precificação

Um dos principais terrores de todo empreendedor é a precificação. Pois, nesse momento surgem questionamentos como:

  • Meu produto está precificado conforme o mercado?
  • Estou conseguindo ter lucro?
  • Meu preço é competitivo?

Pensando nisso, desenvolvemos os 5 passos que vão te ajudar nessa missão! Leia o post.

 

1. Calcule o custo por unidade

Quando o produto é comprado por atacado, muitas vezes não há uma percepção de seu custo unitário. Entretanto, para uma precificação eficiente, tal dado é necessário.

Logo, calcule pontos como:

Para produtos:

  • Custo da matéria-prima ou valor repassado pelo fornecedor;
  • Tempo de produção de cada unidade;
  • Custo de distribuição (frete, gasolina, transporte público);
  • Custo de mão de obra;

Para serviços:

  • Calcule o tempo médio que será gasto para cada atividade;
  • Forme um preço que cubra os custos de minutos e horas trabalhadas;
  • Estipule uma porcentagem de lucro em cima do valor obtido;

 

 

2. Contabilize as despesas

Agora, é importante visualizar as  suas despesas, definindo gastos fixos e variáveis

  • Custos Variáveis: são esporádicos e dependem do volume de vendas. Exemplo: gastos com emissão de notas fiscais.
  • Custos fixos: despesas indispensáveis para o funcionamento da empresa. Devem ser pagos independente do faturamento. Exemplo: Contas de consumo, folha de pagamento, etc.

É importante que as suas despesas sejam pagas com as vendas. Mas calma, tem a forma certa de fazer isso:

  1. Dilua os custos fixos no mix de produtos: diluindo os custos você consegue atribuir contribuições a cada um deles conforme o lucro que eles darão. Logo, possibilita o cálculo de quantos produtos precisam ser vendidos para pagar a sua empresa. O que sobrar, será seu lucro líquido.
  2. Estime o preço que resulte na margem de contribuição: retirando o valor das despesas fixas e variáveis, o restante é lucro.

 

 

3. Respeite a sua margem

Quando definida a estratégia para que seu negócio sobreviva, você deve respeitá-la. Logo, ao definir que terá 20% de ganho acima do valor de produção, siga isso no momento da precificação.

Se um item te dá prejuízo, não mantenha ele no estoque!

 

 

4. Entenda e conheça o lucro desejado e a margem de lucro

  • Margem de lucro: Porcentagem que volta ao caixa quando todos os custos são pagos;
  • Lucro desejado: Percentual aplicado sobre os produtos, ou seja, o lucro que deseja obter.

Quando entende-se o que são esses pontos e a importância deles para a sobrevivência do negócio, a precificação torna-se mais fácil.

 

 

5. Estude o Mercado e seus concorrentes

Faça uma pesquisa minuciosa tendo como base empresas referências no seu segmento. Observe pontos como: volume de vendas, por quanto e para quem vendem.

Imagine que você está fazendo um raio-x sobre o mercado que pretende entrar. Essa pesquisa é importante, pois nela você pode ver se o seu preço de venda está muito acima do mercado. 

Se isso acontecer, analise a situação com calma e pense no gerenciamento de estoque. Caso o valor esteja muito acima, observe a sua margem e se estiver muito alta, considere uma redução.

 

Se a margem estiver apertada, pense em alternativas como:

  1. Não vender aquele produto;
  2. Diminuir a margem de lucro do produto X e aumentar essa diferença no Y;
  3. Diminuir a margem de lucro do produto e vender ele em conjunto com outros produtos;

Um exemplo disso, são promoções feitas em marketplaces como MercadoLivre e Shopee. É comum observarmos campanhas em que os vendedores oferecem combos aos compradores para diluir a margem e ainda se manter no lucro.

 

Para resumir, vamos fazer um Checklist da precificação:

✔️ Calcule o custo por unidade;

✔️ Contabilize suas despesas;

✔️ Respeite a sua margem;

✔️ Entenda e conheça o Lucro Desejado e a Margem de Lucro;

✔️ Estude o Mercado e seus Concorrentes.

 

Marketing Júnior USP

Ajudamos empresas a estruturarem seus negócios, desde o estudo do mercado até mesmo o desenvolvimento de uma marca consolidada.

Conte conosco para consolidarmos as estratégias da sua empresa, potencializando resultados e desenvolvendo soluções personalizadas. Entre em contato!

 

Comentários