Dentro de um negócio, as ações de marketing são de grande relevância, pois, a partir delas, torna-se possível ser realizada a tomada de decisões, as quais possuem o poder de impactar e influenciar diretamente a performance de uma empresa, produto ou serviço.

Conhecido o impacto que as decisões de marketing possuem, percebe-se que é de grande necessidade reconhecer se as atuais escolhas da área estão realmente mostrando efetividade. Desta forma, no texto de hoje, selecionamos os tópicos mais relevantes sobre como reconhecer a efetividade das decisões de marketing dentro de um negócio.

Fidelização dos clientes

Um dos principais indicativos sobre a efetividade das escolhas dentro de uma empresa, está relacionado com a baixa fidelização dos clientes. Esse processo, no qual o cliente escolhe novamente uma empresa para a compra de um produto ou fornecimento de um serviço, é de extrema importância, pois a partir dele, torna-se possível que haja uma previsibilidade nas receitas do negócio. Além disso, a fidelização de clientes também é um fator chave, o qual contribui também para o marketing boca a boca, modelo o qual não necessita de investimentos diretos em promoção, e também possui grande poder de influência sobre as pessoas que alcança.

Concentração de esforços de comunicação limitados ao digital

Devido ao aumento da digitalização, muitas empresas concentram todos os seus esforços de comunicação no digital. Entretanto, essa estratégia mostra-se problemática, visto que em muitos casos não há a presença de uma comunicação integrada de marketing, na qual todas as ferramentas existentes tornam-se protagonistas em uma meta conjunta de comunicação. Essa falta de integração faz com que não haja verdadeiramente uma segmentação entre os públicos que um negócio deseja atingir, o que impacta negativamente no número e perfil entre as pessoas alcançadas, e resulta em uma baixa performance de vendas no mercado.

Falta de uma pesquisa de mercado

Outro tópico muito importante que está relacionado às decisões de marketing, é a tomada de decisões a partir de “achismos” e opiniões próprias sem embasamentos, ao invés da realização de uma pesquisa de mercado. Esse tipo de erro é visto comumente em diversas empresas, principalmente em modelos de micro e pequenos negócios, visto que em muitos casos, por motivos de realocação de recursos financeiros, muitos donos e chefes de empresa, deixam de lado a importância da pesquisa de mercado, pois acreditam que somente a sua experiência é suficiente para reconhecer os padrões do mercado, o que faz com que diversos aspectos existentes entre o público alvo deixem de ser considerados. Essa escolha pode impactar negativamente na maneira como a empresa se comunica com seus clientes, junto com a falta de percepção a respeito das opiniões e preferências de seus públicos, o que gera resultados negativos em sua performance de venda. 

Falta de direcionamento relacionado ao ambiente interno da empresa

Além disso, outro erro relacionado às decisões de marketing dentro de uma empresa, está relacionado ao employer branding. Isso ocorre, pois em muitos negócios, os esforços de marketing acabam voltando somente ao ambiente externo, com enfoque ao consumidor, o que impacta de maneira negativa o ambiente interno, pois, com a falta desses esforços voltados aos funcionários, cria-se uma visão negativa em relação à empresa por parte dos colaboradores, o que pode gerar baixo engajamento e comprometimento com o trabalho, juntamente a um alto índice de desligamento da empresa. Isso faz com que seja criada uma reputação negativa, a qual é capaz de influenciar a decisão das pessoas em se candidatarem para uma vaga na empresa. 

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