Um quesito básico para qualquer negócio é que ele saiba o que e para quem oferece seu produto ou serviço. Assim, ocupando um segmento específico no mercado, fazendo  com que a empresa tenha mais destaque e se diferencie das empresas a sua volta.

De acordo com um estudo da Edelman Earned Brand 2018, 69% dos brasileiros compram ou boicotam uma marca baseada em seu posicionamento. O que mostra que os consumidores estão cada vez mais engajados e interessados no que uma marca representa.

Existem diferentes maneiras de decidir as estratégias que sua empresa irá empregar, mas todas elas devem levar em consideração o posicionamento da marca. Ele servirá de base para qualquer tomada de decisão.

 

O que é posicionamento no marketing?

O posicionamento define qual o público-alvo da empresa, sua personalidade e o que oferece aos consumidores. 

Para isso, são definidas estratégias em diversas áreas da empresa, todas com o objetivo de buscar um espaço a memória do consumidor. Assim, fortalecemos a imagem da marca, agregando valor a ela e consolidando a empresa no mercado.

Estratégias de posicionamento

Existem muitas áreas da comunicação de uma empresa que precisam estar em consonância para que seja estabelecido um bom posicionamento. Algumas delas são:

  • Missão, visão e valores: A personalidade da marca e seus objetivos 
  • Identidade visual: A forma como a empresa se apresenta em suas plataformas 
  • Setor e nicho de mercado: Qual o segmento do mercado em que a empresa está inserida
  • Linguagem: Maneira como a marca se comunica com seus consumidores
  • Mix de marketing: Produto, preço, praça e promoção

Esses aspectos caracterizam e expressam o posicionamento de uma marca para o público.

 

Como definir um posicionamento? 

Para construir um posicionamento devemos criar um plano que concentra todos os pontos de contato da empresa com o cliente, e desenvolver estratégias que busquem a coerência entre todos eles.

Existem várias ferramentas utilizadas para escolher e implementar o posicionamento de um negócio. Vamos apresentar algumas delas.

Persona 

Uma das ferramentas que podemos utilizar é a criação de uma ou mais personas. Isso auxilia na formação de um posicionamento porque podemos definir exatamente quem queremos atingir e como fazê-lo.

Assim, é possível adaptar o serviço, atendimento, produto, entrega e muito mais pois pensamos em como o público gostaria que cada um desses aspectos fossem tratados.

Pesquisa de mercado 

Com a pesquisa de mercado testamos produtos e analisamos tendências que são cruciais para o bom posicionamento de uma empresa. Com ela, podemos entender exatamente o que seu cliente quer ou espera da sua empresa e quais são as melhores estratégias para serem implementadas.

A pesquisa nos permite entender qual o melhor mercado e público para seu negócio e como aproveitar as oportunidades, visando o crescimento da empresa.

Planejamento de comunicação 

Um planejamento de comunicação tem o objetivo de determinar todos os aspectos da relação da marca com o cliente

Nesse plano pensamos no atendimento, na experiência do cliente, no conteúdo oferecido a ele e como atraímos novos consumidores. Pensamos na coerência de mensagem e imagem em todas as plataformas em que a empresa se encontra, construindo uma comunicação coesa e estreitando o relacionamento. 

 

Como a Marketing Júnior pode te ajudar? 

A Marketing Júnior USP possui diversos serviços como Planejamento de Comunicação e Plano de Marketing Digital que podem auxiliar no desenvolvimento de um posicionamento para a sua empresa

Além disso, somos especialistas em pesquisa de mercado e possuímos 12 anos de experiência. 

Nossos serviços são personalizados especialmente para sanar as dores específicas de nossos clientes, agende um diagnóstico gratuito e entenda como podemos de ajudar.

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