Você sabe o que é posicionamento de marca e o impacto que sua aplicação pode gerar em sua empresa? Uma confusão comum é entender que o posicionamento é a maneira com que os clientes enxergam sua marca. Na verdade, o posicionamento representa a maneira pela qual você deseja que os clientes reconheçam sua marca. Nesse artigo, serão tratados os seguintes pontos: as vantagens de uma boa estratégia de posicionamento; como definir o posicionamento da sua empresa; e o mapa de posicionamento, uma ferramenta que indica o posicionamento da sua empresa e dos concorrentes.

Quais as vantagens de um bom posicionamento?


As estratégias de posicionamento de marca fazem parte do marketing do negócio, visando obter melhores resultados e destacar a marca frente à concorrência. A seguir, abordaremos as vantagens que um bom posicionamento pode gerar para o seu negócio:

Retenção e fidelização de clientes

O posicionamento tem como premissa obter uma posição de destaque na mente do cliente, a fim de que a marca seja a sua primeira escolha. Um bom posicionamento que garanta destaque à sua marca frente à concorrência é um fator essencial para a fidelização do consumidor. Ademais, é possível desenvolver uma conexão emocional com o público, visto que a escolha da marca está intimamente ligada ao comportamento, valores e princípios do indivíduo. 

Construção da imagem da empresa

Quando uma marca se consolida em um segmento de mercado, ela obtém vantagem competitiva, fato que resulta em maior influência e facilita a promoção de seus pontos de diferenciação. Afinal, a posição de liderança permite uma maior visibilidade e gera credibilidade. Além disso, uma empresa com boas estratégias de posicionamento pode usar seu poder de comunicação para reverter cenários negativos, auxiliando a manutenção de sua reputação no mercado.

Auxílio na tomada de decisões

Ocupar um lugar de destaque dentro do mercado e ter conhecimento sobre o segmento pode auxiliar o negócio a identificar oportunidades e problemas, de modo a traçar estratégias assertivas para o empreendimento. Desse modo, o posicionamento pode fornecer insumos para a tomada de decisões da empresa, sendo um dos pilares do planejamento estratégico.

Como definir o posicionamento da sua marca?

Agora que você sabe o que é posicionamento e as vantagens da sua aplicação, abordaremos a seguir alguns pontos que irão te auxiliar na definição do posicionamento da sua marca:

Elaboração de uma persona

Saber o perfil de quem você quer que reconheça é um dos primeiros passos para definir o posicionamento da sua marca. Nesse sentido, a elaboração de uma persona — personagem imaginária que representa um cliente ideal — pode auxiliar a compreensão desse perfil.

Compreensão das dores e necessidades do cliente

O comportamento do consumidor é motivado por suas dores, necessidades e prazeres. Portanto, compreender essas questões auxilia o entendimento do posicionamento da sua marca no mercado.

Estabelecimento dos pontos de diferença

Você sabe quais atributos da sua marca, produto ou serviço são mais valorizados pelos consumidores? Entender os seus diferenciais frente à concorrência é fundamental para definir o seu posicionamento no mercado.

Realização de uma pesquisa de mercado

Se você pretende construir o posicionamento da sua marca, é essencial conhecer as percepções dos seus clientes sobre a sua marca, identificando os principais atributos e valores que eles associam à marca. Além disso, é necessário entender as expectativas do público-alvo sobre um produto ou serviço. Ademais, a concorrência também deve ser analisada, a fim de que você possa visualizar o posicionamento da sua marca frente aos concorrentes. Nesse sentido, a pesquisa de mercado é uma prática de extrema ajuda para definir o posicionamento da marca. 

No próximo tópico, abordaremos uma ferramenta que irá ajudá-lo a identificar seu posicionamento perante à concorrência.

Mapa de posicionamento

O mapa de posicionamento é uma ferramenta que facilita a visualização da percepção dos consumidores em um segmento de mercado, representando a posição que as empresas ocupam no mercado. Trata-se de um gráfico de quadrantes baseado nos atributos valorizados pelos consumidores.

Nos extremos de cada eixo, são trabalhadas características opostas de um determinado atributo. Para facilitar a compreensão, segue um exemplo: imagine o eixo horizontal x onde o atributo a ser analisado é a questão do preço. Nesse caso, o extremo esquerdo do eixo x indicaria o “menor preço”, enquanto o extremo direito do eixo x indicaria o “maior preço”. 

Estabelecidos esses pontos de referência, basta posicionar as marcas analisadas nos quadrantes, de acordo com a sua pontuação em cada um dos atributos definidos. Vale ressaltar que a posição da empresa no quadrante depende da percepção dos consumidores referente a esses atributos e essa construção deve ser elaborada a partir de dados concretos. Um erro comum na construção do mapa de posicionamento é adotar o ponto de vista da própria empresa.

O resultado final dessa construção é uma representação visual que facilita identificar o posicionamento da sua empresa no mercado, bem como a posição ocupada pelos concorrentes. Além disso, a prática contribui para a empresa avaliar se existem novas oportunidades no mercado, de modo a impulsionar seus resultados.

Como dar o próximo passo?

Agora que você conhece as vantagens de ter um bom posicionamento no mercado, você está pronto para dar o próximo passo! Chegou o momento de colocar o conhecimento adquirido em prática e destacar a sua marca no mercado!

Você já sabe a imagem que os seus clientes possuem sobre sua marca? Um dos primeiros passos para um bom posicionamento é descobrir a percepção dos clientes sobre a marca. Se a resposta para a pergunta acima for não, a Marketing Júnior USP pode te ajudar! A pesquisa de imagem de marca está inserida na pesquisa de mercado, serviço que é uma das nossas especialidades. Estamos há mais de 12 anos no mercado, ajudando clientes a alcançarem os melhores resultados. Agende um diagnóstico GRATUITO com a gente! 

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