Compras online

Já sabemos que estar presente com seu negócio na internet é importante e necessário. Entretanto, sabemos também que essa presença tem um preço que pode ser elevado para alguns empreendedores. É nesses casos que o marketplace surge como uma ótima opção!

A seguir, saiba como o marketplace pode ajudar seu negócio conquistar mais visibilidade e alavancar suas vendas. Entenda também suas vantagens e desvantagens.

O Marketplace

marketplaceFonte: WebStore Blog

Os marketplaces consistem em plataformas que oferecem espaço para vendedores anunciarem, negociarem e venderem produtos. As vendas podem ser realizadas tanto por pessoas físicas, quanto por empresas.

Algumas dessas plataformas já são amplamente conhecidas, como Mercado Livre, Shoppe, OLX. Existem ainda lojas que oferecem espaço em seu e-commerce para outros vendedores, como a Magazine Luiza e as Lojas Americanas.

Vantagens do marketplace

Muitas vezes a presença digital pode sair cara, montar uma infraestrutura de logística não é nem um pouco barato. É aí que entram os marketplaces: Uma alternativa para se vender on-line, sem a necessidade de um site ou serviço de entrega próprios.

Desde 2012 sendo utilizado no Brasil, o modelo oferece vitrine e visibilidade para que pequenos empreendedores entrem no meio digital.

Somado a isso, dentro deste modelo existem diversas vantagens. Essas não só facilitam a entrada no mercado digital, como podem expandir os horizontes do seu negócio, elevando as vendas.

Visibilidade

Hoje em dia os marketplaces vem ganhando cada vez mais visibilidade e conquistando cada vez mais consumidores digitais.

De acordo com o CNN Brasil, em uma pesquisa feita pela ConQuist Consultoria com o objetivo de identificar o que mudou no atendimento prestado ao consumidor na pandemia, foi visto que 71% dos entrevistados passaram a preferir realizar compras online após a pandemia.

Assim, os marketplaces passam a ser as primeiras opções dos consumidores na compra de produtos pela internet, pois essas plataformas disponibilizam diversas opções de empresas e produtos em um só lugar. 

Além disso, mesmo não sendo a intenção do usuário recorrer a essas plataformas muitas vezes ele acaba sendo direcionado para elas. 

Talvez você já tenha até passado por isso. Ao buscar um produto na internet, enquanto faz suas pesquisas, sem perceber se vê dentro de um grande site de venda on-line.

 Lá embaixo de cada produto você encontra uma linha discreta “vendido por empresa x”, o que indica que a empresa responsável pelo produto, não é a do respectivo site

Sendo assim, essa é uma das principais vantagens do marketplace: a visibilidade.

Essa grande visibilidade obtida das plataformas se dá por conta de todo o investimento das marcas para ter seus sites bem ranqueados nos buscadores, como no Google. Além de todas as campanhas promocionais, feitas para divulgar a plataforma para potenciais compradores.

Confiança

Existe também a confiança que é passada para estes compradores. Em grande maioria, as plataformas oferecem segurança financeira para o comprador caso algo dê errado com seu pedido, evitando golpes – ações recorrentes na internet.

Além disso, o fato da loja estar em grandes plataformas como no caso das Lojas Americanas e Magazine Luiza já atribui muita credibilidade à ela.

Custos

Outra vantagem está nos custos de entrada e manutenção. Na grande maioria, o único custo de entrar em um marketplace são as taxas percentuais sobre as vendas realizadas.

Não existe, assim, necessidade de grandes investimentos para colocar um site no ar e manter a plataforma ativa e atualizada. Também existem reduções em gastos logísticos, já que em alguns casos é oferecido até mesmo serviços de entregas das próprias plataformas de e-commerce.

Marketplaces também não exigem altos investimentos com marketing, já que a plataforma já faz grandes campanhas de atração.

Relacionamento com o cliente

As plataformas facilitam o feedback dos clientes para os compradores, com comentários e avaliações dos produtos. Além disso, quase sempre oferecem boas ferramentas de suporte e resolução de conflitos ou problemas nas negociações.

Isso otimiza o relacionamento com o cliente. Ou seja, você terá um conjunto de ferramentas que permitirão a manutenção dessa relação.

 

Desvantagens do marketplace

Embora o marketplace apresente muitas vantagens, também existem algumas questões não tão favoráveis.

Um problema dos marketplaces para as marcas é a dependência e interferência que as plataformas podem gerar. Se não bem trabalhada, sua marca ou negócio pode nunca conseguir se desvincular das plataformas e expandir por conta própria.

Mas, caso a intenção não seja essa, estas desvantagens ainda não afetam o aumento de vendas, ao menos em curto e médio prazo.

Outro ponto negativo é a concorrência, já que você disputará espaço com vários vendedores na plataforma. Isso exige esforços tanto de venda, quanto para manter uma boa reputação e ser melhor colocado no site.

Vale lembrar que é sempre vantajoso criar uma relação entre seu cliente e sua marca e superar suas expectativas, para que como consequência você consiga fidelizar seu público.

Conclusão

Se você precisa aumentar suas vendas, investir no comércio digital é talvez o passo principal a ser tomado. Levando isto em conta, o marketplace pode ser o ponto de partida inicial para entrar com facilidade neste mercado.

Estudando seu cliente, fazendo uma pesquisa de mercado e construindo personas, é possível identificar a melhor plataforma para seu negócio e rapidamente entrar no modelo. Se atente ao relacionamento com o cliente e expanda sua comunicação nas redes sociais.

Por fim, se precisar de ajuda para desenvolver estratégias que atinjam seu público, mesmo em marketplaces, agende um diagnóstico GRATUITO. Ficaremos felizes em ajudar!

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