Com tantas empresas sendo criadas diariamente, as chances de sucesso de startups estão cada vez menores. A concorrência cresce cada vez mais e a diferenciação se torna um ponto crítico na estratégia de posicionamento da empresa.

Dessa forma, é importante que, ao abrir um novo negócio, o público alvo deve estar bem definido, assim como  a solução para uma dor desses potenciais clientes. Assim, a empresa pode concentrar seus esforços e investimentos iniciais nas estratégias mais assertivas possíveis.

O que é nicho de mercado?

Nicho de mercado é uma segmentação do setor em que a empresa está inserida. Essa segmentação busca encontrar grupos com as mesmas dores e interesses. Por isso, podemos encontrar soluções específicas e personalizadas para esse grupo.

Pensando em um cenário em que os consumidores estão cada vez mais a procura e dispostos a investir em serviços que resolvam problemas específicos, a especialização e personalização agregam cada vez mais valor ao produto ofertado.

Além de se adaptar aos consumidores, a empresa também consegue encontrar parcerias e investimentos mais estratégicos e benéficos para seu negócio, possibilitando a criação de uma soluções ainda mais completas para os seus clientes.

No mercado de produtos de perfumaria, por exemplo, temos os nichos de produtos veganos, hipoalergênicos, tipos específicos de pele ou cabelo, entre outros.

Existem diversos tipos de segmentação para encontrar nichos, alguns deles são:

  • Geográfica: focada em um estado, cidade ou região específica;
  • Demográfica: se baseia em gênero, idade, renda e outros;
  • Psicográfica: estuda o estilo de vida e valores do público;
  • Comportamental: sobre hábitos de consumo de um grupo.

Como encontrar seu nicho de mercado?

Para encontrar o nicho ideal para seu negócio, é preciso:

  1. Descobrir em que mercado deseja atuar;
  2. Entender que problema quer solucionar; 
  3. Visualizar a existência de demanda para esse produto ou serviço;
  4. Analisar a concorrência desse segmento.

A empresa precisa se adaptar ao público, não o contrário. Por isso, é importante analisar o ambiente em que ela está inserida.

O tamanho do mercado depende do número de pessoas que mostram a necessidade ou desejo, que têm recursos que interessam a outros e estão dispostos e em condição de oferecer esses recursos em troca do que desejam”

Philip Kotler

Para fazermos essa análise, temos algumas ferramentas que podem ser utilizadas.

Pesquisa de mercado 

A pesquisa de mercado tem a função de coletar e analisar dados que auxiliem no entendimento da situação da empresa. Sobre o público alvo, conseguimos entender suas dores, barreiras, necessidades e desejos.

  • Pesquisa qualitativa: busca criar hipóteses, prever tendências e entender as motivações de um grupo
  • Pesquisa quantitativa: valida essas hipóteses e capta dados numéricos específicos que auxiliam na tomada de decisões.

Os resultados encontrados auxiliam na descoberta de oportunidades que podem ser abraçadas nas estratégias do negócio e possíveis ameaças que devem ser evitadas ou minimizadas.

Persona

A persona é um personagem criado pela empresa que representa o cliente ideal, foco das estratégias criadas. Um negócio pode ter mais de uma empresa já que pode ter produtos focados em mais de um tipo de consumidor.

Com essa ferramenta, conseguimos tornar mais tangíveis as dores e necessidades do público, aprofundando e facilitando o entendimento sobre o que agrega valor para ele.Além disso, podemos obter os dados para a criação da persona através da captação de dados já existentes ou utilizando a pesquisa de mercado.

Agora temos dados o suficiente para entender que nicho de mercado abordar e como criar o produto certo para aquela persona.

Como a Marketing Júnior pode te ajudar?

A Marketing Júnior USP tem especialidade no serviço de pesquisa de mercado, além de 12 anos de experiência. Moldamos nossos serviços conforme a necessidade do cliente, buscando os melhores resultados.

Trabalhamos com pequenas, medias e grandes empresas, startups e empresas consolidadas no mercado

Se você quer encontrar o nicho certo para sua empresa entre em contato conosco e agende um diagnóstico GRATUITO.

Comentários

Enviar Mensagem
1
Precisa de Ajuda?
WhatsApp Marketing Júnior USP
Olá! Tem alguma dúvida?
Converse pelo Whatsapp!