É comum nos depararmos com informações de empresas distribuídas pelo mundo digital. Perfis em redes sociais, blogs e produtos e serviços sendo vendidos em algum canal on-line. Todo o necessário para obter sucesso no marketing digital, certo? Confira abaixo o que pode atrapalhar o sucesso da sua empresa no mundo digital.

Não definir sua estratégia

Primeiramente, é preciso entender que o marketing existia antes do mundo virtual. O marketing digital surgiu para se adaptar a realidade online, dando novas soluções para as estratégias existentes antes da internet. Por isso, ter em mente o que o seu negócio busca conquistar ao entrar no digital é fundamental para nortear as estratégias nesse meio.

Não saber o por quê de estar no digital

Promover o Brand Equity, a comunicação de um novo produto ou serviço, colocar seu produto em um meio de relevância ou aumentar as vendas podem ser alguns dos motivos para estar no digital. Porém, é necessário entender a diferença de cada um desses objetivos e como esses podem ser trabalhados.

Trabalhar a comunicação nas redes sociais, por exemplo, não necessariamente irá fazer sua companhia ter retorno em vendas. As vendas são determinadas essencialmente pela necessidade que o seu serviço ou produto supre.

Ou seja, ela é fortemente impactada pelos 4Ps de marketing e o valor que cada um deles oferece para o consumidor. Estar apenas no digital não é o bastante para se obter sucesso quando não há uma visão holística do negócio.

Por isso, antes de fazer investimentos altíssimos em campanhas on-line esperando aumento no faturamento, é necessário entender o valor do seu produto, qual é o seu público, como o negócio pode se posicionar, atributos que o diferenciam e tudo aquilo que tem impacto sobre ele – dentro e fora do digital.

Não conhecer os seus consumidores

Quando um negócio não tem o retorno esperado no meio digital, é comum ter a sensação de que na verdade o seu público que não entende o que é oferecido. Mas será que realmente você conhece o público do seu negócio?

Antes de criar qualquer estratégia de marketing, no digital ou não, é preciso entender qual consumidor seu produto ou serviço atende. Dessa forma, é preciso fazer alguns destes questionamentos:

  • Quais as dores e frustrações do consumidor que você busca atender?
  • Quem você deseja atingir na internet?
  • Qual a forma que você deve se comunicar com o público?
  • Qual rede compreende esse tipo de público?

Não fornecer uma experiência agradável ao consumidor

A experiência que o digital oferece pode afetar tanto positivamente quanto negativamente a imagem de sua marca. A forma que o seu produto é exposto para venda (fotografia, luz e detalhes), a descrição do seu serviço, o tempo de carregamento de um site, responsividade, avaliações e a complexidade para realizar uma compra podem ter grande influência sobre a jornada do consumidor.

“A criação de uma experiência de interface com o consumidor simples, fácil e rápida também é fundamental para ativar o crescimento ao longo do ano, mantendo sua reputação de ponta-a-ponta, para que o formato e o valor de entrega estreitem ainda mais o relacionamento com o cliente.”

Por Claudio Czarnobai, 2019 – Nielsen

Não levar o marketing a sério

“Em média, 34% do investimento em mídia digital é desperdiçado do mercado brasileiro atualmente.”

Nielsen, 2019

Há muito investimento sendo feito no mundo digital. De fato, a presença online nunca foi tão necessária como nos anos de 2020 e 2021. No entanto, apenas o investimento financeiro sem estratégia e sem planejamento de longo prazo, não serão suficientes para atender a um público cada vez mais exigente e imerso no mundo virtual.

Precisa de ajuda para ter uma visão mais holística do seu marketing ou até da gestão estratégica do seu negócio? Agende um bate-papo conosco!

Comentários

Enviar Mensagem
1
Precisa de Ajuda?
WhatsApp Marketing Júnior USP
Olá! Tem alguma dúvida?
Converse pelo Whatsapp!