Copywriting

Copywriting: como vender mais

Copywriting se relaciona a criação de textos persuasivos com o objetivo de promover produtos, serviços ou ideias. Aprenda o que é e como criar uma boa copy.

O que é Copywriting

Copywriting diz respeito à escrita estratégica de textos persuasivos com o objetivo de promover produtos, serviços ou ideias. Esses textos, as chamadas “copy” ou “copies” são escritas a fim de aumentar as chances de tornar o leitor mais propenso a tomar uma atitude desejada.

Assim, saber fazer boas copies se torna uma ferramenta valiosa para alcançar metas de marketing, comunicação e vendas.

Por isso, Copywriting muitas vezes está diretamente relacionado com Call to Action.

Exemplos de uma boa copy

Para facilitar o entendimento, vamos utilizar alguns exemplos de copywriting bem feito.

Apple

A Apple é referência em criar copies simples porém bem efetivas.

A empresa deixa claro que uma boa copy não é complicada, com poucas palavras é possível escrever um texto poderoso.

Copywriting

“O Mac resolve. Descubra o que o Mac pode fazer por você”

Um trecho curto, porém de impacto que transmite a imagem do Mac como uma solução para os problemas do público-alvo.

Nike

Copywriting

“Nike United Pack, uma nova era para o futebol”

Com essa frase a Nike conseguiu transmitir a inovação atrelada à marca e à chuteira presente na imagem. Tudo isso fugindo do óbvio de um anúncio padrão como “Uma chuteira com tecnologia inovadora”.

Como fazer uma boa copy para aumentar suas vendas

Para criar uma copy que seja persuasiva e aumente suas vendas é necessário dar importância para as seguintes estratégias:

Conheça seu público antes de fazer copywriting

Conhecer seu público e ter personas bem definidas vai garantir que a linguagem utilizada seja coerente com o remetente.

Aprenda como criar personas aqui.

Apresente uma solução no seu copywriting

Troque as longas descrições de características técnicas do seu produto por benefícios que ele trará ao público.

“O carro da Volvo tem 6 airbags” pode parecer entediante quando comparado a “Quer segurança? Escolha Volvo”.

Crie um texto pessoal

O leitor tem que sentir que o texto está conversando com ele. Utilizar termos pessoais pode aumentar a demonstração de empatia e proximidade. Afinal, qual soa melhor? “Estamos aqui para ajudar empresas que precisam de impressora” ou “Sua empresa precisa de impressora? Estamos aqui para te ajudar”.

Copywriting com originalidade

Não copie e não seja mais do mesmo! Estratégias de copywriting perdem o poder de persuasão quando todos utilizam as mesmas frases. Inove em suas copies para que elas não sejam repetições genéricas já presentes no mercado.

Para se destacar e ganhar a confiança do seu leitor crie uma copy exclusiva.

Otimização de copywriting

Menos é mais. Tente transformar copies longas em textos curtos e mais simples, de forma que não percam a essência da mensagem transmitida.

Pode não ser uma tarefa fácil, mas com uma copy menor é mais provável que o leitor dê a devida atenção a ela.

Por fim, aprender a criar boas copies pode alavancar suas vendas e melhorar seus resultados.

Comentários

Enviar Mensagem
1
Precisa de Ajuda?
WhatsApp Marketing Júnior USP
Olá! Tem alguma dúvida?
Converse pelo Whatsapp!