Quando algum cliente pensa na sua marca, qual a principal característica lembrada por ele? O oferecimento do menor preço? Disponibilidade de produtos com a melhor qualidade? Posicionamento de mercado é um elemento do marketing que estuda/direciona como a mente do consumidor analisa determinada marca/produto. Desta forma, com um bom posicionamento é possível que sua marca se destaque de maneira eficaz no mercado.

O que é posicionamento de mercado?

Segundo Philip Kotler, o termo pode ser definido como “a ação de projetar o produto e a imagem da organização com o fim de ocupar uma posição diferenciada na escolha de seu público-alvo”.

Para construir em um bom posicionamento de mercado, primeiramente é necessário analisar bem o segmento que a marca está inserida. Assim, é possível decidir em qual aspecto a marca irá se destacar no setor.

Quais são os posicionamentos existentes?

A sua marca deve adotar vertentes de posicionamento condizentes e relevantes para o seu mercado de atuação. Isto é, não é possível limitar os tipos de posicionamento. Entretanto, pode-se citar classificações comumente utilizadas pelo mercado:

  • Preço do Produto: Com certeza a maneira mais conhecida de se diferenciar é o preço, desde que o custo-benefício seja viável é possível que um preço mais baixo se destaque no setor. Este posicionamento é na maioria das vezes utilizado em setores industriais, onde a demanda trabalhada geralmente é excessiva.

 

  • Qualidade: Ser notado pelos clientes como a marca que realiza o produto/serviço com maior excelência no segmento é um posicionamento privilegiado. Para isto, é necessário que o produto esteja plenamente alinhado com as necessidades e desejos dos consumidores da área.

 

  • Estilo de vida:  O posicionamento focado em consumidores de determinados estilos de vida é principalmente atrelado aos status.
    Os mercados de luxo, esportivo e alta tecnologia são os principais nesse tipo de posicionamento, visto que trabalham a exclusividade de produtos. 
  • Personalização: O ato de comprar ou contratar um serviço é muito mais que mera casualidade, é uma forma de manifestação dos anseios do consumidor para o mundo. Ninguém gosta de se sentir apenas mais uma peça de uma grande engrenagem, assim, marcas que são maleáveis a personalização de clientes podem se utilizar disto para destacar.
  • Foco no Cliente: Ninguém é fã de empresas que prestam mau atendimento aos clientes, assim, o foco no cliente surge como uma maneira de se destacar da concorrência, principalmente através do Marketing de Experiência.

E você? Sabe o que vende?

Observar o comportamento do cliente em seu negócio, juntamente com as tendências e detalhes que envolvem todo o processo de compra/contratação, é o primeiro passo para entender a maneira que a marca está inserida no mercado. 

Ademais, é importante que a marca possua uma personalidade própria. Imagine se a marca fosse uma pessoa, ela seria aventureira, descolada ou mais conservadora? Como ela se vestiria? Como falaria? Estas perguntas ajudam a moldar qual arquétipo de marca ela é.

Para melhor delimitar esse perfil, é altamente recomendado uma pesquisa de mercado , pois esta permite analisar totalmente o segmento de mercado, além do comportamento dos consumidores em relação à concorrência e à percepção das empresas atuantes.

Conclusão

O posicionamento de mercado é um ponto crucial para se diferenciar no mercado, mas para isto, é necessário alinhar o produto/serviço com a vantagem que será proposta, considerando também os hábitos e percepções dos consumidores do setor.

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