Sua empresa se encontra em dificuldades para converter leads, aumentar a fidelidade, aumentar o ticket médio ou não tem o alcance esperado nas redes sociais?
O problema pode estar na construção da sua marca. Isso afeta diretamente a lembrança de marca, fator importante para atuar no inconsciente do consumidor, influenciando sua decisão de compra.
Brand equity
O brand equity é o objetivo final de qualquer construção de marca. Ele é o valor que a marca tem na mente dos consumidores.
Por ser um conceito abstrato e específico para cada um, é importante que a empresa conheça bem sue público-alvo. Suas preferências, hábitos, crenças e valores devem ser analisados a fim de construir o melhor posicionamento possível.
Assim, conseguimos fortalecer a marca da empresa, agregando valor intangível aos produtos ou serviços oferecidos.
Como construir uma marca?
Primeiramente, o que é marca?
“Marca é todo sinal distintivo, visualmente perceptível, que identifica e distingue produtos e serviços, bem como certifica a conformidade dos mesmos com determinadas normas ou especificações técnicas.”
Agora que você já sabe o que é marca e entende a importância de uma forte e bem estruturada, trouxemos algumas dicas importantes para auxiliar nesse processo.
Conheça o seu público
Antes de mais nada, é importante entender para quem estaremos direcionando nossos esforços. O público-alvo da empresa é quem queremos atingir com a comunicação.
Quem você quer que lembre da sua marca?
Pense na mensagem
Vivemos em um mundo onde tudo é muito rápido e temos que lutar para conseguir a atenção de quem queremos atingir.
Por isso, a mensagem deve ser direta, chamativa e sucinta. Assim, a mensagem é fácil de ser lembrada.
Lembre-se de que uma vez estabelecida a imagem, ela deve ser coerente em todos os canais utilizados
Escolha o canal certo
Os canais a serem utilizados devem ser bem estudados e selecionados para que não haja desperdício de tempo e recursos da empresa.
Por isso, o conhecimento do público é tão importante. Como vamos saber por onde entregar a mensagem se não sabemos que canais nosso público utiliza?
Algumas opções de plataformas a serem estudadas são:
- YouTube
- Site institucional
- Anúncios na internet
- Rádio
- Televisão
- Media out of home
- Entre outros
É importante ressaltar que além de saber o canal a ser utilizado, devemos calcular a hora e local certos para a exposição do conteúdo.
O visual também importa
Assim como o conteúdo, a identidade visual da marca e dos conteúdos propagados por ela devem ser considerados.
De nada vale o conteúdo certo, na hora e locais certos, para a pessoa certa, se a atenção dela não é capturada. Por isso, precisamos nos preocupar com o visual. Como dito anteriormente, estamos competindo pela atenção do consumidor a todo o momento.
Além de ser chamativo, o design deve ser condizente com a identidade visual da marca em todas as plataformas, assim como com o posicionamento da mesma.
Por exemplo, se a empresa possui um posicionamento de leveza, calma, harmonia e bem-estar, não é coerente que a identidade visual tenha cores muito fortes, neon e fontes mais grosseiras.
Resultados esperados
Com o fortalecimento da marca, esperamos melhorar alguns indicadores da empresa.
- Fidelidade: marcada na mente do consumidor, ele tende a escolher seu negócio mais frequentemente
- Ticket médio: isso vem junto com a fidelidade, com a maior frequência de compra, o cliente tende a fazer compras maiores
- Alcance e engajamento: marcas fortes normalmente tendem a ter mais seguidores e compartilhamento por conta do conteúdo e frequência de postagem.
- Conversão de leads: quando já conhecemos uma empresa (mesmo que só de nome), tendemos a fazer a decisão de compra mais facilmente, convertendo maior parte do público em clientes
Marketing Júnior USP
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