Em uma era cada vez mais competitiva é importante conhecer o meio em que sua empresa está inserida, assim, poderá tirar o máximo proveito de todas as oportunidades e se precaver de possíveis riscos que possam ameaçá-la.

Neste artigo, iremos abordar como o ambiente pode influenciar uma companhia e porque deve ser uma ferramenta chave na gerencia do seu negócio.

Como Fazer Uma Análise Externa?

Análise-Externa

Conhecer o ambiente consiste em analisar o panorama do mercado como um todo, incluindo todos os atores que não estejam sob o controle da empresa e a influenciam. Tal análise abrange desde agentes como o governo e a economia, bem como características demográficas, até concorrentes (sejam eles diretos, ou indiretos).

Em geral, são classificadas as oportunidades e ameaças para a empresa diante do meio em que ela está inserida.

Como Identificar Oportunidades?

Com base na análise SWOT (forças, fraquezas, oportunidades e ameaças), uma análise que busca entender as dimensões do seu negócio. Suas forças e fraquezas fazem parte do ambiente interno da empresa, e oportunidades e ameaças parte do ambiente externo.

As oportunidades constituem as chances que a companhia pode ter frente ao ambiente. Por exemplo, um país no qual o número de mulheres no mercado de trabalho vem crescendo e a economia está em ascensão configura uma oportunidade para empresas de cosmético, como foi o caso do Grupo Boticário no Brasil.

Outro exemplo possível são mudanças como novos investimentos na região, ou até o desenvolvimento de novas tecnologias que possam ser úteis na produção da companhia.

Como Identificar Ameaças?

Já as ameaças são compostas por questões que podem prejudicar o desempenho da empresa. Exemplos de ameaça pode ser queda na economia, novos competidores, pirataria e até guerras ou desastres naturais.

Em uma padaria, por exemplo, uma praga que afete a safra do trigo e assim aumente o preço da farinha pode representar uma forte ameaça aos negócios.

É importante lembrar que nem sempre algo é fixo ou tende para apenas um lado, o que antes representava uma oportunidade pode se tornar ameaça e vice-versa. isso porque uma oportunidade mal manipulada pode se virar contra os interesses da companhia, bem como uma ameaça trabalhada da forma correta pode representar uma vantagem frente aos demais.

Entender o ambiente – Peça chave na gerencia

Dados

Como vimos, a forma como as informações que temos são trabalhadas influenciam diretamente na maneira como estas irão interferir na empresa.

Sendo assim, a gerencia de cada ação da empresa é fundamental. Tendo isto em mente, é importante que questões como a Gestão Estratégica da empresa sejam bem planejadas e devidamente executadas.

Além disso, para garantir que tal gerenciamento seja efetivo, é importante que a empresa esteja alinhada quanto a todas as informações possíveis que possa ter sobre seu macroambiente e sabendo lidar com esses dados.

A análise dos dados

Não basta apenas ter a informação, é necessário saber interpretar e cruzar os dados que se têm em mãos. Ademais, ter informações específicas sobre seus consumidores, o que eles valorizam e como eles percebem seus concorrentes, por exemplo, podem ser um diferencial, pois permitem uma análise mais aprofundada.

Tais dados de grande relevância podem ser obtidos em uma Pesquisa de Mercado. Existem vários tipos de pesquisas e cada uma delas é mais apropriada para cada situação em que o seu negócio se encontra!

Importância de profissionais especializados

Quando avaliados por profissionais especializados, os dados se tornam um forte artificio, isso porque ao serem compreendidos da forma correta e utilizados para desenvolver estratégias alinhadas com os interesses da empresa, uma informação que podia parecer simples se torna de muita relevância.

Não se pode esquecer que o ambiente externo não está sob o controle da empresa e, portanto, a melhor opção é compreendê-lo ao máximo para que se saiba lidar com ele.

Enquanto isso, uma empresa que negligencia informações sobre a situação em que está inserida, ou até entende sua relevância mas não as encara da forma correta levando a uma interpretação errônea, pode gerar sérios problemas.

Por exemplo, a Kodak não soube encarar a evolução que o ramo de fotografias estava sofrendo, não identificou o eminente declínio das câmeras analógicas (apesar de ser pioneira no desenvolvimento da tecnologia das câmeras digitais, não a colocaram no mercado a tempo), seu retardamento para se atualizar levou ao seu pedido de falência em 2012. Isto é, aquilo que poderia ter representado uma grande oportunidade para a Kodak se tornou não só uma ameaça, mas o inicio de seu fim.

Atenção as mudanças

Sendo assim, podemos perceber a importância de se conhecer, analisar e saber gerenciar as informações sobre o ambiente da empresa. Mudanças na economia, crescimento ou declínio de determinada classe, ou até costumes e preferências de determinadas regiões de relevância para a empresa podem ser a diferença entre se tornar uma marca de sucesso ou ir em direção a própria ruína. Nesses casos o mais importante é saber encarar a situação e gerenciar as ferramentas que tem em mãos perante ela.

Comentários

Enviar Mensagem
1
Precisa de Ajuda?
WhatsApp Marketing Júnior USP
Olá! Tem alguma dúvida?
Converse pelo Whatsapp!