Entendemos que pode ser difícil colocar a teoria em prática. Por mais que saibamos a importância de uma boa segmentação e conhecimento do público, podemos ficar perdidos.

Por isso, hoje usaremos como base nosso template de segmentação de mercado, que nos auxilia na tarefa de forma didática e bem organizada.

E, assim, conseguimos construir um passo a passo se como definir o público do seu negócio!

Diferencie os conceitos

O primeiro passo é entender que mercado, segmento e público são coisas diferentes.

Mercado engloba todos os potenciais consumidores, hábitos de consumo, concorrentes e características sobre a dinâmica do mercado.

Segmento seria parte do mercado que engloba critérios específicos, relacionados com a atuação da empresa. Dessa forma,  são abordadas características de compra e consumo. Um exemplo seria o mercado de comidas congeladas que dentro dele conta com diversoso segmentos, como por exemplo, o de refeições veganas congeladas.

Assim, partimos para algumas questões a serem respondidas.

Defina seu mercado 

Nesse bloco, o tomador de decisão deve citar as características que envolvem o ambiente em que a empresa está inserida.

Pense em:

  • Potenciais consumidores (como agem, como pensam)
  • Concorrência direta e indireta (o que vendem, como vendem, comunicação)
  • Características do ambiente externo (legislação, economia, tendências)

Decida seu segmento

Aqui, ainda não estamos focados apenas nas pessoas, mas em como diminuir nosso raio de abrangência. Com isso, conseguimos concentrar esforços em ações e decisões que tenham melhores resultados

Para que se esforçar para que todos conheçam seu negócio se nem todos vão consumir seu produto ou serviço? A empresa deve ter como objetivo o aumento do valor da marca para quem vai consumi-la.

Nessa etapa, devemos definir que critério usaremos para segmentar o mercado, pensando no que faz mais sentido para os objetivos da empresa.

Marketing Júnior USP (2022)

Defina seu público

Agora sim, podemos pensar especificamente nas pessoas que vamos atingir.

Quais são as características desse público? Seus valores, rotina, desejos, dores e expectativas?

Que plataformas e ferramentas têm mais efeito para essas pessoas? 

Qual o diferencial que sua empresa oferece que faria o público escolher sua marca em vez do concorrente?

Essas são questões importantes para entender exatamente quem queremos atingir, como e quando fazê-lo.

Como saber se escolhi o segmento certo?

Para tentarmos entender se a decisão tomada é a certa e se o segmento escolhido vale a pena. Podemos pensar em algumas perguntas

  1. O segmento é relevante? – Sua empresa precisa conseguir sanar dores específicas e existentes. Não devemos trazer soluções que não são necessárias.
  2. O segmento é grande o suficiente? – Seu produto ou serviço deve conseguir atender pessoas o suficiente para que seu negócio seja rentável.
  3. O segmento é acessível? – Sua empresa deve ter uma comunicação capaz de chegar ao cliente. Se as pessoas não conhecerem a marca, não vão comprar.
  4. O segmento é lucrativo? –  Seu negócio precisa se sustentar e, além disso, ser estável. Cuidado para não basear a empresa em uma moda passageira.

Você conhece sua empresa e produto?

Além da segmentação, devemos avaliar aspectos da empresa e do produto que afetam a saúde do negócio.

O que sua empresa vende?

Caracterize ao máximo o que está vendendo, além do físico e estético.

Para que o produto ou serviço serve? Que dores ele sana? Quais são os benefícios dele? Como ele é vendido? No que ele agrega ao consumidor? 

Qual será o diferencial do meu produto?

Se seu produto já existe, por que precisamos de mais uma empresa que vende o mesmo produto?

O que é preciso para que sua empresa seja a primeira opção do seu público-alvo?

O que sua empresa está fazendo que os outros não estão?

Comunicação e posicionamento

Além de ter um diferencial, precisamos conseguir comunicá-lo de maneira mais efetiva.

Como você deseja que sua marca seja vista? Isso deve ser refletido em tudo que é comunicado e todas as plataformas utilizadas.

Marketing Júnior USP

Conseguimos tirar sua empresa do papel! Seja qual for sua dor, segmentação de público, teste de conceito, planejamento de comunicação, temos a solução para seu negócio.

Trazemos soluções personalizadas pensadas especificamente para você.

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