O consumo sustentável e sua implementação nas marcas está cada vez maior, mas você sabe a importância disso? A Marketing Júnior trouxe um guia para você entender tudo sobre essa nova tendência e como isso pode favorecer o seu negócio.

 

O que é consumo sustentável?

O consumo sustentável, também conhecido como consumo responsável ou consumo verde, é um consumo consciente, feito por meio da escolha de produtos que possuem menos recursos da natureza em sua produção, que foi produzido por meio de uma mão de obra justa e que não prejudiquem tanto a natureza quando descartados, pois são recicláveis e reaproveitáveis.

Sustentabilidade nas tendências

De acordo com pesquisas, o setor de mercado sustentável é um dos que mais cresce, não só no Brasil, como também no mundo. Durante a pandemia e a crise econômica muitos setores da economia caíram drasticamente, enquanto as buscas na internet por produtos sustentáveis tiveram um crescimento de 71%. O assunto começou a ser comentado 82% a mais, e suas notícias aumentaram em 82%, resultando em uma grande visibilidade nos últimos anos.

Os consumidores estão dando mais preferência a marcas que abraçam questões sustentáveis e conscientes, que não visam somente o lucro em suas propostas, mas também pensam na natureza como uma de suas prioridades e se posicionam de maneira diferenciada quando se trata de questões de respeito ao meio ambiente.

 

Como está o mercado de produtos sustentáveis?

Somente entre junho de 2019 e maio de 2020, cerca de 1,4 milhões de brasileiros fizeram compras de produtos com proposta sustentável. Cerca de 60% dos consumidores estão fazendo mudanças significativas em seus estilos de vida, a cada dia que passa os brasileiros estão buscando um estilo de vida mais sustentável e um consumo mais consciente, que agrida menos o meio ambiente e buscando produtos efetivamente naturais e ecológicos. 

Os fatos mostram como os consumidores estão cada vez mais engajados e a importância do eco-friendly, visto isso é imprescindível para as marcas se adequar a esses novos hábitos, então te mostraremos algumas maneiras de como pôr isso em prática, e relacionar sua marca a um estilo de vida mais sustentável.

 

Como tornar minha marca mais sustentável?

Para se juntar à tendência do consumo sustentável, as marcas podem começar com pequenas mudanças, que já fazem diferença pro consumidor, até chegar em projetos mais desenvolvidos e elaborados. Começar optando por produtos com processo de pouco impacto ambiental, que envolvem poucos recursos da natureza e causaram poucos danos à mesma são uma opção para adaptar seu negócio de maneira mais gradual.

Os produtos cruelty-free também são um dos mais procurados pelos consumidores atualmente. Especialmente em ramos ligados à beleza e moda, cada vez mais os compradores estão exigindo que os produtos sejam cruelty-free, ou seja, livres de crueldade animal: não podem ser testados em animais nem possuir pele dos mesmos em suas composições.

Além disso, outra maneira de adaptar a sua marca é por meio de embalagens recicláveis e reutilizáveis. Embalagens que se sejam compostas por materiais que se decomponham rapidamente na natureza, sem causar danos, assim como produtos com um design e funções reutilizáveis, que possam ser usados para diferentes motivos após seu uso principal, também estão entre algumas preferências dos consumidores.

Exemplo disso, em produtos que estão cada vez mais populares e imprescindíveis aos negócios são as colheres de sorvete feitas de madeira, que não prejudicam a natureza ao serem descartadas, e os canudos de papel, ambos os produtos substituindo um produto extremamente poluente: o plástico.

 

E agora, como informar essa mudança ao público?

Agora que sua marca incorporou essas diferenças tão importantes, chegou a hora de informar suas mudanças ao público, fazendo assim o seu negócio ser preferência e ocupar um posicionamento diferenciado. 

Para isso, existem diversas maneiras de informar o público de seus compromissos com a sustentabilidade. Começar informando em suas mídias sociais e canais essa mudança é essencial, como por exemplo adicionando em sua biografia ou na aba “Quem somos” que a marca preza pela sustentabilidade e apoia as causas de proteção à natureza, e as maneiras como faz isso é um ótimo começo  para ser vista por esse novo viés.

Somado a isso, adicionar essas informações em suas embalagens e produtos também é extremamente importante, pois ao adquirir ou ver aquele produto, o público já estará ciente de que a marca o produziu de maneira consciente e possui responsabilidades concretas, levando a sustentabilidade à prática, não deixando somente presente somente nas palavras.

Por fim, existem diferentes maneiras de informar o público das novas políticas e mudanças da marca, e podem ocorrer das mais variadas formas, só é preciso criatividade e adaptá-la ao perfil do seu negócio. Independente da maneira em que escolher, o importante é se juntar a essas práticas ambientais, e assim ajudar o meio ambiente e fazer a diferença, visto que os resultados com o público serão apenas benefícios e bônus por fazer escolhas responsáveis. 

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