“Você se importaria de responder a uma pesquisa rápida? Não levará 5 minutinhos!”

É possível que você já tenha sido abordado por alguém dessa forma após receber um atendimento. Antes dependentes do contato pessoal ou por telefone, hoje as empresas buscam outras maneiras de falar com seus clientes e de incentivar a participação em pesquisas de satisfação.

Na Renner, por exemplo, um totem fica disponível para você avaliar a sua visita à loja. Na rede de hamburguerias The Black Beef é possível fazer uma descrição mais detalhada sobre o atendimento e qualidade do lanche consumido. Já o Outback Steakhouse fornece cupons promocionais para quem responder a pesquisa em seu site.  

Essas ações tem como objetivo entender o cliente e saber como ele avalia o produto ou serviço entregue, de forma que a empresa possa se adequar e sempre evoluir. Mas essa é só uma das maneiras que as pesquisas de marketing podem ser aplicadas.

O que você oferece é o que o cliente quer comprar?

Segundo Kotler e Keller (2012), “são chamadas pesquisas de marketing as atividades sistemáticas de concepção, coleta, análise e edição de relatórios de dados e conclusões relevantes sobre uma situação específica de marketing enfrentada por uma empresa”.

Espera-se que as pesquisas orientem a tomada de decisões dos gestores, uma vez que, após a apresentação dos resultados, dúvidas são esclarecidas, hipóteses são confirmadas ou refutadas, pode-se identificar o custo-benefício e novos insights do consumidor, entre outras conclusões que são utilizadas para construir ou incrementar a oferta.

As pessoas querem inovação, diferenciação, produtos e serviços de qualidade. Essas são as palavras que guiam as promessas de muitas empresas atualmente. Mas o que de fato é útil para o consumidor? Será que você está investindo no setor ideal? Será que você entregará valor aos clientes?

Qual a vantagem de contratar uma pesquisa de marketing?

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Uma das coisas que mais se escuta de empreendedores é: “não se apegue a uma ideia.”

Ao longo do tempo, percebe-se que por mais brilhante que você imaginasse ser um produto ou serviço é muito possível que eles precisarão passar por modificações desde o desenvolvimento até o lançamento no mercado. Em alguns casos, modifica-se completamente a oferta em relação à ideia original.

Quem de fato vai fazer uso terá percepções que muitas vezes passam despercebidas pelos idealizadores. As pesquisas de marketing tem a vantagem de fazer os investidores entenderem não só o mercado, mas as grandes lacunas no projeto que precisam ser preenchidas ou alteradas para de fato alcançar sucesso no empreendimento.

Muitas vezes, as pessoas investem altos valores no lançamento de um produto e fracassam. Se esse valor tivesse sido investido em uma boa pesquisa para validar a ideia, o investidor teria economizado ao não dar continuidade em um negócio por ter identificado com antecedência sua aceitação no mercado.

Resultados que orientam ações consistentes

As pesquisas podem auxiliar, por exemplo, o desenvolvimento ou melhoria do produto, da embalagem, de propagandas, de canais de distribuição e de comunicação.

Um produto muito conhecido no mercado é a famosa lâmina de barbear, comumente chamada de Gillette. A seguir, temos um exemplo que Kotler e Keller (2012) trazem sobre como uma pesquisa pode ajudar e ser útil para um negócio.

“Após a pesquisa revelar que, durante cada sessão de depilação, as mulheres mudam aproximadamente 30 vezes o modo como manuseiam uma lâmina, a Gillette projetou a linha Venus com um cabo emborrachado largo e esculpido, que oferecia maior aderência e controle, e uma lâmina de formato oval em um estojo que poderia ser colado à parede do box do banheiro.

(…) Quando uma pesquisa posterior da Gillette revelou quatro segmentos de mulheres que se depilam com lâminas — as que buscam uma depilação perfeita (totalmente sem pelos), as que cuidam da pele, as pragmáticas funcionais e as que buscam facilidade — a empresa projetou produtos Venus para cada perfil.”

Como realizar uma pesquisa de mercado?

A Marketing Júnior USP desenvolve e aplica pesquisas qualitativas e quantitativas. A seguir, você entenderá como é o processo para elaboração e aplicação delas.

Etapa 1: Briefing de Pesquisa

Antes de iniciar uma pesquisa é necessário identificar o problema a ser resolvido e o que deseja-se mensurar ou inferir da pesquisa. A partir disso, elabora-se um briefing, documento no qual será registrado as principais informações sobre objetivos da pesquisa, público-alvo, métodos e questões específicas que serão abordadas.

Etapa 2: Desenvolvimento da estrutura da pesquisa

Nessa etapa, elabora-se o roteiro ou questionário, adequando-se a pesquisa qualitativa ou quantitativa. Para isso, desenvolve-se as perguntas que serão aplicadas de modo que a coleta dos dados seja eficiente e resulte nas informações específicas necessárias para o contratante.   

Etapa 3: Aplicação da pesquisa

Com o roteiro ou o questionário pronto, orientados pelo briefing de pesquisa, uma equipe de consultores entra em contato com o público-alvo e dá início à aplicação. 

Etapa 4: Análise dos dados

Após o período de aplicação, os dados coletados são organizados e analisados para que assim as informações que respondem ao problema que motivou a pesquisa sejam identificadas.

Etapa 5: Direcionamentos estratégicos

Com intuito de alcançar os objetivos traçados no início do projeto, identifica-se as estratégias a serem adotadas pela empresa dentro das condições de mercado e de acordo com o que foi identificado na pesquisa. Os direcionamentos devem ser personalizados para cada cliente a fim de que as ações operacionais e táticas estabelecidas sejam eficientes.

jacqueline

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