“O marketing é alma do negócio”. Essa foi a frase que ouvi de um senhor que trocava a lâmpada de uma salinha escura, em um bairro humilde da zona leste de São Paulo, enquanto a esposa dele, costureira, me contava sobre as tentativas de vender algumas peças de vestuário que ela mesma produzia.

Essa frase me fez pensar nas inúmeras pessoas a frente de negócios que menosprezam os esforços de marketing como parte fundamental da vida e sucesso de uma empresa.

Ao contrário do que elas pensam, aquele casal, empenhando em dar continuidade ao seu singelo negócio, tem toda razão. Talvez você não concorde com isso, mas de uma coisa não há como duvidar:  Se o marketing não é a alma do negócio, ele está intimamente ligado e direcionado à grande essência de qualquer empresa: os clientes.

Marketing pra quê?

Pensamento-Estratégico

Nenhum empreendimento sobrevive sem que existam pessoas interessadas em investir tempo e dinheiro àquela oferta de mercado. Seja um negócio voltado à produtores ou consumidor final, a bens, serviços ou ideias, alguém precisa comprar o que você oferece.

Em outro texto do blog, explicamos sobre o que é o marketing e ao que ele se aplica. Assim, o marketing está em toda parte e pode ser aplicado a todo e qualquer tipo de negócio.

Os profissionais dessa área ocupam-se de planejar e executar ações para, segundo a American Marketing Association, criar, comunicar, entregar e trocar ofertas que tenham valor para consumidores, clientes, parceiros e sociedade como um todo.  

Tais agentes empenham-se totalmente a atender às necessidades dos clientes para que o empreendimento mantenha-se vivo no ambiente de mercado. Para que isso aconteça, a satisfação dos clientes deve ser o foco e a grande preocupação de qualquer empresa.

E é aí que entram os profissionais de marketing.

Como o Marketing pode salvar o seu negócio?

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Por meio de estudos e pesquisas, os profissionais de marketing buscam oportunidades nas quais possam investir para oferecer o melhor produto, com o melhor preço, entregando e comunicando de modo eficiente um produto ou serviço que se adeque às necessidade de um segmento ou nicho de mercado, além de serem responsáveis por auxiliar na gestão e construção de marcas fortes no mercado.  

Se você trabalha ou gere uma empresa, provavelmente você já deve ter buscado a resposta para essas perguntas:

  • Para determinado ambiente social, político e econômico, segundo os recursos e objetivos de uma empresa, qual o melhor produto a ser desenvolvido? Como ele deve ser?
  • A que necessidade ele atenderá?
  • Como ele será precificado e de que forma será entregue ao público-alvo?
  • Como será comunicado a esse público às qualidades e benefícios desse produto?
  • Como age a concorrência no setor?
  • Será que a intenção da empresa realmente corresponde a uma oferta que será aceita no mercado?

As pesquisas e análises de marketing são os responsáveis por responder a essas e outras perguntas que são extremamente importantes para o planejamento estratégico de qualquer negócio. 

O que é o famoso Mix de Marketing?

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Junto a uma equipe multidisciplinar, reunindo esforços, os profissionais de marketing trabalham orientados a 4 vertentes. Essas compõem o chamado Mix de marketing, formado pelos tão conhecidos 4 Ps: Produto, Preço, Praça e promoção.

Como já dito, o produto, preço, praça e promoção, por meio de pesquisas e análises, precisam ser planejados e estruturados de acordo com o posicionamento da marca e oferta de mercado, para que não restem dúvidas ao consumidor quanto a proposta do que é oferecido.   

Muitas marcas renomadas já cometeram erros que resultaram em polêmicas e até na retirada do produto do mercado.

Um exemplo é a empresa “Colgate” que, apesar de ser do ramo de saúde, já se arriscou em lançar um produto do ramo alimentício. A empresa amplamente conhecida pelos seus produtos de higiene bucal fracassou nessa empreitada e percebeu que era melhor manter o foco no setor que já atuava.

Recentemente, times de futebol fizeram o lançamento das novas camisas utilizando mulheres que sensualizavam com o uniforme. A campanha foi alvo de críticas e resultou em mais uma polêmica que surgiu por causa de uma comunicação mal elaborada, que poderia ter sido evitada por estratégias de marketing bem elaboradas.

Um exemplo de sucesso

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Segundo dados de uma pesquisa da Nielsen Innovation (2018), um dos motivos pelos quais os produtos falham ao serem lançados no mercado é porque “1/3 deles não recebem suporte de marketing suficiente”, além disso, “1 em cada 4 conceitos realmente correspondem a uma necessidade do consumidor.”

Apesar dos concorrentes empenharem-se em inovar para competir no mercado, a Apple ainda se destaca não só como empresa no ramo de tecnologia, mas também como um grande exemplo de sucesso de marketing.

A marca cria, comunica e entrega, por meio de seus produtos, atendimento e suporte, qualidade e excelência. Cumprindo o que promete no que tange às necessidades e expectativas do consumidor, o que faz com que o valor que as pessoas enxergam nos produtos compensem seus altos custos.

O mix de marketing da empresa está alinhado com seu posicionamento e oferta entregue ao mercado. Quando isso não acontece, isto é, quando algum dos compostos do mix de marketing apresentam alguma falha em sua estratégia, a empresa sentirá o reflexo disso na demanda pelo produto ou serviço.

O sucesso ou fracasso de um negócio depende de muitas coisas, mas com certeza o trabalho do profissional de marketing é parte fundamental dos bons resultados de uma empresa.

A Marketing Júnior USP sabe disso e age para oferecer o melhor caminho e apoiar as melhores estratégias para qualquer negócio!

jacqueline

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