As mudanças da comunicação na era digital

Com a revolução da internet, os ambientes digitais vieram para ficar e, consigo, trouxeram profundas mudanças na maneira como as pessoas e as organizações se comunicam. 

As empresas passaram a conversar com seu público por ações que vão além da propaganda tradicional e das estratégias de outbound marketing, desenvolvendo verdadeiros relacionamentos e estratégias mais precisas e personalizadas para estabelecer essa mesma comunicação.

Tendo isso dito, cabe agora destacarmos, a seguir, as principais mudanças da comunicação na era digital em que vivemos.

A Transformação Digital

Vamos considerar uma empresa nascida aqui no Brasil, no início da década de 90, onde todas as transformações do meio tecnológico começaram a se popularizar e nunca mais deixariam nossas vidas. O advento da internet, dos computadores pessoais, das primeiras redes sociais, viria a se tornar algo preponderante na vida da sociedade mundial, e esta tendência de atualização teria de vir para todos.

Nossa empresa, dado o contexto, teria de enfrentar um grande desafio, pois, muita de sua estrutura corporativa teria sido pautada em processos pré-digitais, que agora se tornaram obsoletos.

Uma boa notícia, no entanto, pairava. Apesar de precisar mover grandes esforços, a mudança se apresentou como possível e provável.

Esta pequena anedota caracteriza a realidade de diversos micro negócios que passaram pela revolução digital em seus processos, e passaram a usar a tecnologia para melhorar o desempenho de suas operações. 

Os impactos da era digital na comunicação

A era digital trouxe consigo uma série de ferramentas extremamente úteis para as empresas. A capacidade dos algoritmos, as crescentes inteligências artificiais, os mecanismos de automação, entre outros incontáveis recursos mudaram completamente como nos comunicamos com nosso público e como eles se comunicam de volta. 

Abaixo estão algumas mudanças importantíssimas para se levar em consideração ao montar sua estratégia de comunicação.

 

Segmentação

Talvez o maior impacto de todos que serão citados aqui é a possibilidade de segmentação. A possibilidade de direcionar mensagens ou ações especificamente para seu público transformou a maneira como se fazem ações de divulgação. O fator que favoreceu preponderantemente nessa revolução são as redes sociais. Atualmente, através das ferramentas disponibilizadas pelas mesmas, somos capazes de dispor de dados detalhados sobre determinado público, sendo assim capazes de adequarmos a mensagem ao perfil do consumidor, tornando estas iniciativas muito mais efetivas. 

Engajamento

A comunicação sempre teve como característica a conexão com as pessoas, e esse princípio se mantém inalterado. No entanto, a transformação digital potencializou a capacidade de conexão e engajamento a níveis nunca presenciados anteriormente. Isso se deu, principalmente, pelos dispositivos móveis que, garantem para nós, o acesso constante à rede na palma da mão. Existem diversas ferramentas adequadas para ampliar a comunicação com seu público, e ao fazer essa conexão e relacionamento, organizações podem tornar indivíduos embaixadores de suas marcas.

Comunicação interna

Assim como os fatores apresentados anteriormente se aplicam para a comunicação organizacional externa, podem

 

os citar todas estas ferramentas para a comunicação interna, também. Essa transformação é extremamente importante, pois facilita, agiliza e otimiza o desempenho corporativo em geral, desde a experiência de trabalho dos funcionários, a divulgação de tarefas e elaboração de metas. O que significa é que, as inovações não se limitam apenas ao marketing, estratégias ou questões mais amplas. Hoje dispomos de instrumentos digitais poderosíssimos para otimizar operações de maneira mais ágil. 

Não é novidade que a era digital veio para ficar e trouxe consigo diversas inovações extremamente úteis para os negócios. Todavia, as organizações devem se preparar para se posicionar adequadamente e desenvolver as suas estratégias de comunicação dentro de uma infinidade de possibilidades. 

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