Abrir uma empresa pode significar, para muitas pessoas, a realização de uma meta ou sonho de vida. Por isso, para que possamos tornar esse sonho realidade, precisamos que, primeiramente o projeto passe por importantes etapas, as quais irão mostrar o que realmente será necessário para que o seu modelo de negócio prospere no mercado.

Assim, realizamos a seleção de quais são as informações e passos mais importantes para você que deseja começar a sua empresa consiga obter sucesso durante a sua jornada de empreendedor

Definição do modelo de negócio

No primeiro momento, a definição do modelo de negócio é uma das etapas mais importantes durante o processo de construção de um negócio, pois, a partir dela, será possível reconhecer quais componentes serão necessários para a construção do modelo de sua empresa. 

Deste modo, para que a definição do modelo de negócio seja feita, os idealizadores do projeto devem ter em mente as respostas para as perguntas divididas nos seguintes tópicos:

1. Estratégia do negócio

  • Qual é a missão do negócio?
  • Como é seu produto e mercado?
  • Qual é a sua base para diferenciação dos concorrentes existentes

2. Rede e recursos externos

  • Quais serão os fornecedores de seu negócio?
  • Quem serão os financiadores?
  • Quais serão as parcerias existentes?
  • Existirão alianças temporárias?

3. Interface com o cliente

  • Como será realizado o atendimento ao cliente?
  • O que será feito com as informações e Insights
  • Como será realizada as dinâmicas e os relacionamentos?

4. Recursos básicos

  • Quais serão as principais competências necessárias para a composição da equipe?
  • Quais são os principais ativos estratégicos?

Canvas – O quadro de modelo de negócios

O Business Model Canvas, ou apenas Canvas, traz praticidade à análise e ao planejamento. É uma ferramenta de extrema importância para quem deseja empreender, pois, a partir dela, os gestores do modelo de negócio podem discutir e pensar coletivamente nas soluções que podem ser aplicadas para o negócio

Sua composição é extremamente prática e direta, sendo ela composta por nove quadrantes, os quais devem ser preenchidos pelos idealizadores do negócio. Esses quadrantes são respectivamente: 

  • Parcerias: Quem serão os principais parceiros do negócio?
  • Atividades Chave: Quais tarefas devem ser realizadas para atender as expectativas de seus clientes?
  • Recursos Principais: Quais materiais, matérias primas, equipamentos e recursos serão necessários dentro do negócio?
  • Proposta de Valor: Qual é o valor do negócio? O que ele deseja entregar ao cliente?
  • Relacionamento com clientes: Que tipo de relacionamento existirá entre os clientes e o negócio?
  • Canais: Como será feita a integração entre os canais da empresa com os clientes?
  • Segmento de clientes: Quem são esses clientes? Quais são suas necessidades?
  • Custos: O que irá gerar custo para que meu negócio funcione?
  • Receitas: Como meu negócio será monetizado?

Fonte: Marketing Júnior USP (2022)

Análise SWOT

A análise SWOT é uma ferramenta de extrema importância para quem deseja começar um negócio, pois ela permite ao idealizador da empresa, analisar e reconhecer quais pontos de divergência o modelo de negócio possui em relação ao mercado concorrente.

Esses pontos levantados pela análise SWOT – Strengths (Forças), Weakness (Fraquezas), Opportunities (Oportunidades) e Threats (Ameaças) – irão permitir a análise tanto aspectos positivos, quanto negativos, suas forças e ameaças.

Imagem: Dinâmica da metodologia SWOT

Fonte: Rock Content (2019)

Viabilidade do negócio

A partir da realização dessas etapas, torna-se possível entender a viabilidade de seu negócio, pois, com a definição do modelo de negócio, junto ao Canvas Business Model e a Análise SWOT, será possível analisar criticamente, coletando dados e argumentos.

Com isso, a tomada de decisão torna-se algo mais seguro, o que facilita a entrada do modelo de negócio no mercado, e consequentemente irá manter a empresa em destaque diante seus concorrentes.

Marketing Júnior USP

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