Pessoas em roda participando de pesquisa focus group.
Focus Group

A Focus Group é um método de pesquisa caracterizado pela reunião de pessoas levando em conta determinadas considerações e interesses. Assim, o grupo pode ser composto por um número de seis a dez indivíduos considerando aspectos demográficos e psicográficos.

O conceito central da pesquisa é discutir a fundo vários tópicos de interesses mediante uma ajuda de custo. Dessa forma, para garantir o sucesso da metodologia, um moderador faz perguntas e sondagens com base em um roteiro.

Esse roteiro é escrito pelo gerente responsável pela pesquisa; o objetivo é desvendar as reais motivações dos consumidores. Não, só isso, pode-se também explorar o porquê consumidores fazem determinadas coisas.

Ademais, as sessões costumam ser gravadas e normalmente um grupo de especialistas fica acompanhando as discussões e construindo relatórios. Segundo, o livro “Administração de Marketing”o segredo de usar esses grupos é ouvir atentamente e observar cuidadosamente. Além disso, deixar de lado suposições ou tendenciosidades é fundamental.

Focus Group: Duas formas de pensar

Então, quando usar uma pesquisa desta nas estratégias da sua empresa?

Empresas de sucesso reconhecem as necessidades e as tendências não atendidas e tomam medidas para lucrar com elas. Nesse sentido, prototipar melhorias urge em tempos de mudanças.

Por isso, as duas formas de pensar não se referem as empresas, mas, sim, aos consumidores. Segundo, Daniel Kahneman, as pessoas têm dois sistemas de pensamento, um rápido e outro devagar.

Enquanto o rápido é emocional, o devagar é racional. A lógica da teoria do autor é que não se pode acessar os dois sistemas ao mesmo tempo. Por isso, a importância do Focus Group é verificar o comportamento do consumidor por suas atitudes.

A partir da metodologia pode-se compreender as motivações de consumidores para comportamentos instintivos ou irracionais. Isso se deve, pela disposição mental, concentração, opinião e a recompensa envolvidos no processo da pesquisa.

Nesse sentido, a complexidade de um produto no mercado não pode ser entendida apenas por esforços de comunicação. Mas, sim, em como as empresas alimentam os sistemas rápido e devagar de seus consumidores.

Vantagens e desvantagens

Vantagens

  • Permite adquirir dados em profundidade;
  • Mais barato que entrevistas;
  • Permite uma discussão estruturada e flexível;
  • Muitas informações em pouco tempo;
  • Riqueza de detalhes.

Desvantagens

  • Dificuldade de diferenciar opiniões do grupo e individuais;
  • Difíceis de organizar;
  • Desproporção no tempo de fala;
  • Mais complexa de interpretar.

Nesse sentido, para que você possa focar no que é mais importante para sua empresa. Nós da Marketing Júnior USP com nossa equipe de especialistas em Focus Group estamos à disposição.

Não perca tempo entre em contato gratuitamente.

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