Já é de conhecimento geral a grande importância que a comunicação possui dentro da estratégia de um negócio. Por isso, ter um plano de comunicação eficiente é um dos principais pontos para o sucesso de uma empresa, marca ou produto.
Isso ocorre pois, a partir dela, torna-se possível o desencadeamento do que é apresentado pelo modelo conhecido como DAGMAR (Defining Advertising Goals for Measured Advertising Results, cuja tradução seria Definindo Metas de Propaganda para Resultados de Propaganda Mensurados), o qual entende que a comunicação deve ser a base dos objetivos das campanhas centrada em quatro fases sequenciais:
- Consciência: deixar o consumidor consciente sobre a existência da marca, empresa ou produto.
- Compreensão: fazer o consumidor entender o que é o produto e o que ele é capaz de fazer.
- Convicção: desenvolver no consumidor a predisposição mental para comprar o produto.
- Ação: fazer com que o consumidor efetivamente adquira o produto.
Atualmente, com o advento da tecnologia, a aplicação dessa abordagem ainda continua válida. Todavia, agora adaptado às diversas novas plataformas criadas, as quais possibilitaram a alteração na forma que as pessoas recebem e consomem conteúdos.
Juntamente à essa evolução tecnológica, também houve o aprimoramento das métricas de comunicação, as quais foram feitas com o objetivo de responder às principais necessidades analíticas dos profissionais de comunicação empresarial.
Atualmente, entre as métricas existentes, destacam-se principalmente 4 métricas de análise de comunicação. A partir delas, torna-se possível o desenvolvimento e aprimoramento da estratégia de comunicação.
Valoração de mídia
A valoração de mídia está relacionada com a quantidade de recursos financeiros gastos por uma marca em relação a quantidade de pessoas que serão atingidas.
Seu cálculo pode ser feito de diversas formas, todavia, a forma mais precisa de ser calculada, é realizada através do conceito de CPM (Custo Por Mil Impactos) como base de cálculo.
Cada ferramenta de gestão de comunicação oferece essa mesma métrica, porém isso é realizado de maneiras específicas para cada veículo, já que cada um possui um CPM específico.
Com isso, a partir do uso da ferramenta “valoração de mídia”, será possível reconhecer precisamente quantas pessoas serão atingidas, a partir de um valor investido em uma determinada plataforma.
Share of voice
Share of voice é uma métrica a qual está relacionada com o número de menções de uma marca ou produto em relação a seus concorrentes.
Essa métrica, mesmo que muito útil, sozinha, não é capaz de especificar se todas as menções existentes são positivas ou negativas. Por isso, é de grande importância que seja feita uma análise sobre o viés das menções realizadas sobre um produto, serviço ou marca em cada menção realizada.
Dessa forma, percebe-se que esta métrica é extremamente útil e importante, pois reflete a participação da comunicação de uma empresa em relação ao mercado no geral ou em relação a seus concorrentes, informações as quais podem ser captadas para a elaboração de novas estratégias.
Classificação das publicações
A classificação das publicações é uma métrica levantada a partir da análise dos parâmetros gerais da estratégia comunicacional. Entre os primeiros passos para a classificação, estão:
- Reconhecer se a atual estratégia está obtendo sucesso.
- Reconhecer quais aspectos existem dentro da marca, serviço ou produto mais ajudam durante a promoção e como gerar pautas baseadas nesses aspectos.
A partir disso, torna-se possível a identificação sobre o que está sendo transmitido ao receptor da mensagem, é realmente aquilo que a empresa deseja transmitir.
Outro ponto acerca da classificação das publicações, é o entendimento da sobre o seu teor, pois não basta ser somente citado, é necessário que as publicações que envolvam o nome de um produto, serviço ou marca, sejam positivas e favoráveis.
Dessa forma, é preciso reconhecer:
- Sobre o que é falado.
- Em qual situação foi falado.
- Dentro do que foi falado, o que foi destacado.
Índice de promoção de marca
Assim como o Net Promoter Score (NPS), o índice de promoção de marca é uma métrica que é utilizada como um índice de medição. Entretanto, a métrica de índice de promoção é utilizada para reportar a situação da reputação de uma marca, empresa ou produto.
A partir dessa métrica, torna-se possível embasar ações que tenham o foco em realizar a manutenção da reputação da marca em relação às percepções dos clientes.
Deste modo, percebe-se que para que haja uma estratégia comunicacional efetiva, é necessário que as métricas comunicacionais sejam analisadas a fim de serem criadas estratégias cada vez mais efetivas, as quais consigam otimizar o processo de comunicação entre a empresa, marca ou produto, com o cliente final, para que o processo de ação – a ação efetiva do cliente adquirir o produto ou serviço – seja realizado.
Se interessou em reconhecer quais métricas são importantes para serem analisadas em sua estratégia de comunicação? Então entre em contato conosco e agende um diagnóstico com a nossa equipe.