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MindMiners – Mensuração de Resultados

Brand Lift é um termo que pode ser traduzido como o aumento da interação entre a marca e o seu público por meio de uma campanha publicitária.

Mensurar o Brand Lift é importante para compreender de que forma as estratégias de marketing e de comunicação têm impactado o público-alvo da marca e influenciado a sua percepção.

Neste artigo você vai entender melhor o que é Brand Lift e como ele funciona, além de conferir também 5 dicas para colocar isso em prática na sua empresa e/ou agência.

O que é Brand Lift?

O Brand Lift é uma importante ferramenta para mensurar os resultados de uma campanha publicitária, considerando o impacto das mensagens transmitidas nas percepções e comportamentos do consumidor durante toda a sua jornada de compra.

O Brand Lift fornece insights valiosos sobre a influência de qualquer esforço publicitário em métricas como:

  • Reconhecimento de marca;
  • Recall;
  • Consideração;
  • Favorabilidade;
  • Intenção de compra;
  • Interesse da marca.


Com os resultados obtidos, é possível fazer determinados ajustes na campanha com muita agilidade. Isso ajuda a otimizar esforços e recursos para que, ao final, seja possível alcançar os objetivos pretendidos pela marca.

Como o Brand Lift funciona na prática?

Não basta saber o que é Brand Lift, é preciso entender como ele funciona na prática. Nesse sentido, as pesquisas surgem como um recurso muito útil.

O primeiro passo é separar a amostra da sua pesquisa em dois grupos: aqueles que foram expostos ao seu esforço de comunicação, seja ele um filme, um anúncio ou um spot de rádio, por exemplo, e aqueles que não foram expostos.

Depois disso, os questionários da pesquisa são enviados aos dois grupos. Em seguida, as respostas dos dois grupos são comparadas para, então, determinar o “lift” da campanha.

Exemplos de perguntas de Brand Lift

Agora que você já sabe o que é Brand Lift e como ele funciona na prática, separamos algumas perguntas que você pode usar no seu questionário para medir o sucesso da sua campanha publicitária.

Procure combinar perguntas de awareness, recall, NPS e intenção de compra no seu questionário digital. Assim, fica mais fácil entender como sua campanha está sendo vista por seu consumidor.

  1. Você se lembra de ter visto uma propaganda da [NOME DA MARCA] nas últimas duas semanas? Se sim, onde foi que você viu?
  2. Quando você pensa na marca [NOME DA MARCA], qual é a primeira coisa que vem à sua mente?
  3. Você compraria um produto da marca [NOME DA MARCA] na próxima vez que precisar de um software de gestão? [utilize o produto ou o serviço que a sua empresa oferece].
  4. De 0 a 10, o quão tentado você ficou a comprar o nosso produto?
  5. De 0 a 10, quais as chances de você indicar o nosso produto para um amigo?

4 dicas de Brand Lift

1 – Alinhe objetivos e critérios de sucesso

O objetivo da sua pesquisa de Brand Lift deve estar perfeitamente alinhado com o critério de sucesso da sua campanha publicitária. Se a intenção da pesquisa é medir o aumento de recall, as estratégias para otimizar a campanha devem ser adotadas com base nesse mesmo critério de sucesso.

2 – Plano de mídia

É o plano de mídia que determina onde a mensagem da sua campanha será veiculada. Por isso, é fundamental que se compreenda como cada veículo de comunicação se comporta e quais deles são mais consumidos por seu público-alvo.

3 – Perguntas concisas

Durante a sua pesquisa de Brand Lift, evite fazer perguntas muito longas. Vá direto ao ponto. As chances de o usuário aderir à pesquisa são maiores quando as perguntas tomam menos tempo dele.

4 – Atenção à concorrência

As campanhas publicitárias dos seus concorrentes podem estar circulando simultaneamente à sua. Dessa forma, o seu público-alvo pode estar exposto à influência de outras marcas também.

Para que você não seja negativamente impactado, fique atento ao que os seus concorrentes estão veiculando e faça os ajustes que forem necessários. Desta forma, você consegue adotar planos de ação para a sua empresa.

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