O Marketing é uma área que permeia todas as relações comerciais existentes em nossa sociedade. A expansão do mundo digital e o consumidor mais exigente fazem com que novas estratégias sejam desenvolvidas.

Práticas como o Inbound e Outbound Marketing são amplamente comentadas, mas ainda geram muitas dúvidas no público empreendedor. Nesse âmbito, abaixo serão comentadas as principais diferenças entre as duas práticas, bem como suas aplicabilidades em seu negócio.

Entenda o Inbound Marketing

O Inbound Marketing, em sua tradução literal, teria o significado como “Marketing de entrada”. A tradução mais conhecida é “Marketing de atração”, uma vez que atrai público para seu negócio de maneira mais livre. Essa atração é atingida por meio de conteúdos de valor para tal público – o combustível principal da estratégia Inbound.

No entanto, para colocar em prática o Marketing de atração, deve-se conhecer a fundo o público em foco. É necessário compreender seus interesses, desejos e necessidades, oferecendo conteúdo que ajude-o a resolver seus problemas ou melhorar algum processo. Deste modo, assistindo-o a enxergar uma solução, a qual se encontra exatamente no produto ou serviço que seu negócio oferece.

Alguns conceitos básicos do Inbound Marketing

Um dos objetivos do Inbound Marketing é auxiliar o público a atravessar o Funil de Vendas. Essa estrutura representa o caminho percorrido pelo consumidor, desde o momento do seu primeiro acesso, até sua conversão como cliente.

Deste modo, ao utilizar conteúdos atrativos, você seria capaz de aumentar o tráfego de seu site. No entanto, nesta fase, os usuários são apenas visitantes, e ainda não possuem nenhum tipo de cadastro ou contato. Logo, além de conteúdos relevantes, é necessário possuir em seu domínio pontos de conversão.

Essa estratégia visa transformar seus visitantes em contatos, ou Leads (termo utilizado em Inbound). Esses pontos de conversão normalmente são formulários preenchidos com informações básicas do usuário como nome, endereço de e-mail e telefone. 

Com os Leads formados, torna-se possível a criação de um canal de relacionamento. Por meio de listas de transmissão de e-mail marketing ou pelo WhatsApp, alimentadas com conteúdos de valor, é possível gerar interesse de compra.

Com um conteúdo bem posicionado, no tempo certo e para o usuário certo, o marketing deixa de ser intrusivo e cansativo, passando a ser útil, agradável e interessante. Dessa forma, as chances de converter uma compra para seu negócio aumentam  drasticamente.

Vale destacar, também, que o custo do marketing de atração é relativamente baixo. Quanto mais otimizado o conteúdo for para o seu público, com ajuda do SEO, melhor posicionado será seu domínio nos resultados de mecanismos de busca. E menor será o gasto com mídias pagas.

Entenda o Outbound Marketing

O Outbound é o método mais tradicional de se fazer marketing, abordando uma forma mais “intrusiva” de anunciar. Portanto, seu propósito baseia-se em ir atrás do cliente ativamente, sem esse necessariamente estar interessado em seu produto/serviço. 

Podemos identificar como canais Outbound: propagandas de televisão, banners em sites, outdoors em avenidas, pop-ups em sites, entre muitos outros.

Apesar de ser considerado um método mais antigo, a estratégia do Outbound ainda é muito utilizada e apresenta resultados significativos.

A diferença entre o Inbound e o Outbound

Público geral X Público direcionado

Explicando através de uma analogia, pode-se relacionar o Outbound com um anunciante com um megafone. Ele irá verbalizar as informações para um público generalizado, que pode ou não escolher ouvir a oferta.

De outro modo, o Inbound atua como um “imã” de personas. Possui um conteúdo mais direcionado para tal público, o que tornará esse contato algo mais íntimo e pertinente.

Interrupção X Atração

O Outbound atua com a “interrupção” do consumidor. Ou seja, atinge o consumidor sem necessariamente ser requisitado, o que pode gerar incômodo se for de uso abusivo.

Por sua vez, o Inbound trabalha em cima dos conteúdos de valor para sua Persona. Faz com que esta se relacione fortemente com a marca, ampliando as chances desta fechar uma compra no futuro. 

Curto Prazo X Longo Prazo

Por possuir uma proposta menos direcionada, o Outbound é uma boa opção no curto prazo. Ele busca alcançar o máximo de pessoas possíveis em um certo período de tempo, esperando efeitos quase que imediatos.

Já o Inbound, apresenta uma maior efetividade no longo prazo. Baseado na criação de um relacionamento firme com seus Leads, com base em conteúdo de valor, seus efeitos são mais observados no futuro. Esse processo e construção do relacionamento pode levar tempo até que se colham os frutos esperados.   

Não permite interação X Estimula conexão

Como visto anteriormente, o Outbound marketing apenas aponta a oferta para um  público geral, sem a necessidade de uma resposta por parte do consumidor, como um caminho de uma via.

Todavia, o Inbound cria a interação entre Persona e Empresa. Faz com que o indivíduo interaja com o conteúdo que ele está recebendo, entendendo mais sobre o negócio da empresa, ao passo que soluciona suas necessidades de conhecimento, garantindo uma aproximação – e possível relacionamento. 

Exige aporte significativo de capital X Custo relativamente baixo

No Outbound, toda mensagem veiculada tem um custo específico e deixa de existir assim que se deixa de pagar. É uma estratégia precisa para ações que têm um tempo delimitado de existência.

O Inbound exige um custo financeiro baixo, apenas para monitorar o desempenho de seu conteúdo ofertado. O conteúdo produzido se mantém perene e facilmente acessado a qualquer momento. 

Existe estratégia certa?

Vale citar que o Inbound e o Outbound não são excludentes entre si.

Produzir um conteúdo de valor para seu cliente não deve te impedir de realizar uma campanha de anúncios pagos.

No entanto, para uma estratégia precisa, deve-se estabelecer uma análise do negócio e da abordagem que se deseja. Assim, será possível traçar o melhor caminho para atingir suas metas.

Caso queira conhecer mais sobre assuntos relacionados a marketing, nosso blog está repleto de conteúdos sobre os mais diversos temas. Se precisar de ajuda com a análise interna de seu negócio, bem como um direcionamento estratégico, entre em contato conosco. Temos uma equipe pronta para te ajudar!

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