Um recurso que muitas marcas não fazem ideia ou até mesmo subestimam mas que pode a colocar e muito na frente de seus concorrentes é a pesquisa de marketing.

 

Pesquisa de marketing é algo essencial para qualquer negócio, sendo uma ferramenta que permite uma visão completa sobre sua área de atuação, orientando o profissional de marketing para uma definição de estratégias efetiva e tomadas de decisão.

 

Quer compreender um pouco mais se o problema do seu negócio advém do marketing ou de outro fator? Você pode entender melhor clicando aqui e acessando nosso outro artigo.

 

Nesse post explicaremos sobre a pesquisa de marketing, qual sua finalidade e sua importância!

 

O que é pesquisa de marketing?

 

Em poucas palavras, a pesquisa de marketing é uma maneira de coletar dados eficazes que vão orientar suas decisões na hora de solucionar problemas relacionados ao seu negócio.

 

A pesquisa de marketing tem relação com os 4Ps do marketing, segundo o autor Philip Kotler, Preço, Praça, Promoção e Produto. Quaisquer aspectos relacionados aos 4Ps se encontram diretamente com a pesquisa de marketing.

 

Por exemplo, ao analisar a competitividade dentro de um segmento, comparando aspectos como preço de seu produto ao dos concorrentes, está se falando de uma pesquisa de marketing.

 

Outro exemplo dessa ferramenta a ser usada é para descobrir se o seu consumidor se encontra satisfeito com o produto ou serviço que está sendo oferecido, qual a visão do mesmo ao comparar seu produto ou serviço ao dos concorrentes, ou entender como reagiriam a uma mudança de preço.

 

Portanto, a pesquisa de marketing está muito relacionada em estar atento e saber se adaptar às mudanças no mercado, assim como tomar decisões inerentes ao seu negócio, de maneira segura embasada em dados.

 

Qual a importância dessa ferramenta?

 

Para que seu negócio ascenda, é necessário estar sempre atento às mudanças do mercado, e saber responder adequadamente a essas inconstâncias. Desenvolver publicidade, estratégias, produtos e serviços por meio de pesquisas bem embasadas podem aumentar o valor percebido pelo seu consumidor.

 

Desse modo, para tomar as melhores decisões possíveis, sejam elas pequenas ou grandes, a pesquisa de marketing é imprescindível para que essas escolhas sejam mais assertivas e inteligentes, sempre favorecendo o seu negócio.

 

Por isso, para tomar essas decisões, é extremamente interessante possuir dados que contenham informações úteis e que respondam diversas perguntas, antes de decidir o rumo da sua empresa, respostas que estão presentes na pesquisa de marketing.

 

Como saber se meu negócio precisa dessa pesquisa?

 

Seu negócio deseja reter e atrair clientes de forma eficiente? Quer conhecer melhor seu público-alvo? Quer descobrir que tipo de produtos uma região deseja, mas não sabe como? 

 

A pesquisa de marketing responde a essas dúvidas e muito mais! Essa ferramenta se trata de um recurso extremamente amplo, que é válido para elaborar inúmeras estratégias que beneficiem e alavanquem o seu negócio.

 

Além disso, a pesquisa de marketing impulsiona e impacta diretamente todos os outros departamentos de uma empresa, pois dá novas direções e novos conhecimentos antes não percebidos, gerando uma evolução geral.

 

Agora que as funções de uma pesquisa de marketing realiza e os benefícios que trazem estão claros, é fácil decidir se está interessado em elaborar uma pesquisa de marketing para alavancar o seu negócio.

 

Nós, da Marketing Júnior USP, realizamos essa e muitas outras ferramentas com eficiência, que proporcionam um grande impulso à sua empresa! Entre em contato com a gente para realizarmos um orçamento e discutirmos sobre o projeto que se encaixa perfeitamente ao seu negócio, sem compromissos, clicando aqui.

Comentários

Enviar Mensagem
1
Precisa de Ajuda?
WhatsApp Marketing Júnior USP
Olá! Tem alguma dúvida?
Converse pelo Whatsapp!