Em nosso último texto falamos sobre alguns detalhes importantes sobre posicionamento de marca, um pilar essencial para uma empresa. Hoje conversaremos sobre segmentação de mercado, trabalhando a temática de dor do cliente e alguns conceitos mais teóricos. Assim, nesse texto te ajudaremos a refletir sobre as necessidades e dores de seu público, também refletindo sobre as vantagens de focalizar seus esforços de marketing em comunidades específicas. 

Acredito que adentro do mundo virtual ou físico, algum vendedor já tenha utilizado alguma de suas dores para tentar vender um produto para você. No caso, é válido acrescentar que essas dores podem ser desejos ou necessidades mais específicas de um público, as quais nem sempre podem ser atendidas por produtos mais populares. Logo, antes de falarmos sobre o assunto em si, é necessário compreender sobre sua definição!

O que são necessidades e dores

Para teórico como Maslow, as necessidades dos seres humanos obedecem uma hierarquia, ou seja, assim que o individuo atende uma necessidade, uma nova irá surgir.  Conhecida como uma das principais teorias da motivação, Maslow acredita que essas necessidades são organizadas em níveis de hierarquia, sendo as necessidades fisiológicas como a base, e a auto realização como o estágio mais avançado. 

Isto é, após realizar necessidades básicas, o indivíduo irá procurar sanar respectivamente suas necessidade ligadas à segurança, socialização, estima e autorrealização. Porém, nem sempre essa ordem é seguida na prática, invertendo as prioridades impostas por Maslow conforme a maior necessidade percebida pelo indivíduo em um determinado momento.

Outra visão é a de Philip Kotler, o qual associa as necessidades diretamente ao marketing. Para ele, “Marketing é a ciência e arte de explorar, criar e proporcionar valor para satisfazer necessidades de um público-alvo com rendibilidade”. Ou seja, para Kotler, o marketing está diretamente ligada as necessidades e desejos dos consumidores, onde empresas devem se esforçar para suprir as necessidades desse público.

Entenda para quem você está vendendo 

A empatia, o poder de se colocar no lugar do próximo, é essencial para a visualização de uma necessidade. Portanto, você deve se esforçar ao máximo para visualizar quais são as maiores necessidades e dores do dia a dia do seu público-alvo

Para isso, você pode adotar algumas ações. O primeiro passo é fazer pesquisas recorrentes, conheça a característica do seu público, pesquise por dados ligados a sua geração, nível de formação, interesses e afins. 

Um exercício que pode ser feito é o da criação de personas. Além do texto disponibilizado pela Marketing Júnior USP, você pode fazer uma atividade extra. Em uma folha de papel escreva sobre as maiores dores diárias dessa pessoa, quais são os fatores que a incomodam no dia a dia?

Imagine um funcionário de uma empresa que se encontra infeliz no seu trabalho, quais são as suas maiores dores e ambições? Ele deve sentir um sentimento de frustração, incomodado com tudo aquilo que está enfrentando. Ademais, ele possui medo de tentar mudar, afinal, o desemprego no país está muito alto e as oportunidades para a sua área de formação são poucas. Junto a isso, ele também carrega desejos pessoais, como, por exemplo, a vontade passar mais tempo com sua família, além de desejar possuir maior estabilidade financeira para viajar e conhecer novos lugares.

Assim, como o seu produto ou serviço pode impactar a vida dessa pessoa? Quais as promessas de mudanças serão feitas? 

Aprofundamento para a descoberta de problemas específicos

Interação’, essa pode ser uma das ações essenciais para a descoberta de problemas. Afinal, vamos supor que você esteja desenvolvendo um produto voltado ao ambiente fitness. Claro, além de criar personas e pesquisar sobre o tema, por que não vivenciar o ambiente e conhecer o dia a dia? Converse com profissionais da área, recolha dados e opiniões.

A criação de soluções inovadoras pode se tratar de um processo muito delicado e cheio de detalhes. A segmentação é essencial para o sucesso dessa ideia, a qual pode ter um poder revolucionário, desde que bem trabalhada. 

A importância da segmentação 

A partir do entendimento sobre o que é uma necessidade, é imprescindível falar sobre segmentação, afinal, ela é essencial para o aprofundamento de cada público. Afinal, quando uma empresa direciona esforços para um público errado, ela acaba perdendo tempo e dinheiro. 

Em teoria, você pode utilizar alguns critérios para separar o seu público, sendo esses fatores decisivos no momento na compra, como a demografia, personalidade, estilo de vida, etc. Para melhor visualização, veja na imagem abaixo. 

Segmentação na prática 

Tendo em mente que cada público possui anseios e necessidades distintas, podemos citar um exemplo popular: o consumidor que visa adquirir um carro pode ser dividido de algumas formas. O indivíduo que deseja um carro esportivo não enxerga o automóvel apenas como um meio de locomoção, mas sim como um objeto que irá trazer consigo status e poder. Assim, elas pagam por isso. O veículo pode ser mais caro, mas o público está disposto a pagar por isso. 

Por outro lado, o indivíduo que busca por um carro de passeio, irá visar por marcas mais populares, buscando por um veículo de boa manutenção e confortável. Ou seja, o veículo terá como principal função o transporte da família. Por meio desse exemplo é possível visualizar que um mesmo produto pode ser segmentado para diversos públicos.

E você, já possui em mente qual a necessidade que sua empresa irá sanar? Já está aplicando na prática? Afinal, como saber se essa ideia é realmente inovadora? Essas são algumas das perguntas que valem muito, e devem ser pensadas com extremo cuidado!

A Marketing Júnior USP fica a total disposição para te ajudar com essas questões, afinal, antes de investir em uma ideia, é necessário realizar um verdadeiro aprofundamento sobre ela, evitando desperdícios de tempo e dinheiro. Agende ainda hoje seu diagnóstico GRATUITO clicando aqui! Vem conversar com a gente!

 

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