Métricas de análise de SEO
SEO – Search Engine Optimization

Aprenda agora os 5 passos para aplicar o SEO em suas estratégias de marketing digital.

O que é SEO?

Search Engine Optimization (SEO) é uma ferramenta de marketing e publicidade. Ela é usada para ranquear páginas da internet em motores de pesquisa como: Google, Yahoo! Search e o Microsoft Bing.

Por padrão, os buscadores de pesquisa mostram 10 resultados por página. Entretanto, a maioria dos pesquisadores enquanto navegam pela internet tende a clicar nas primeiras.

Dessa forma, manter suas páginas no topo das buscas é uma excelente estratégia de marketing digital para otimizar resultados. Por isso, nesse artigo, falarei sobre um método que ajudará você a direcionar o tráfego para seu site.

5 passos para implementar o SEO

Compreendendo as estratégias

Vamos inicialmente discutir a metodologia de como implementar o SEO. De uma maneira geral ela serve para todos os sites. Isso, porque essa é composta por etapas fundamentais que precedem um excelente resultado na otimização de suas páginas.

Passo 1 – A pesquisa

A pesquisa é composta por uma visão geral do cenário em que sua empresa está inserida. Ela leva em conta o contexto macroambiental, as intenções de buscas dos seus clientes, além da análise dos seus competidores.

Nessa etapa, serão definidas as principais keywords (palavras-chaves de busca), assim como também, as personas. Isso trará maior clareza quanto aos objetivos que podem ser atingidos com a otimização. Por exemplo, gerar mais conversões (vendas) ou gerar mais visitas ao site. Caso tenha uma página de vendas pode conferir nosso artigo sobre marketplace.

Portanto, a pesquisa define quais os testes ou mudanças serão aplicadas no site, a fim de trazer melhores resultados.

Passo 2 – Auditoria

Então, após identificar o contexto em que a empresa se encontra, pode-se aplicar um posicionamento dentro desse cenário. O foco, agora, é levantar quais áreas internas precisam de melhorias.

Dessa forma, a etapa de auditoria é constituida pelos processos: Identificação, atualização e indexação.

1- Identificação: quais URL’s precisam de ser organizadas para os buscadores.
2- Atualização: ordenar quais URL’s nos termos de busca serão exibidos nos resultados de pesquisa do motor de buscas.
3-Indexação: revisão de todos os parâmentros de otimização das buscas pela ferramenta Google Search Engine.

Essa inspeção tem a finalidade de rever a facilidade com a qual as páginas são encontradas. Revisar os conteúdos presentes, podendo rever a necessidade de manter páginas que não geram engajamento. Além de funcionar como instrumento de revisão da autoridade que seus links estão gerando no motor de buscas.

Passo 3 – Otimização

Em geral, muitas empresas visando aplicar os conceitos de SEO se deparam diretamente com essa etapa. E acabam sem embasar os fundamentos de suas decisões em uma pesquisa de keyword. Assim, após feita a pesquisa para as palavras-chave e a auditoria em seu site, pode-se prosseguir para a etapa 3.

Para melhorar a performance dos seu site implementa-se mudanças nos títulos, nas meta descrições, adiciona-se mais links confiáveis. Nesse passo, também, faz-se melhorias nos conteúdos já publicados e otimizações técnicas para qualificação do carregamento das páginas.

Passo 4 – Amplificação

As melhorias feitas nos sites estruturam suas páginas para conter mais links de direcionamento e anúncios por backlinks.  Isso, gera suporte para que você encontre diferentes fontes de tráfego.

Nesse momento, pode-se utilizar as redes sociais como vetores de tráfego para as suas páginas, anúncios pagos ou, até mesmo, links enviados por e-mail.

O objetivo é fazer com que mais pessoas busquem suas páginas. Aquecer os motores de buscas para as palavras-chave que você otimizou em seu site. Além de dar maior visibilidade para os seus conteúdos.

Passo 5 – Iteração

Essa etapa você irá medir aquilo que você fez e confrontará com os testes que foram definidos na pesquisa inicial. O objetivo é criar relatórios e verificar a partir da análise desses, qual o impactos das suas estratégias digitais.

Conclusão

O SEO não é composto unicamente da implementação das técnicas de otimização. Ele é utilizado como uma metodologia mais robusta, a qual conta com um momento de definição do panorama competitivo, um segundo momento de identificação do seu posicionamento nesse panorama, e finalmente da implementação de melhorias baseadas em seu objetivo.

Para saber mais sobre SEO e como implementar uma estratégia adequada de marketing digital, agende um diagnóstico gratuito! Ficaremos felizes em ajudar.

Foto de perfil do autor.
Nome: Matheus Bruzaca
E-mail: matheus.bruzaca@marketingjr.com.br

Comentários

Enviar Mensagem
1
Precisa de Ajuda?
WhatsApp Marketing Júnior USP
Olá! Tem alguma dúvida?
Converse pelo Whatsapp!