A ferramenta missão, visão e valores (MVV) se aplica para empresas de todos os portes, pois são os pilares que definirão como os tomadores de decisão, funcionários e investidores trabalharão juntos para alcançar um mesmo objetivo: a prosperidade da empresa. Por isso, o MVV deve ser pensado cuidadosamente para que represente sua empresa da melhor forma possível.

Missão da empresa

A missão de uma empresa representa o motivo dela existir, especifica quais serviços ou produtos oferece e o que se deseja alcançar com eles. Aqui é importante explicitar o diferencial da empresa, seus objetivos e quais benefícios são oferecidos ao público.

A apresentação da missão ao público e equipe é normalmente feita a partir de uma frase. Para isso, utilizamos a metodologia Golden Circle, explorando do centro da ideia do negócio ao mais tangível. 

Com isso, podemos compartilhar a proposta de valor da empresa, buscando a identificação por parte do público e consequentemente instigando a fidelidade dos clientes que se identificaram com a mesma.

Visão da empresa

A visão de uma empresa deve representar onde ela quer chegar, quais objetivos quer atingir em seus próximos anos e como chegará lá. Dá um propósito aos funcionários e mostra o comprometimento da empresa com uma constante evolução. 

Para isso, a visão deve conter algumas características específicas que são melhor detalhadas na Metodologia da Visão SMART:

  • Específica: a visão deve ser clara e ter objetivos bem definidos, para que possam ser melhor apresentados;
  • Mensurável: instigar a equipe a trabalhar em conjunto para cumprir a meta, ou seja, deve existir uma métrica que comprove se a visão foi alcançada;
  • Atingível: deve ser estudada para que possa ser alcançável e realista;
  • Relevante: causar impacto importante e significativo na empresa, buscando ganhos coerentes com a missão da empresa;
  • Temporal: deve possuir uma data de validade, para que seja possível acompanhar o processo de evolução da empresa junto às métricas estabelecidas.

Assim será possível mobilizar sua equipe e fazer com que todos tenham a mesma visão da empresa, trabalhando para atingir as mesmas metas, ponto que será transparecido para o público, dando a ideia de união e trabalho em prol do bem-estar do cliente.

Valores da marca

Não utilizamos uma ferramenta ou metodologia específica para montarmos os valores de uma empresa, porém, ainda devemos seguir alguns critérios para que estes representem fielmente a marca.

Imagine que a marca tenha uma personalidade e quais seriam suas características principais.

Evite valores muito genéricos como “ética” ou “respeito”, queremos que eles representem as individualidades da sua empresa em específico.

Pense em quais valores você deseja que seus funcionários tenham e que seu público se identifique.

Como o MVV ajuda minha empresa?

Com a ferramenta, podemos definir estratégias de gestão, motivação da equipe e atração do público-alvo da marca, corroborando para a melhora do rendimento da empresa e maior atração do público de interesse da marca.

Por isso, o MVV é utilizado em nossos serviços de Gestão Estratégica e de Branding, estando ambos focados em definir o posicionamento e proposta de valor para dentro e fora da empresa. 

Entre em contato conosco caso a sua empresa tenha dificuldades de se posicionar. A Marketing Júnior USP possui 12 anos de experiência de mercado e pode auxiliar no aprimoramento de seus resultados, clique aqui e agende um diagnóstico GRATUITO.

( 2 ) COMMENTS

Comentários

Enviar Mensagem
1
Precisa de Ajuda?
WhatsApp Marketing Júnior USP
Olá! Tem alguma dúvida?
Converse pelo Whatsapp!