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O que é Trade Marketing e como aplicá-lo para vender mais

Trade Marketing diz respeito às estratégias de posicionamento do produto no ponto de venda.

O fundamento do Trade Marketing é a apresentação de um produto da maneira e lugar certos para aumentar a eficiência das vendas, seja deixando o produto mais visível, mais atrativo ou ambos.

Qual a Importância do Trade Marketing

Levando em conta que 70% das decisões de compra são feitas no ponto de venda, colocar em prática estratégias efetivas de Trade Marketing pode mudar o jogo para qualquer empresa.

Todo produtor quer ter seus produtos expostos da melhor maneira nos canais varejistas para garantir boas vendas. Por outro lado, todo varejista também quer vender bem, assim, o Trade Marketing gera uma relação onde todos os envolvidos ganham.

Estratégias de Trade Marketing

Algumas estratégias de Trade Marketing exigem uma boa relação e negociação com os varejistas, de forma que eles aceitem suas propostas se preocupem com a apresentação de seu produto no ponto de venda.

1- Amostras Grátis

Distribuir amostras grátis é uma tática eficaz para atrair a atenção dos consumidores e incentivá-los a experimentar um novo produto.

Confira mais sobre Sampling Marketing.

2- Descontos e promoções

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Oferecer descontos e promoções especiais no ponto de venda é uma maneira de impulsionar as vendas e criar um senso de urgência para os consumidores.

Estratégias como ‘Leve um ganhe dois’, ‘40% de desconto na compra do segundo’ ou ‘de R$15 por R$9,99’ podem induzir o comprador à experimentação.

3- Gôndolas chamativas

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Investir em gôndolas e expositores atraentes aumenta a visibilidade do produto e estimula o interesse dos clientes.

Outras estratégias também podem ser adicionadas como a utilização de banners, cartazes, displays e outros recursos sensoriais.

4- Análise de Eye Tracking

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Eye Tracking é uma tecnologia utilizada para analisar onde os indivíduos direcionam o olhar, proporcionando insights valiosos sobre seu comportamento visual e interesses.

Para o Trade Marketing, o uso do Eye Tracking para entender o comportamento visual dos clientes na loja ajuda a otimizar a disposição dos produtos e o design do ambiente de compra.

5- Design

Um design bem pensado para a embalagem do produto e sua apresentação no ponto de venda pode fazer a diferença na decisão de compra do consumidor.

Um Bom Trade Marketing

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A BACIO di LATTE apresenta seus produtos de forma tão boa que exemplificam como aplicar as estratégias de Trade Marketing.

Utilizando de um freezer único e exclusivo da marca, a BACIO di LATTE consegue transmitir seu diferencial perante os concorrentes.

Além disso, toda sua apresentação visual (preços, embalagem e freezer) demonstram seu posicionamento de marca no mercado.

O consumidor bate o olho e sabe que não vai ser um sorvete simples e convencional como os de marcas concorrentes.

Assim, essas estratégias colocam a marca em um patamar diferenciado e criam no consumidor um interesse maior pelo produto.

É importante ressaltar a importância de uma boa relação e negociação com o varejista (nesse caso o supermercado) para aplicar essas estratégias.

Trade Marketing no Digital

Não podemos esquecer ou ignorar o ponto de venda digital.

Um bom Trade Marketing também deve ser utilizado em e-commerces para impulsionar as vendas. Algumas estratégias são:

1- As fotos dos produtos devem ter uma boa qualidade e mostrar as características dele de forma clara e autoexplicativa. Adicionar várias fotos do mesmo produto ajuda nessa apresentação.

2- As descrições e títulos dos produtos precisam de ser claras e completas, apresentando informações importantes para o consumidor.

3- Avaliações e comentários expostos, quando positivos, criam uma prova social da qualidade do produto, aumentando sua credibilidade.

Confira mais sobre: E-commerce: o que é, tipos e estratégias.

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