1. Fonte: Photo by Marek Levák

Como o marketing pode ajudar a dinâmica no setor da saúde?

Segundo a CB Insights as empresas vencedoras que trabalharam o marketing no setor da saúde, em 2020, inovaram em interoperabilidade, atendimento domiciliar, benefícios emergentes e muito mais.

O cenário dessa pesquisa reflete a importância do marketing para o setor da saúde. Isso porque, as empresas mais bem sucedidas investiram em pontos específicos, os quais alinhados com a gestão de marketing proporcionaram sucessos aos negócios.

Ou seja, a dinâmica do setor atuou desde o fornecimento de atendimento holístico ao paciente, até no auxilio aos provedores para evitarem custos desnecessários. Além disso, elas alavancaram ativos não clínicos para preencher lacunas no atendimento. Desse modo, essas empresas estão liderando a mudança para o atendimento baseado em valor.

Em face disso, discutiremos a seguir quais tendências reais estão afetando diretamente o setor da saúde.

Tendências de marketing para o setor da saúde

Novos produtos

O setor da saúde vem sendo inflado com a presença de modelos de negócios fragmentados. A ideia é que com a fragmentação de etapas se tenha maior agilidade, qualidade e entregabilidade de soluções. Portanto, com base na Digital Health, 2020, tem-se um panorama das áreas mais exploradas por novas empresas em cada setor.

  • Automação administrativa e digitalização
  • Gestão de doenças e terapias
  • Diagnósticos
  • Descoberta de remédios
  • Triagem clínica
  • Inteligência Clínica e capacitação
  • Cuidados online e offline
  • Cuidados especiais
  • Suprimento farmaceutico
  • Real-world evidence (RWE)
  • Cuidados virtuais
  • Planos de saúde e gestão de benefícios
digital health 2020
Fonte: CB INSIGHTS, 2021

Foco no cliente

Falar em foco no cliente é quase banal para a realidade de marketing 4.0. O que se reproduz é que o marketing centrado no humano implica retenção para a marca. Contudo, em um cenário no qual a informação flui entre aplicativos, é importante entender como se valer da tecnologia para comunicar serviços de saúde.

Dessa forma, como exemplo tem-se a Doctoralia, a qual se vale de plataforma própria para agendamento online de exames. A proposta é trazer praticidade e otimizar o tempo dos pacientes. Assim, a plataforma vai na contramão de processos tradicionais de agendamento telefônico ou presencial. O foco é a disponibilização de informações às quais muitas vezes são fundamentais na escolha da clínica.

Swot do setor

A Swot ajuda a entender com o setor de tem gerado uma alta rotação na economia. Com isso, podemos alinhar em um cenário interno que o setor de saúde tem como forças e fraquezas tal como segue:

Forças

  • Público de 3º idade crescente
  • Preço acessível
  • Atendimento compatível

Fraquezas

  • Pouca diferenciação de vantagens competitivas entres as clínicas
  • Satisfação do cliente não implica retenção
  • Tecnologia ainda em primeiro estágio.

Além disso, ao se analizar o ambiente externo temos como oportunidades e ameaças, tal como segue:

Oportunidades

  • Ampliação do público (Classe A)

Ameaças

  • Aumento do número de beneficiários de planos de saúde
  • Grandes players no mercado

Novos Públicos-alvo

Segundo estudos realizados pela Nielsen, o setor de saúde, devido ao crescente aumento da parcela de idosos, atrelado ao aumento do poder de compra médio do brasileiro, irá fazer com que a demanda por tratamentos médicos aumente. Isso, abre espaço para o setor de saúde como um todo.

Além disso, como retratado anteriormente, segundo depoimentos de empresários do nicho de clínicas, o índice de crescimento de seus negócios vem dobrando a cada ano. Tal mudança, comprova que esse segmento atualmente possui um ritmo de crescimento muito superior quando comparado com demais setores e segmentos econômicos.

Ademais, é importante salientar que apesar da diminuição dos beneficiários nos últimos 3 anos, a receita das seguradoras de saúde não diminuiu devido ajustes de preços acima da inflação.

Portanto, as estratégias de penetração de ações de marketing no setor de saúde precisam considerar o foco na comunicação e não em vendas. Isso porque, a necessidade de se fidelizar pacientes tem um impacto de afetar positivamente os negócios.

Pesquisa de mercado

Para ajudar empresas da área de saúde a terem uma maior integração com seus clientes a Marketing Júnior USP propõe uma pesquisa de mercado.

A pesquisa de mercado é a identificação, coleta, análise e disseminação de informações de forma sistemática e objetiva. Desse modo, através das informações obtidas é possível melhorar a tomada de decisões relacionadas a identificação e solução de problemas e oportunidades.

A Marketing Júnior USP é especialista em pesquisa, além de termos experiência em todos os processos, contamos com ao orientação de experts reconhecidos no mercado e no meio acadêmico, o que nos possibilita oferecer pesquisas tanto de caráter qualitativo quanto quantitativo com a mais alta qualidade. Além disso, fazemos tudo por um valor muito mais acessível que o praticado no mercado.

Portanto, este serviço é destinado a qualquer tipo de empresa que precise obter algum tipo de informação específica. Se você acredita que está enfrentando algum tipo de problema ou identificou uma boa oportunidade para o seu negócio, porém, precisa de mais informações  que possam indicar estratégias a serem seguidas ou dar base a sua tomada de decisão, esse é o serviço ideal.

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