Quando devo utilizar hashtags nos meus canais?

Se você utiliza qualquer rede social, com certeza já se deparou com uma cerquilha (#) ou “jogo da velha” com uma palavra ou frase acompanhando-a.

Para esta combinação popularizou-se o termo hashtag. Que nada mais é que um hiperlink criado nas redes sociais para levar para uma página com outras publicações relacionadas ao mesmo tema.

Porém, você sabe quando você deve utilizar as hashtags? Continue lendo o artigo para entender como otimizar o seu uso no meio digital.

O que é hashtag?

O objetivo da hashtag você já sabe, que é direcionar os usuários para uma página de publicações relacionadas ao mesmo tema ou discussão.

E que, a partir dessa função, é criado um hiperlink que direcionará a pesquisa para qualquer pessoa que tenha marcado os seus conteúdos com a mesma hashtag.

Portanto, é uma maneira mais prática de ter acesso a diversos conteúdos sobre um determinado tema, de forma agrupada.

E encontrar as pessoas que estão falando sobre o assunto, além do que cada uma delas está compartilhando.

Por exemplo, se você quer saber o que as pessoas estão publicando sobre a Marketing Júnior USP, você pode procurar pela #MarketingJuniorUSP e descobrir o que elas estão comentando a respeito do tema.

A seguir têm algumas instruções de como você pode utilizar as hashtags para engajar as suas publicações:

Não utilize frases extensas

Frases extensas em uma hashtag prejudica a leitura e entendimento sobre o tema tratado, devido à falta de espaço entre as palavras.

Além de restringir a pesquisa, devido ao baixo volume de conteúdos que serão encontrados.

Por isso, evite frases extensas. Mas se tiver, inicie cada palavra com uma letra maiúscula para melhorar o entendimento.

Não coloque hashtag para cada palavra da frase

De forma oposta à primeira instrução, uma hashtag para cada palavra irá adicionar o conteúdo para diversas pesquisas genéricas.

Direcionando assim sua publicação para outras páginas que você não havia planejado.

O indexador deve corresponder ao tema

Usar hashtags que não tenha relação com a publicação pode prejudicar sua imagem em relação aos outros usuários, pois eles buscaram sobre o conteúdo da página e não encontraram o que esperavam.

Além de utilizar o indexador só por ele estar em alta não aumentará sua disseminação. Então trate de falar sobre o assunto para que sua publicação possa ser relevante.

Utilize hashtags sobre o seu segmento

Para que você seja encontrado, busque incluir hashtags que tenham alguma relação com a sua área de atuação ou com o conteúdo que você irá publicar.

Pois, os indexadores mais genéricos do seu segmento de mercado ajudam a levar a sua marca até pessoas interessadas apenas naquele assunto e que ainda não a conhece.

Por exemplo, a Marketing Júnior pode utilizar a hashtag #Marketing e assim ter seus conteúdos promovidos para usuários que não conhecem a empresa, mas que se interessam pelo assunto.

Entenda cada rede social

Cada rede social tem suas particularidades e não seria diferente para o modo como você utilizará as hashtags em cada uma.

Sendo assim, entender as diferenças e a linguagem correta de cada rede, otimizará seus resultados.

No Twitter, por exemplo, o ideal é ter os menores indexadores possível, pois as publicações são limitadas por 140 caracteres.

Gostou das instruções? Agora acompanhe quando você pode utilizar as hashtags para aumentar o seu engajamento.

Para promover a sua marca ou evento

Criar uma hashtag da sua marca ou evento é fundamental para as suas estratégias de marketing digital.

Pois, você pode incentivar o seu público a compartilhar conteúdos com a sua hashtag, através de promoções, brindes ou outros incentivos. Aumentando assim a sua visibilidade.

Você pode acompanhar as hashtags da sua marca ou evento para recolher opiniões sobre pontos positivos e a melhorar, além de criar uma maior participação e integração com o público.

Para entender as tendências

As pesquisas de hashtags são importantes para a sua empresa acompanhar as tendências que surgem e que se tornam virais.

Ou seja, assuntos ou discussões que estão mais em evidência no momento.

Portanto, sua marca pode analisar os assuntos que tenha mais a ver com a seu objetivo nas mídias sociais e assim planejar como sua marca pode conversar com milhões de pessoas que estão comentando sobre o assunto.

Lembre-se de entender o seu público-alvo, se perguntando se as pessoas que você se conectará são potenciais consumidores ou clientes da sua marca.

Se ficou curioso como otimizar a comunicação da sua empresa digitalmente, entre em contato conosco!

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