Marketing de Causas: como ele pode posicionar a sua marca!

Entenda o que é o Marketing de Causas e como essa estratégia pode ser usada para te ajudar a fidelizar clientes e se adaptar às mudanças do mercado.

O que é o Marketing de Causas?

O marketing de causas consiste em uma tática das organizações em promover esforços sociais e ambientais para contribuir com o meio e comunidade da qual fazem parte ou que necessitam de atenção.

Essa estratégia é adotada por empresas que compreendem os novos hábitos de consumo e as mudanças de valores da sociedade, uma vez que os novos consumidores estão cada vez mais preocupados com o impacto das suas aquisições na sociedade e no meio ambiente. 

Por que aderir ao Marketing de Causas?

Antes de compreender na prática como o Marketing de Causas se aplica, é necessário entender porque a sua corporação deve aplicá-lo.

Uma pesquisa realizada pelo Cone Communications Global Study de 2013 aponta que 91% dos consumidores relataram que trocariam uma marca por outra com os mesmos padrões de qualidade e de preço se ela apoiasse uma causa social. Esses resultados evidenciam essa transição do comportamento dos consumidores, que caso não seja acompanhada, pode acarretar um prejuízo para a corporação.

Além disso, o marketing de causas também é uma excelente estratégia para implementar de maneira concreta o ESG (Environmental, social and governance) no mundo dos negócios, uma vez que diz respeito às atitudes de responsabilidade de uma marca em questões sociais, governamentais e ambientais.

Marketing de causas: cases de sucesso

Ao entender os motivos para aderir a tática em suas empresas, grandes marcas promoveram ações que revolucionaram o mercado. Confira a seguir duas estratégias de sucesso de aplicação do Marketing de Causas:

  • Puket e a Campanha Meias do Bem

A loja, especialista em meias e vestuários de conforto, criou a campanha “Meias do Bem” na qual meias usadas são recolhidas e reaproveitadas para a fabricação de cobertores.
Além da responsabilidade com o meio ambiente, a campanha contribui socialmente com a doação dos cobertores fabricados, uma excelente estratégia para atrelar o Marketing de Causas ao branding.

  • Barbearia Corleone

Comandada por Bruno Van Enck, a barbearia de luxo voltada para beleza e bem-estar masculino tem como estratégia de Marketing de Causas aplicada ao seu negócio a ação de oferecer serviços gratuitos para homens portadores da Síndrome de Down.

No mundo business o Marketing de Causas vêm se tornando uma estratégica cada vez mais buscada por empresas que buscam acompanhar as mudanças do consumidor mundial. 

 

No entanto, é importante salientar que existe uma linha tênue entre apoiar legitimamente uma causa e expor uma imagem que não condiz com as práticas da organização. Por isso, é imprescindível que essa estratégia esteja plenamente alinhada com a marca e seu público antes de ser implementada.

Comentários

Enviar Mensagem
1
Precisa de Ajuda?
WhatsApp Marketing Júnior USP
Olá! Tem alguma dúvida?
Converse pelo Whatsapp!