A comunicação de uma empresa é extremamente importante, pois é o primeiro ponto de contato entre a marca e o possível cliente. 

Com uma boa comunicação, é possível atrair novos clientes, fidelizar os já existentes, expandir a empresa sem afetar a padronização e identidade da marca e muito mais! Mas como construir um bom plano de comunicação para a minha empresa?

Existem alguns passos que devem ser seguidos, veja a seguir:

O que estou comunicando?

Antes de qualquer coisa é preciso entender o que sua empresa quer comunicar. Para isso, ter um posicionamento bem formado é fundamental. 

O entendimento do mercado em que a empresa está inserida pode dizer muito sobre as dores dos consumidores desse segmento. Com isso, sua empresa pode encontrar maneiras de agregar valor e se diferenciar da concorrência.

Aqui formamos a personalidade da marca, quais são seus objetivos, valores, linguagem, mensagem a ser transmitida. Existem algumas ferramentas que ajudam a deixar a ideia mais concreta:

Quando comunicar?

Após entender o que estamos comunicando, podemos passar a decidir quando vamos comunicar. A realidade é que tudo comunica, até processos que não estão diretamente atrelados a estratégias de comunicação passam impressões para o consumidor.

Entretanto, a maior atenção deve se concentrar nos pontos de contato entre a empresa e o cliente. Em todos esses pontos de contato deve haver alguma estratégia alinhada com o plano de comunicação da empresa.

Assim, a empresa se torna mais coerente entre suas plataformas e promove uma experiência mais agradável ao cliente.

Mas, quais são esses pontos de contato? Cada empresa possui processos diferentes que resultam em sistemas de comunicação distintos, porém, aqui vão alguns dos mais comuns:

  1. Redes sociais (atração de público)
  2. Site (exposição de produtos ou serviços)
  3. Serviço de Atendimento ao Consumidor
  4. Sistema de entrega do produto ou serviço
  5. Relacionamento pós-compra

É importante ressaltar que os pontos de contato mais importantes variam de empresa para empresa. Uma análise da jornada do consumidor deve ser analisada visando entender os pontos cruciais para a decisão de compra do cliente.

Para quem comunicar?

Outro ponto importante na criação de um plano de comunicação é a definição de um público-alvo para marca. Porque, as estratégias de comunicação se tornarão mais precisas quando se tem um público específico em mente.

A criação de uma persona é uma ferramenta muito útil nessa fase do processo. Com ela, podemos entender as dores dos potenciais clientes e encontrar maneiras de saná-las.

Para isso, também é necessária uma análise do mercado, para entender qual o perfil das pessoas que consomem o produto ou serviço oferecido pela empresa. Assim como o estudo sobre os nichos de mercado que não estão sendo muito atendidos em seu setor.

“Embora os nichos de mercado reduzam o número potencial de clientes, o modelo de negócios ajuda a sua empresa a se destacar e a se tornar referência no ramo.”

Sebrae

Como Comunicar?

Com toda a teoria traçada, agora temos que entender como essas estratégias serão aplicadas na prática. 

Nesse ponto do planejamento é preciso pensar em que plataformas serão utilizadas, a criação de um calendário de postagens caso sejam utilizadas as redes sociais e quem estaria encarregado de cada parte operacional, por exemplo.

O mais importante é manter uma hierarquia de urgência, não tentar colocar todas as estratégias em prática ao mesmo tempo. 

Priorize o que trará consequências negativas caso não seja realizado. As mudanças que não trarão nenhum tipo de consequência caso não ocorram podem ser feitas por último.

Como a Marketing Júnior USP pode ajudar?

Além de criarmos materiais exclusivos e GRATUITOS como templates de ferramentas imprescindíveis para um bom planejamento de comunicação, também contamos com diversos serviços personalizados especialmente para a sua empresa.

Somos especialistas em pesquisa de mercado e realizamos diversos tipos diferentes de pesquisa para atacar mais precisamente os problemas de nossos clientes.Entre em contato e agende um diagnóstico gratuito.

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