Os produtos muitas vezes limitam as empresas em seu segmento de mercado, decorrente da Miopia do Marketing. Tal fato, faz com que as empresas enxerguem somente o que está acontecendo no nicho em que estão inseridas, limitando seus produtos e serviços dentro dessa bolha e não pensando no cliente. Mas como a sua empresa pode ir além do seu produto? É isso que vamos te mostrar nesse artigo!
Miopia do Marketing – Como desenvolver produtos junto com os clientes?
Muitas empresas desenvolvem os seus produtos com foco nos lucros, viabilidade, sustentabilidade, e outras variáveis. Mas será que é isso que seu cliente busca?
Para desenvolver um produto junto com o cliente, primeiramente é necessário ouvir seus desejos. Pois, nem tudo o que você quer vender pode ter validade para resolver seus problemas e suprir suas necessidades.
Logo, é por isso que vemos uma movimentação de grandes empresas buscando cada vez mais desenvolver produtos baseados em pesquisa de mercado. Já que, nela você ouvirá do seu público quais são suas necessidades, atributos que buscam em um serviço e como querem recebê-lo, além de outras informações incontáveis que a pesquisa pode trazer para a sua empresa.
[Foto da Kodak – https://www.bitmag.com.br/wp-content/uploads/2022/04/kodak.jpg]
Case Kodak – De campeã em vendas à falência total
A Kodak, uma empresa de câmeras fotográficas fundada em 1888, tinha como principal fonte de renda a venda de filmes para suas câmeras. Por parte dos clientes, sempre haviam reclamações referente a esse tipo de produto, tendo em vista que muitas vezes as fotos reveladas não tinham qualidade suficiente para compor seus álbuns de fotos de família.
Entretanto, para a Kodak a venda de filmes era um negócio muito lucrativo, tornando inviável qualquer tipo de produto que acabasse com esse tipo de transação. Logo, as concorrentes, enxergando as possibilidades, começaram a produzir câmeras digitais e celulares. E, sabe o que isso causou?
As fotos não precisavam mais serem reveladas, pois ali mesmo na câmera e nos celulares, havia uma memória que as guardava. Logo, o mercado de filmes entrou em completo declínio e a Kodak, que não inovou produzindo um produto de acordo com a vontade do cliente, entrou em declínio junto com esse segmento, entrando em completa falência.
Empresas que revolucionaram em seus produtos
Quando o assunto são empresas que revolucionaram seus produtos, para nós brasileiros, uma boa referência é o Banco Itaú.
Tal banco, atualmente atua não só com a venda de produtos financeiros, mas também em vertentes como a mobilidade urbana. Pois, ouvindo seus clientes, o Itaú identificou que um dos maiores problemas relatados por eles era a mobilidade urbana e a poluição do meio ambiente.
Logo, ele iniciou imediatamente seu projeto com o aluguel de bicicletas em estações no centro da cidade de São Paulo, o que foi um grande sucesso principalmente em regiões mais movimentadas.
[Foto das bikes do Itaú – https://files.tecnoblog.net/wp-content/uploads/2021/09/tembici-bike-compartilhada-edited.jpg]
Entretanto, eles não pararam por aí! Agora em 2022, o Itaú está lançando uma proposta totalmente diferente, trazendo o aluguel de carros movidos à energia elétrica. Visando assim, apoiar a sustentabilidade e facilitar a mobilidade urbana em grandes centros urbanos, apelidando seu projeto de VEC (Veículo Elétrico Compartilhado).
[VEC Itaú – https://img.olhardigital.com.br/wp-content/uploads/2020/11/20201113120007.jpg]
Viu como é importante inovar nos produtos do seu negócio baseado no interesse dos seus clientes?
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Estudante de Marketing na Universidade de São Paulo (USP), Gestor de tráfego e Analista de Comunicação na Marketing Júnior USP.