Um dos principais terrores de todo empreendedor é a precificação. Pois, nesse momento surgem questionamentos como:
- Meu produto está precificado conforme o mercado?
- Estou conseguindo ter lucro?
- Meu preço é competitivo?
Pensando nisso, desenvolvemos os 5 passos que vão te ajudar nessa missão! Leia o post.
1. Calcule o custo por unidade
Quando o produto é comprado por atacado, muitas vezes não há uma percepção de seu custo unitário. Entretanto, para uma precificação eficiente, tal dado é necessário.
Logo, calcule pontos como:
Para produtos:
- Custo da matéria-prima ou valor repassado pelo fornecedor;
- Tempo de produção de cada unidade;
- Custo de distribuição (frete, gasolina, transporte público);
- Custo de mão de obra;
Para serviços:
- Calcule o tempo médio que será gasto para cada atividade;
- Forme um preço que cubra os custos de minutos e horas trabalhadas;
- Estipule uma porcentagem de lucro em cima do valor obtido;
2. Contabilize as despesas
Agora, é importante visualizar as suas despesas, definindo gastos fixos e variáveis
- Custos Variáveis: são esporádicos e dependem do volume de vendas. Exemplo: gastos com emissão de notas fiscais.
- Custos fixos: despesas indispensáveis para o funcionamento da empresa. Devem ser pagos independente do faturamento. Exemplo: Contas de consumo, folha de pagamento, etc.
É importante que as suas despesas sejam pagas com as vendas. Mas calma, tem a forma certa de fazer isso:
- Dilua os custos fixos no mix de produtos: diluindo os custos você consegue atribuir contribuições a cada um deles conforme o lucro que eles darão. Logo, possibilita o cálculo de quantos produtos precisam ser vendidos para pagar a sua empresa. O que sobrar, será seu lucro líquido.
- Estime o preço que resulte na margem de contribuição: retirando o valor das despesas fixas e variáveis, o restante é lucro.
3. Respeite a sua margem
Quando definida a estratégia para que seu negócio sobreviva, você deve respeitá-la. Logo, ao definir que terá 20% de ganho acima do valor de produção, siga isso no momento da precificação.
Se um item te dá prejuízo, não mantenha ele no estoque!
4. Entenda e conheça o lucro desejado e a margem de lucro
- Margem de lucro: Porcentagem que volta ao caixa quando todos os custos são pagos;
- Lucro desejado: Percentual aplicado sobre os produtos, ou seja, o lucro que deseja obter.
Quando entende-se o que são esses pontos e a importância deles para a sobrevivência do negócio, a precificação torna-se mais fácil.
5. Estude o Mercado e seus concorrentes
Faça uma pesquisa minuciosa tendo como base empresas referências no seu segmento. Observe pontos como: volume de vendas, por quanto e para quem vendem.
Imagine que você está fazendo um raio-x sobre o mercado que pretende entrar. Essa pesquisa é importante, pois nela você pode ver se o seu preço de venda está muito acima do mercado.
Se isso acontecer, analise a situação com calma e pense no gerenciamento de estoque. Caso o valor esteja muito acima, observe a sua margem e se estiver muito alta, considere uma redução.
Se a margem estiver apertada, pense em alternativas como:
- Não vender aquele produto;
- Diminuir a margem de lucro do produto X e aumentar essa diferença no Y;
- Diminuir a margem de lucro do produto e vender ele em conjunto com outros produtos;
Um exemplo disso, são promoções feitas em marketplaces como MercadoLivre e Shopee. É comum observarmos campanhas em que os vendedores oferecem combos aos compradores para diluir a margem e ainda se manter no lucro.
Para resumir, vamos fazer um Checklist da precificação:
✔️ Calcule o custo por unidade;
✔️ Contabilize suas despesas;
✔️ Respeite a sua margem;
✔️ Entenda e conheça o Lucro Desejado e a Margem de Lucro;
✔️ Estude o Mercado e seus Concorrentes.
Marketing Júnior USP
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Estudante de Marketing na Universidade de São Paulo (USP), Gestor de tráfego e Analista de Comunicação na Marketing Júnior USP.
