Na era digital, o consumidor passou a ser mais exigente e utilizar as mídias sociais apenas para exibir seus produtos e serviços não é mais o suficiente. Para atrair novos clientes é preciso estreitar o laço entre cliente e marca através da geração de leads.

Você sabe do que se trata e como fazer isso? Se não, tudo bem, porque nesse artigo vamos explicar o que é e como isso pode ajudar seu negócio!

O que são leads?

Os leads são usuários que demonstram interesse pelo seu negócio e por temas relacionados no ambiente digital. Assim, para que um visitante do seu site seja definido como um lead, ele precisa fornecer algumas informações pessoais, como nome, e-mail e telefone Dessa forma, sua empresa identificará o perfil da pessoa interessada no produto ou serviço e poderá estabelecer um relacionamento ela. O lead, portanto, deve ser compreendido como um potencial cliente que no momento busca por mais informações sobre a marca para que futuramente possam efetuar uma compra.

Importância dos leads

A geração de leads é muito fundamental, pois, a partir dela, é possível conquistar novos clientes e atingir pessoas que realmente tenham interesse no seu negócio.

Hoje, com a internet, as pessoas têm a possibilidade de obter informações sobre diversas empresas do mesmo nicho, fator que gera uma enorme concorrência e faz com que os clientes sejam mais críticos, já que podem comparar as empresas facilmente. Logo, para conseguir converter usuários em clientes você deve se preocupar em gerar conteúdos que agregam valor para essas pessoas e que o diferencie dos concorrentes.

No contexto do Funil Tradicional de Marketing, os leads já passaram da fase da atração e conhecimento de marca. Sendo então necessário provocar neles o interesse de compra, para que então possa ser convertido em um cliente.

Para alcançar esse objetivo, portanto, existem estratégias que contribuem para a geração de leads e a construção de um relacionamento com esses potenciais clientes.

Como gerar leads?

Inicialmente, você deve conhecer profundamente seu público-alvo para conseguir identificar o tipo de conteúdo pelo qual ele se interessa.

Após isso, podem ser usadas estratégias do Inbound Marketing, isto é, com base na produção de conteúdos que gerem valor de forma orgânica, ou seja, conteúdos que se desenvolvem sem o uso de anúncios e impulsionamento pagos.

Assim, para conseguir essa conversão de visitante para leads, a estratégia que pode ser usada é a presença de landing pages no seu site. Essa ferramenta se trata de uma página destinada a coletar informações pessoais dos usuários em troca de conteúdos oferecidos pela empresa. Posto isto, a empresa pode oferecer materiais gratuitos como:

  1. E-books
  2. Newsletter
  3. Cursos de menor duração
  4. Webinários
  5. Checklists

Ou qualquer conteúdo que esteja alinhado com a sua área de atuação e que sejam do interesse do seu público.

Como nutrir leads?

Agora que você já sabe maneiras de gerar leads, você deve estar se perguntando: “como eu posso nutrir esses leads de forma que, futuramente, eles possam ser convertidos em clientes?”.

Primeiramente, é importante saber de fato o que é a nutrição de leads. Esse termo se trata do mantimento de um relacionamento com seus leads, sendo uma relação benéfica a esse indivíduo, mesmo que ele ainda não se encontre preparado para realizar uma compra.

Esse processo é muito importante para uma empresa, pois, a partir de uma boa execução, é possível aumentar a propensão de compra dos leads. Dessa forma, quando o potencial cliente finalmente decidir realizar a compra, ele lembrará que a sua empresa manteve contato periódico com ele.

Outro ponto relevante é o fato da nutrição construir um relacionamento sólido com os futuros consumidores, de forma a aumentar as chances de fidelização de clientes.

Portanto, para fazer uma nutrição de leads da forma correta, a empresa deve levantar dois questionamentos:

Eu estou entregando uma mensagem que faz sentido com o perfil desse lead?

Essa primeira questão diz respeito à personalização, ou seja, sua empresa deve conseguir entregar conteúdos determinados a partir das necessidades e características dos leads – para facilitar isso, pode ser feito uma segmentação em grupos, conforme o perfil desses usuários. Ademais, vale destacar que a personalização é feita a partir das informações concedidas pelos visitantes na sua conversão para leads.

De quanto em quanto tempo devo fazer contato com os meus leads?

Por fim, sobre o tempo em que devem ser feitas essas ações, não há um padrão que garanta o sucesso. A nutrição de leads depende de muitos fatores e deve ser definido através de testes.

Além disso, para estabelecer esse espaçamento também é necessário que você se coloque no lugar do cliente. Assim, ao tratar, por exemplo, do e-mail marketing, sua empresa não deve enviar enviá-los com uma frequência incômoda, visto que isso pode gerar o efeito contrário e distanciar o lead da empresa. Por outro lado, a empresa não pode estabelecer um espaçamento muito distante no envio desses, ela precisa estar ativa regularmente para que fique presente na mente do lead.

Como gerenciar os leads?

Para auxiliar todo esse processo de geração e nutrição de leads, você pode usar plataformas ou softwares.  Que, além de te auxiliarem no processo, também disponibilizam uma mensuração da sua performance, permitindo que a realização do acompanhamento dos resultados.

Abaixo estão listadas algumas plataformas que podem ser muito úteis no controle dos leads:

  • RD Station
  • MailChimp
  • HubSpot
  • Leadlovers
  • ActiveCampaign

Conclusão

É notório o quanto a geração e nutrição de leads pode ser benéfica ao seu negócio. Com essa prática, a sua empresa conseguirá criar uma lista de contato com pessoas que apresentam potencial para se tornarem clientes.

Destarte, para conseguir realizar as práticas discorridas nesse artigo sua empresa precisa estabelecer estratégias que as orientem na atração do seu público alvo. Além disso, ela precisa ter estabelecido um modelo de negócio claro, que é base para todas as ações da empresa, inclusive no que tange à sua comunicação.

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