O que são objetivos de marketing e de comunicação?

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Os objetivos de marketing

Ao estruturar o planejamento estratégico de uma organização, os gestores envolvidos no processo devem pensar não só onde querem chegar, mas como cada área vai atuar para gerar os resultados esperados.

Sendo assim, o planejamento estratégico de marketing é responsável por alcançar os objetivos gerais da empresa dentro do departamento de marketing, por meio da criação de objetivos de marketing.

Os objetivos de comunicação

A partir da formulação dos objetivos de marketing são construídos os objetivos de comunicação. Esses objetivos são responsáveis por auxiliar os objetivos de marketing dentro da área de comunicação da empresa.

Apesar da criação de objetivos parecer algo complicado, essa não passa de uma forma de estruturar o “como” a empresa vai atingir as suas metas anuais por meio do “p de promoção“.

Exemplo aplicado dos objetivos de marketing e comunicação

Como exemplo prático, podemos pensar em uma empresa que tem o objetivo de crescer 10% ao ano. Os objetivos de marketing vão refletir neste objetivo inicial, ou seja, um objetivo plausível neste caso seria aumentar as vendas da empresa em 20%.

Já os objetivos de comunicação são responsáveis por auxiliar nesse objetivo de marketing, o qual seria, por exemplo, aumentar a audiência da empresa em 40% por meio de mídias interativas.

É importante notar que, todos os objetivos devem ser de certa forma numéricos, para que no futuro seja possível mensurar seus resultados em relação ao objetivo inicial.

O que é o mix de mídia?

O mix de mídia são ferramentas que tornam possível a execução dos objetivos de comunicação.

A partir dos objetivos traçados, os gestores de comunicação são responsáveis por montar um plano de ação com as mídias disponíveis para atingi-los ao longo do ano.

Os principais componentes do mix de mídia são:

  1. Propaganda;
  2. Marketing direto;
  3. Marketing Interativo;
  4. Promoção de vendas;
  5. Publicidade / Relações públicas;
  6. Venda pessoal.

Todos esses elementos geram contato com possíveis consumidores e devem ser escolhidos com base em um planejamento de comunicação, baseado em uma pesquisa e no público-alvo do seu negócio.

Qual a importância da mensuração?

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Após ter todos os objetivos traçados e planos de ação executados, os tomadores de decisão de uma empresa são responsáveis por medir os resultados das suas ações.

Deste modo, a mensuração é importante pois é a partir dela que uma instituição consegue entender se as suas ações estão gerando resultados e, consequentemente, atingindo os objetivos do planejamento estratégico.

Outros fatores que também dependem da mensuração são:

  • Justificativa do orçamento investido;
  • Reconhecimento do trabalho realizado;
  • Otimização das estratégias de comunicação;
  • Para apoiar a tomada de decisão e avaliação de riscos.

Métricas de avaliação de mensuração da comunicação

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Para mensurar a comunicação, é possível analisar 3 métricas diferentes, propostas por Mitsuru em seu livro “Retorno de Investimentos em Comunicação – Avaliação e Mensuração”.

1 – Métrica de eficiência

Esse tipo de métrica mensura a qualidade do conteúdo da mensagem, adequação dos meios de comunicação utilizados, aderência dos objetivos de comunicação previstos e qualidade na execução.

A métrica de eficiência pode ser medida por escalas de 0 a 10 preenchidas por gestores de comunicação, diretores de marketing ou qualquer tomador de decisão que esteja supervisionando as atividades realizadas dentro do departamento.

2- Métrica de eficácia

Essa métrica mensura a quantidade de pessoas atingidas pela mensagem, resultados de pesquisa online, e retorno de investimentos financeiros.

A métrica de eficácia pode ser avaliada por aplicativos de monitoramento de plataformas online ou propaganda em canais de comunicação em massa, dependendo do tamanho da empresa analisada.

3- Métrica de efetividade

Essa métrica é responsável por mensurar e comparar os resultados obtidos ao longo do tempo. Em outras palavras, ela mede a eficácia de todas as ações de comunicação por um período específico de tempo.

A métrica de efetividade por ser quantificada por planilhas que obtenham os resultados de uma campanha durante um certo período. Deste modo, a mensuração do início e do fim da campanha pode ser avaliada com base nas mudanças ao longo do processo.

vinni

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