Branding - Nike

Ao falarmos de gestão de marca, o branding é uma das principais estratégias que vêm à tona. É com conceitos e estratégias de branding que uma marca se posiciona e transmite seu valor para o público-alvo. 

O mercado está cada vez mais competitivo e os consumidores mais exigentes. Por isso, é necessário que a marca ocupe destaque na mente de seus clientes e se diferencie de seus concorrentes. 

Para isso, empresas do mundo todo utilizam estratégias para promover suas marcas e criar uma boa impressão para seus consumidores.

O que é branding?

Branding é uma palavra derivada do termo “brand”, que significa marca, em inglês. O branding é a gestão da marca, o conjunto de ações que faz com que o consumidor tenha certa percepção sobre ela.

Muitas vezes, a identidade de uma marca é atrelada somente à parte visual de uma empresa. Porém, o branding nos mostra que a identidade de um negócio vai muito além disso!

Essa identidade pode ser formada por alguns outros pontos, como:

  • Propósito;
  • Missão, Visão e Valores;
  • Ações de Comunicação e Estratégias;
  • Posicionamento no mercado;
  • Relacionamento com outras empresas, funcionários e/ou clientes.

O desejo de muitas empresas é de se colocar na mente de um consumidor não só como uma boa marca, mas também como algo que represente uma boa experiência, seja lá qual for o propósito.

Um exemplo disso é a Apple. A maneira como a empresa se porta e se posiciona como algo que fornece status, a coloca como referência no mercado e sinônimo de desejo de muitas pessoas.

Novo Apple Mac ProFonte: BBC (2020)

Isso forma o branding e pode ser a chave para que sua empresa se destaque no mercado competitivo!

Todos os posicionamentos, processos comunicativos e ações tomadas por um negócio caracterizam sua personalidade e constroem sua imagem e impressão.

Nesse sentido, ao termos uma visão positiva da marca e nos identificarmos com a mesma, a probabilidade de consumirmos seus produtos aumenta. 

Obviamente, o inverso também é válido, quando temos más impressões de uma marca a tendência é deixarmos de consumir seus produtos. Quem nunca passou por algo desse tipo?!

 

Como aplicar o branding?

A identidade de uma marca, assim como de uma pessoa, pode ser definida de infinitas maneiras. 

Algumas marcas, como a Natura, utilizam muito do branding emocional, onde ela comove seus consumidores, principalmente em datas comemorativas, como Dia das Mães, Pais ou Namorados. 

Dessa forma, a empresa consegue conquistar seu público através de sua imagem de bem-estar e momentos de alegria e acolhimento, tornando-a mais do que uma simples empresa de cosméticos.

Além disso, como caminho para o posicionamento e construção da imagem, uma das principais medidas que a marca deve adotar é o mantra da marca

Ou seja, o resumo da essência e propósito em uma única frase, norteando todas as ações de gestão da marca.

A partir do mantra, é possível estabelecer a identidade visual (logotipo, símbolos, mascotes, embalagens e design de mídias), a personalidade, o tom das palavras e todas as características que afetam o modo como a marca é vista.

Ao lermos o mantra “Just Do It”, associamos ele à Nike e sua principal mensagem: a promoção do encorajamento a novas conquistas e desafios, principalmente dentro do esporte.

Nike Just Do It - Branding

Fonte: Pinterest (2019)

No que o branding impacta meu negócio?

Marcas são como indivíduos. Cada uma tem suas forças, fraquezas, fases e personalidades. 

Assim como as pessoas, independentemente do tamanho ou maturidade, as marcas apresentam suas características e é assim que sua empresa deve atuar para conquistar um lugar diferenciado na mente de seu consumidor.

Cada dia mais pessoas procuram por experiências que vão além do simples ato de consumir. Ter uma boa experiência marca empresas na mente e coração do público.

Isso vai desde um simples bom atendimento de um mercado de esquina até um passeio mágico nos parques da Walt Disney World.

Disney World - Branding

Fonte: O Globo (2021)

Conclusão

Através de uma boa gestão de marca é possível conquistar e fidelizar cada vez mais clientes. A Marketing Júnior USP é uma empresa que cumpre com excelência serviços de branding, planejamento de comunicação e outros.

Caso tenha se interessado ou tenha alguma dúvida, entre em contato conosco e agende uma consulta GRATUITA!

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