MVV: Entenda a importância desse conjunto para sua empresa!

O MVV (Missão, visão e valores) é um conjunto de ferramentas utilizadas para auxiliar na construção da identidade de uma marca, além disso, elas também servem como guias para a definição dos propósitos e ações da empresa para alcançá-los.

Missão, Visão e Valores, uma forma poderosa de dar foco, inspirar, motivar e engajar pessoas!

O que é Missão?

A Missão é o motivo pelo qual a empresa existe, a razão das suas ações, do oferecimento de seus produtos e serviços e o que guiará seu posicionamento. Além disso, é na missão onde os diferenciais e objetivos da empresa serão expostos. 

Normalmente, a missão é apresentada ao público através de uma frase que contém o cerne da empresa, ou seja o que ela é, o que ela faz, para quem ela faz e como ela faz.

Para exemplificar, a missão da Nike, empresa voltada para artigos de esportes é: “Vender artigos esportivos, buscando inovação tecnológica e proporcionando conforto para seus clientes”.

Já a Google, site de buscas virtuais, possui a seguinte missão: “Nossa missão é organizar as informações do mundo para que sejam universalmente acessíveis e úteis para todos”.

Why I'm Obsessed With Being a Google Local Guide - David McBee, Internet Marketing Speaker, Trainer and Consultant

Nesse sentido, a missão pode ser definida como a identidade de uma marca. Esses dados devem se manter continuamente atualizados e atrelados à atuação da empresa, se adequando tanto à essência da empresa quanto ao mercado e a sociedade em geral.

O que é Visão?

A Visão é uma ferramenta que permite que a empresa trace uma trajetória que deseja seguir, a imagem que deverá alcançar em um determinado período de tempo através de suas ações.

Sob esse ponto de vista, ao contrário da missão, a visão está atrelada ao que a companhia deseja ser. Assim, ela deve ser definida de uma maneira realista e coerente, pois consequentemente, esse fator servirá como um guia para traçar as estratégias e projetos futuros do negócio.

Para ilustrar, a rede de supermercados varejistas Wallmart possuí uma visão segmentada para o mercado brasileiro que é “Ser o melhor varejista do Brasil na mente e no coração dos consumidores e dos funcionários”. Já a montadora de carros Toyota definiu sua visão em um aspecto global, contemplando todos os países em que a marca está presente, tendo assim a frase: ” Consolidar nossa inquestionável qualidade global dos produtos e serviços em uma posição de líder de mercado” como definidora de suas metas.

E os Valores, o que são?

E finalmente, os valores são as crenças que constituem o ambiente organizacional da empresa. Logo, esse fator deve fazer parte do DNA da marca, estando presentes em todas as ações relacionadas a mesma.

A Apple marca de produtos tecnológicos tem uma ampla gama de valores definidos, dentre eles estão:

  • Inovação;
  • Qualidade e Excelência;
  • Simplicidade acima da complexidade;
  • Aquisição vertical;
  • Qualidade é melhor do que quantidade (num portfólio);
  • Colaboração e Polinização cruzada;
  • Responsabilidade social e ambiental.

Portanto, através da estruturação dos valores, as normas de conduta e atitudes esperadas por seus funcionários e em todo o ambiente de convivência são traçadas. A longo prazo, a definição de valores condizentes com a empresa irão facilitar na transmissão da imagem da marca para os clientes e a sociedade.

Por que a Missão, a Visão e os Valores são importantes?

E por fim, você deve estar se perguntando o por quê essa ferramenta deve ser aplicada em uma empresa.

Além de auxiliar na criação e estruturação de uma imagem para a marca e ajudar a traçar seus diferencias, a utilização de um MVV bem estruturado resulta em uma cultura organizacional pautada em convicções alinhadas entre líderes, funcionários, consumidores e a organização em si. Isso porque, através da definição desses fatores os objetivos da marca e as ações necessárias para realiza-los são expressas de maneira estratégica, facilitando a compreensão e entendimento de todos que permeiam esse ambiente.

Portanto, esses princípios farão parte de todas as tomadas de decisão da organização, desde a elaboração de novas estratégias até o atendimento inicial ao cliente, entre outros.

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