Sabe quando você faz uma pesquisa no Google a fim de tirar uma dúvida ou encontrar algum produto e serviço, e então, aparecem vários sites listados?

Aqueles links que aparecem na primeira página estão ali, pois apresentam as melhores estratégias de SEO. 

E por experiência própria nós sabemos que na maioria das vezes não avançamos para as outras páginas de resultados do Google, mas sim, acessamos esses primeiros links.

Assim, tendo em vista que o site de buscas é esse principal ponto de partida para as pessoas buscarem por qualquer coisa na internet, é possível ver seu poder de gerar ganhos para empresas que sabem aproveitar isso. Afinal, no mundo tudo são feitas mais de 40.000 buscas no Google por segundo.

Dessa forma, neste texto iremos explicar o que significa SEO, como ele funciona, e daremos dicas de como você pode melhorar o site da sua empresa através do uso de algumas ferramentas.

O que é SEO?

A sigla SEO significa Search Engine Optimization, que é traduzida em Motor de Otimização de Busca.

Mas afinal, do que se trata esse termo?

SEO é um conjunto de técnicas feitas em sites, landing pages, blogs e páginas na internet, a fim de melhorar o rankeamento desse URL nos resultados do Google. 

Para realizar esse rankeamento o Google organiza as páginas visando entregar a resposta mais completa possível ao usuário que realizou uma determinada pesquisa. E para isso o algoritmo da plataforma se baseia em um conjunto de fatores que indicam que o conteúdo da página coincide com o que o usuário buscou.

Dessa forma, com o uso de algumas ferramentas você consegue fazer com que seu site se posicione no topo dos resultados.

Assim, é notório o quanto um site com um bom desempenho pode ser benéfico ao seu negócio. Algum dos benefícios do uso de estratégias de SEO são:

  • Aumento da popularidade do site
  • Aumento da popularidade da empresa
  • Ganho de autoridade no mercado
  • Chegada de mais visitantes, tais que se mostram como potenciais clientes
  • Maior chance de conversão em vendas

Assim, é notório que se o site da sua empresa não utilizar nenhuma estratégia de SEO ele terá um desempenho negativo nas pesquisas dos usuários. Sendo então, menos encontrado por potenciais clientes, uma vez que as páginas de resultados de busca a partir da segunda são raramente encontradas.

Veja no gráfico a relação entre a posição de uma página nos resultados e o número de cliques recebidos nelas

Fonte: Backlinko

Ou seja, quanto menor é a colocação de uma página menor é o número de cliques. 

Inclusive, também é possível notar que após o decréscimo entre páginas da 1ª até 10ª colocação, o número de cliques se mantém estável em uma quantidade muito baixa.

Como começar a usar SEO?

Agora que você já entende sobre o que é o SEO, sua importância e funcionamento, iremos te mostrar como começar a ter ações que contribuam para a otimização do seu site.

Portanto, as dicas e ferramentas abaixo te ajudarão e servirão para o estágio inicial da sua empresa com o uso de estratégias de SEO.

Tipo de conteúdo

Antes de utilizar qualquer ferramenta é essencial que o conteúdo produzido pela sua empresa tenha qualidade e seja relevante ao público. 

A relevância do seu conteúdo diz respeito à possível recepção do seu público à ele. Está sendo escrito sobre assuntos que interessam de fato ao seu público-alvo? Eles buscam por essas temáticas na internet?

Quando uma empresa compreende seu segmento de mercado ela tem facilidade em identificar os interesses dos seus clientes, então isso torna tudo mais fácil.

Já a qualidade do conteúdo se reflete em como você está abordando uma temática. Seu conteúdo permite uma compreensão clara do usuário sobre o assunto? Ele está superficial ou é completo?

Palavras chaves

As palavras-chaves são aquelas que os usuários vão digitar no Google ao fazer uma pesquisa. Assim, são a partir desses termos que você deve produzir conteúdo.

Para definir as utilizadas deve-se pensar em palavras relacionadas ao seu negócio de maneira ampla, não se limitando ao foco do seu serviço ou produto. Com isso, pessoas que são potenciais clientes encontrarão sua marca.

Para exemplificar, palavras chaves interessantes para uma empresa de marketing poderiam ser: estratégia, comunicação, marca, etc.

Utilização no texto

Cada página terá uma palavra chave relacionada ao seu conteúdo em questão. Dessa forma, para ter melhorar o seu SEO é importante que ela seja usada durante todo seu artigo ou página. 

Elas devem ser usados no:

  • Título da página
  • Subtítulos
  • Construção das frases

URLs das páginas

A URL da sua página deve seguir dois critérios: utilização da palavra-chave e ter um tamanho curto.

Com o uso da palavra chave você deixa claro o tópico central do seu conteúdo, além de facilitar com que o algoritmo do Google compreenda a importância que sua página está dando à palavra-chave pesquisada pelo usuário.

Além disso, para manter esse foco no que está sendo abordado é importante que sua URL seja curta, ela não precisa ser uma réplica do título da página. Você deve focar no que é mais relevante no conteúdo em questão.

Meta description

A meta description é o texto curto que aparece abaixo do título da sua página nos resultados de busca. 

Nela você deve fazer um resumo sucinto do que será abordado no texto (contendo a palavra chave). 

Mesmo que esse recurso não seja um fator de rankeamento como as anteriores, ele é importante. Ao utilizá-lo facilita a compreensão do usuário a respeito do seu conteúdo, com a leitura desse breve texto ele consegue identificar se o conteúdo supre sua necessidade.

Com a imagem abaixo é possível visualizar alguns aspectos abordados até aqui. O URL, título e por fim, a meta description de uma página:

Uso de links

Por fim, o último recurso auxiliar no aumento do rankeamento de uma página é o uso de links. Quando uma página utiliza links de outras páginas dentro do seu conteúdo, o Google entende que você está ajudando a pesquisa do usuário por fornecer mais fontes de informações. Assim, essa prática é valorizada.

Para aumentar o SEO devem ser usados links internos – de outros conteúdos do seu site – e links externos – conteúdos de outro site.

Conclusão

Embora essas práticas sejam muito benéficas para sites que estão começando a usar o SEO, vale destacar que as estratégias para melhorar seu site com essa técnica são muito amplas e complexas. Sendo um assunto muito relevante e válido para realizar um aprofundamento e um aprendizado contínuo.

Além dessa técnicas para ter um site de qualidade e que gere resultados, uma empresa deve ter uma comunicação assertiva. 

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