Do produto à tecnologia: as eras do Marketing

O Marketing já passou por várias fases e atualmente é caracterizado como Marketing 5.0, com enfoque na tecnologia e as ações a partir dela.

As eras do marketing

As eras do Marketing têm suas particularidades de acordo com o foco das empresas e do mercado em cada uma. Pode-se inicialmente descrevê-las em cinco principais:

Marketing 1.0

O Marketing 1.0 é o ponto inicial da industrialização. Foi predominante durante as décadas de 1950 e 1960, em que era relevante apenas a produção em massa e a venda, sem considerar as necessidades e desejos do público.

Foi a era marcada por um marketing realizado a partir de abordagens em grande quantidade nos jornais, rádios e TV e sem a preocupação no cliente, mas sim numa considerável produção em vista de baixar os custos.

Marketing 2.0

A segunda era do Marketing é a transição do foco no produto que se dirige ao cliente. As empresas passam a ter uma abordagem centrada no consumidor, na tentativa de construir relacionamentos duradouros com o público e positivos para elas.

Além disso, o Marketing 2.0 é caracterizado também pela análise de métricas pela primeira vez na história do marketing, uma vez que os empreendedores perceberam a importância de analisar os resultados das campanhas para compreender a satisfação do cliente.

Marketing 3.0

A terceira era do Marketing é de grande importância para o viés sustentável. Surge na década dos anos 2000 com um ideal mais humanizado e socialmente responsável por parte das empresas. Com isso, é nítido o enfoque na criação de valor para o cliente e o meio ambiente.

Assim, as empresas situadas no Marketing 3.0 devem ser capazes de comunicar aos clientes de que maneira elas estão contribuindo para um ambiente social mais responsável, além de entregar produtos e serviços de qualidade considerando as necessidades do público.

Marketing 4.0

O Marketing 4.0 se complementa ao 3.0, uma vez que os conceitos do anterior irão ser adicionados ao âmbito digital e com isso surge a característica do modelo Omnichannel, ou seja, as empresas irão priorizar que os clientes tenham acesso à marca em todos os pontos de contato.

Essa integração entre os canais e o público permite à empresa compreender de maneira assertiva as necessidades do cliente, uma vez que a personalização fornecida por esse modelo de negócio gera uma conexão emocional com o consumidor.

Saiba mais sobre o modelo Omnichannel!

Marketing 5.0

A quinta era do Marketing se caracteriza pela aplicação da tecnologia em complemento à compreensão do cliente, afim de criar, comunicar e entregar valor.

Por fim, a era do Marketing atual tem a particularidade de buscar as maneiras de lidar com as diferenças de gerações e fatores sociais como a polarização do mercado por conta da desigualdade.

Conclusão

As eras do Marketing acompanharam o desenvolvimento industrial, e junto ao mesmo, seguem o fluxo das pessoas e das novas tecnologias que vão sendo criadas.

Com isso, percebe-se que a satisfação do cliente e os métodos para medi-la e alcançá-la foi evoluindo periodicamente de acordo com as décadas até chegar ao Marketing 5.0. Consulte essa referência para se aprofundar na história do Marketing: Os 70 anos de evolução do Marketing: do 1.0 ao 5.0.

Além disso, os fatores sociais como as diferenças de gerações, cada uma representada pelas eras do Marketing, fazem com que o mercado se encontre consideravelmente diversificado e as empresas devem aprender a lidar com esse momento do Marketing, buscando sempre cumprir as responsabilidades ambientais e procurando compreender as necessidades do público-alvo.

 

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