Sua empresa se encontra em dificuldades para converter leads, aumentar a fidelidade, aumentar o ticket médio ou não tem o alcance esperado nas redes sociais?

O problema pode estar na construção da sua marca. Isso afeta diretamente a lembrança de marca, fator importante para atuar no inconsciente do consumidor, influenciando sua decisão de compra.

Brand equity

O brand equity é o objetivo final de qualquer construção de marca. Ele é o valor que a marca tem na mente dos consumidores.

Por ser um conceito abstrato e específico para cada um, é importante que a empresa conheça bem sue público-alvo. Suas preferências, hábitos, crenças e valores devem ser analisados a fim de construir o melhor posicionamento possível.

Assim, conseguimos fortalecer a marca da empresa, agregando valor intangível aos produtos ou serviços oferecidos.

Como construir uma marca?

Primeiramente, o que é marca?

“Marca é todo sinal distintivo, visualmente perceptível, que identifica e distingue produtos e serviços, bem como certifica a conformidade dos mesmos com determinadas normas ou especificações técnicas.”

Sebrae

Agora que você já sabe o que é marca e entende a importância de uma forte e bem estruturada, trouxemos algumas dicas importantes para auxiliar nesse processo.

Conheça o seu público

Antes de mais nada, é importante entender para quem estaremos direcionando nossos esforços. O público-alvo da empresa é quem queremos atingir com a comunicação.

Quem você quer que lembre da sua marca?

Pense na mensagem

Vivemos em um mundo onde tudo é muito rápido e temos que lutar para conseguir a atenção de quem queremos atingir.

Por isso, a mensagem deve ser direta, chamativa e sucinta. Assim, a mensagem é fácil de ser lembrada.

Lembre-se de que uma vez estabelecida a imagem, ela deve ser coerente em todos os canais utilizados

Escolha o canal certo

Os canais a serem utilizados devem ser bem estudados e selecionados para que não haja desperdício de tempo e recursos da empresa.

Por isso, o conhecimento do público é tão importante. Como vamos saber por onde entregar a mensagem se não sabemos que canais nosso público utiliza?

Algumas opções de plataformas a serem estudadas são:

  • Facebook 
  • Instagram
  • YouTube
  • LinkedIn
  • Site institucional
  • Anúncios na internet
  • Rádio
  • Televisão
  • Media out of home
  • Entre outros

É importante ressaltar que além de saber o canal a ser utilizado, devemos calcular a hora e local certos para a exposição do conteúdo.

O visual também importa

Assim como o conteúdo, a identidade visual da marca e dos conteúdos propagados por ela devem ser considerados.

De nada vale o conteúdo certo, na hora e locais certos, para a pessoa certa, se a atenção dela não é capturada. Por isso, precisamos nos preocupar com o visual. Como dito anteriormente, estamos competindo pela atenção do consumidor a todo o momento.

Além de ser chamativo, o design deve ser condizente com a identidade visual da marca em todas as plataformas, assim como com o posicionamento da mesma.

Por exemplo, se a empresa possui um posicionamento de leveza, calma, harmonia e bem-estar, não é coerente que a identidade visual tenha cores muito fortes, neon e fontes mais grosseiras. 

Resultados esperados

Com o fortalecimento da marca, esperamos melhorar alguns indicadores da empresa.

  1. Fidelidade: marcada na mente do consumidor, ele tende a escolher seu negócio mais frequentemente
  2. Ticket médio: isso vem junto com a fidelidade, com a maior frequência de compra, o cliente tende a fazer compras maiores
  3. Alcance e engajamento: marcas fortes normalmente tendem a ter mais seguidores e compartilhamento por conta do conteúdo e frequência de postagem. 
  4. Conversão de leads: quando já conhecemos uma empresa (mesmo que só de nome), tendemos a fazer a decisão de compra mais facilmente, convertendo maior parte do público em clientes

Marketing Júnior USP

Nossa empresa tem mais de 13 anos de expertise no mercado e desenvolvemos soluções personalizadas para empresas de todos os tamanhos.

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