Devido ao fato de existirem diversos sites com o mesmo conteúdo, é impossível que todos apareçam no topo dos resultados de um mecanismo de busca. Nesse sentido, surge a importância da relevância e da otimização. Os mecanismos de busca utilizam diversos fatores na hora de considerar o posicionamento de um site em seus resultados. Portanto, é essencial conhecer as técnicas de otimização para obter bons ranqueamentos.

Neste post, abordaremos os seguintes pontos:

  • Motivos para o seu site não estar aparecendo nos resultados do mecanismo de busca
  • Dicas para otimizar o ranqueamento do seu site

Motivos para o seu site não estar aparecendo nos resultados do mecanismo de busca

Nesse tópico, abordaremos alguns erros que podem ser o motivo do seu site não estar aparecendo no topo dos resultados do mecanismo de busca:

  • O título da página não possui as palavras-chave adequadas

O título da página do site deve conter palavras-chave relevantes e alinhadas com o que o seu negócio propõe.

  • Os cabeçalhos da página não possuem as palavras-chave adequadas

Assim como o título, os cabeçalhos e sub-cabeçalhos também devem conter palavras-chave relevantes.

  • A URL do site não contém palavras-chave

Em relação às palavras-chave, é essencial que o endereço da página do site também as contenha.

  • O conteúdo não é autêntico

Se o mecanismo de busca considerar seu conteúdo como cópias de outros sites, sua otimização será prejudicada.

  • O conteúdo não é relevante

Não basta apenas apresentar conteúdo original, o seu conteúdo deve ser relevante para que o mecanismo de busca considere direcionar ele a outros usuários.

  • O site demora para carregar

Sites pesados que demoram a carregar tendem a apresentar um ranqueamento mais baixo por parte dos mecanismos de busca.

  • O site não é responsivo

Sites que não se adequam a todos os tamanhos de tela não são vistos com bons olhos pelos mecanismos de busca.

Como otimizar o ranqueamento do seu site

Nesse tópico, abordaremos algumas dicas para solucionar os erros citados no tópico anterior:

  • Palavras-chave 

Busque pensar o que o seu público pesquisaria ao buscar por um produto/serviço como o seu. Utilize palavras-chave relevantes que de fato tenham a ver com o seu negócio. As palavras-chave devem aparecer não apenas no corpo do texto, mas nos cabeçalhos, URLs e código HTML. 

  • Utilize conteúdo original e relevante em seu site

Cópias de outros sites não são bem vistas pelos mecanismos de busca, portanto, seja original em seus conteúdos. Isso não significa que você não possa buscar por inspirações em outros locais. Apenas evite copiar textos de outras fontes. Inspire-se e crie seu próprio conteúdo, com qualidade e relevância.

  • Disponibilize um site leve e responsivo

 Evite arquivos muito pesados que podem comprometer o carregamento do seu site. Além disso, seu site deve ser responsivo. Ou seja, ele deve se adaptar ao tamanho de tela de cada dispositivo, independentemente de qual seja o aparelho.

  • Poste com frequência em seu site

Ficar muito tempo sem postar atualizações no site não é uma prática bem vista para o ranqueamento. Evite ficar períodos muito longos sem postar em seu site. Também recomendamos manter uma frequência determinada.

  • Analise o site da concorrência

Analisando a concorrência, é possível identificar boas práticas e estudar a maneira como os concorrentes utilizam as palavras-chave. Dessa forma, é possível elaborar e adaptar as estratégias de otimização do seu site. Também observe a utilização de imagens, gráficos e tamanho dos textos de blog.

  • Utilize links internos 

Um dos fatores utilizados pelos mecanismos de busca para realizar o ranqueamento é a utilização de links internos em seu site. Links internos são links que direcionam para uma página ou artigo do seu próprio site. Em suma, eles otimizam a estrutura interna do seu site, sem influência externa.

Como dar o próximo passo na otimização do seu site?

Agora que você sabe algumas técnicas para otimizar o ranqueamento do seu site, você está pronto para dar o próximo passo! 

Você sabe o tipo de comunicação mais assertiva que deve ser utilizada em seu site? Se a resposta para a pergunta for não, a Marketing Júnior USP pode te ajudar!

Contamos com o serviço de planejamento de comunicação. A partir dele, é possível definir estratégias de comunicação que indiquem a mensagem ideal a ser veiculada.

Estamos há mais de 12 anos no mercado, ajudando clientes a alcançarem os melhores resultados. Agende um diagnóstico GRATUITO com a gente! 

Comentários

Enviar Mensagem
1
Precisa de Ajuda?
WhatsApp Marketing Júnior USP
Olá! Tem alguma dúvida?
Converse pelo Whatsapp!