diante à sua função.

Outro ponto a ser destacado é criação e maior propagação de fake news. Diante da coleta e distorção das informações para benefício próprio. Além da possibilidade de simular falas de outras pessoas, sem que, necessariamente, tenha sido dito.

Logo, vale ressaltar que as IA’s possuem tantos benefícios quanto malefícios, portanto, cabe a você saber como utilizá-la em sua organização.

Como usar a Inteligência Artificial na área do Marketing

Por meio da Inteligência Artificial as empresas conseguem informações e processá-las com uma maior rapidez e assertividade. Usá-la ao seu favor possibilita um aprimoramento nas tomadas de decisão da empresa e, consequentemente, uma maior produtividade.

Os profissionais de marketing podem usá-las para pesquisas com os públicos-alvo como um processamento mais eficaz, em relação ao online, de seus hábitos de compra no meio virtual. Ou seja, a partir de uma análise mais assertiva, é possível encontrar oportunidades e evidenciar padrões de consumo e tendências a serem explorados.

Outra vantagem da utilização da IA, é o baixo custo para o processo produtivo. Logo, aumenta o budget para outros investimentos e melhorias. Espera-se um maior grau de qualidade das entregas dos profissionais do marketing, justamente, pela automatização do processo.

As tecnologias são essenciais para um negócio, mas vale ressaltar que o olhar humano, a ética e a expertise é essencial para aprimoramento e o sucesso de um projeto.

Comentários

Enviar Mensagem
1
Precisa de Ajuda?
WhatsApp Marketing Júnior USP
Olá! Tem alguma dúvida?
Converse pelo Whatsapp!