E-commerce: o que é, tipos e estratégias

Conheça o que é e-commerce, alguns tipos e as estratégias aplicáveis para que sua loja virtual alcance o sucesso com esse modelo de negócios!

O que é e-commerce?

E-commerce, ou comércio eletrônico, é um modelo de negócios onde toda a estruturação, as transações comerciais e os processos de compra e venda são realizados pela internet, ou seja, de maneira online. 

Esse modelo envolve, principalmente, a digitalização de dois processos básicos: venda e atendimento ao cliente, além de frentes como estoque, marketing, controle de finanças, o que facilita a gestão dessas áreas.

É muito comum a confusão entre os conceitos de e-commerce, loja virtual e marketplace, uma vez que estão relacionadas.

E-commerce X Loja virtual X Marketplace 

O e-commerce envolve uma gama de processos, comuns a um comércio físico, não se restringindo a um site ou portal de vendas. Essa restrição é o que se entende por loja virtual. A loja virtual é uma parte do e-commerce, mas não o todo. 

Em relação ao marketplace, pode-se considerá-lo como um tipo de e-commerce, no qual a loja virtual não é própria. Neste caso, o marketplace é uma plataforma comum onde várias empresas podem vender seus produtos. Essa plataforma intermedeia alguns processos como cobrança, além de certas parcelas em relação à garantia de entrega e qualidade do produto vendido. 

Tipos de e-commerce

Como existem variados tipos de e-commerce, é importante que as estratégias de marketing estejam alinhadas com os funis de compra e públicos-alvo específicos de cada um.

Business to Business – B2B

No modelo Business to Business (B2B) a venda acontece entre duas pessoas jurídicas, ou seja, entre duas empresas. 

As estratégias de vendas devem considerar que normalmente as compras são negociadas em grandes volumes, o que faz com que os compradores busquem os melhores preços entre os concorrentes. Além disso, as vendas B2B têm grandes chances de recorrência, portanto campanhas de fidelização de clientes são muito importantes. 

Business to Consumer – B2C

O modelo B2C, ou e-commerce de varejo, é caracterizado por uma relação direta entre o vendedor e o consumidor final. 

O processo de venda acontece quase completamente de maneira digital, exceto em casos de logística de entregas de produtos físicos. Por apresentar um processo simples, os e-commerces B2C devem investir em uma experiência de usuário intuitiva e facilitada, pensando na longevidade dessa relação. 

Consumer to Consumer – C2C

O Consumer to Consumer foca em relações comerciais entre dois consumidores finais.

Esse modelo acontece principalmente em marketplaces que permitem a negociação de produtos entre usuários, como Mercado Livre e eBay. Nesse caso, a plataforma é remunerada com comissões sobre as vendas. 

O e-commerce C2C depende de negociadores e seu engajamento para vendas, então é de grande importância que ações sejam desenvolvidas pensando nessa permanência dos negociadores, como oferecer cupons de desconto.

Mobile Commerce – M-Commerce

No caso do mobile commerce, as vendas ocorrem, necessariamente, por meio de dispositivos móveis como smartphones e tablets.

É o tipo de e-commerce que mais ganhou força nos últimos anos, devido ao avanço da tecnologia e à facilidade de compra e venda que esse modelo oferece, tanto para o vendedor quanto para o cliente final. 

Estratégias

A seguir serão apresentadas algumas estratégias de e-commerce que ajudam a alavancar esse modelo.

1. Presença de um blog

Ter um blog para seu e-commerce significa mais um canal de comunicação para atrair novos clientes e fideliza-los. O blog pode abordar conteúdos que incentivem a compra, tirar potenciais dúvidas e ganhar a confiança do usuário.

2. Marketing de conteúdo

O Marketing de Conteúdo é uma estratégia de marketing focada na criação e distribuição de conteúdo relevante, mas sem promover explicitamente a marca. Ele impacta nos mecanismos de busca, influenciando diretamente o tráfego do site e o blog e que, por consequência, influenciam diretamente as vendas.

3. Investimento pós-compra

Apresentar um pós-compra bem estruturado é muito importante, uma vez que é o momento em que o e-commerce pode aproveitar para fidelizar clientes. 

Concluir toda a experiência de compra de maneira cuidadosa e atenciosa faz diferença para os clientes, aumentando as chances de indicação do e-commerce para outras pessoas, além dos clientes atuais voltarem a comprar. 

Estratégias de Marketing Digital

1. Conteúdo orgânico 

A produção de conteúdo orgânico é uma estratégia eficiente para atrair mais tráfego para o e-commerce, pois ajuda a gerar awarness, sem ter que investir, obrigatoriamente, em mídia paga. 

Os conteúdos podem ser relacionados ao nicho do mercado nas plataformas digitais, como YouTube, além de parcerias de divulgação com outros canais e marcas não concorrentes. 

2. Cross-selling e Upselling 

Cross-selling, ou venda cruzada, é o oferecimento de um produto ou serviço complementar ao que o cliente já adquiriu. Upselling, por outro lado, é utilizada quando o vendedor oferece um upgrade sobre o produto ou serviço que o cliente está comprando. 

Essas duas estratégias ajudam a dar mais valor na jornada do cliente e vender além do que ele procura. 

3. Marketing de afiliados

O Marketing de Afiliados diz respeito à uma estratégia de parcerias entre o e-commerce e influenciadores digitais, ou pessoas comuns. O objetivo é criar uma parceria com essas pessoas para divulgação do produto ou da loja virtual nas redes sociais, por exemplo, comissionado a cada venda impulsionada por eles.

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