Você já deve saber que é necessário um conjunto de ferramentas para promover seu negócio ao público, mas como fazê-lo no meio digital? Nesse artigo você entenderá do que se trata o marketing digital e quais as ferramentas utilizadas para executá-lo.

Afinal, o que é o marketing digital?

Experiência online

Como já citado em outros artigos do blog, o Marketing em sua essência pretende satisfazer necessidades preexistentes de um público, utilizando variáveis como produto, preço, praça, promoção para que isso seja realizado da melhor forma possível.

Ou seja, o Marketing engloba todos os esforços necessários para que a empresa consiga comunicar, distribuir e vender seus produtos de forma adequada.

No caso do marketing digital esses esforços abrangem todos os pontos necessários para que você conquiste seu público e ganhe relevância perante esse de forma online.

Qual a importância desse instrumento?

Em meio a uma realidade com consumidores cada vez mais conscientes, engajados e informados se torna latente a necessidade de possuir pontos de contato que não sejam necessariamente físicos (ou dependentes das mídias tradicionais), já que a internet é um dos principais meios de busca para esses.

É cada vez mais frequente que o público se informe, faça comparações e até compras através da web, alguns até preferindo esse meio às lojas físicas.

Uma empresa que não se preocupa em estabelecer uma comunicação efetiva com seus clientes online está sujeita a que outras páginas, redes e fóruns formem a opinião de seu cliente sobre a sua marca.

Isso porque é quase inevitável que em algum momento seu produto seja citado por alguém e, sem que sua empresa se posicione, o consumidor terá apenas esses comentários como parâmetro (sejam eles positivos ou negativos).

Com isso, podemos perceber a importância do marketing digital, tanto para que a própria marca se posicione e apresente seus produtos, quanto para atender a demanda por informações (e compras remotas) que cresce a cada dia.

Cenário atual: COVID-19

Atualmente, em meio a pandemia de COVID-19 e seus desdobramentos, muitos locais vivem uma situação de quarentena que leva muitos negócios a permanecerem de portas fechadas e seus clientes a ficarem em casa, tornando o marketing digital ainda mais relevante.

Para que o cliente tome consciência de uma empresa, ou mantenha-se interessado em seus produtos e até os compre, é preciso que as marcas criem lembrança e ofereçam meios de compra remotamente (já que para muitos esse é agora o único meio possível).

Além disso, com a crise a contenção de despesas se tornou realidade em muitos lares e é principalmente através do digital que as empresas conseguem se comunicar de modo a criar relevância para seu público.

Principais ferramentas

Dados online

Agora que você já entendeu do que se trata o marketing digital e qual sua relevância, vamos conhecer algumas ferramentas utilizadas para que ele seja desempenhado de forma adequada.

Site

O site é o ponto de partida para qualquer negócio no digital, é nele que devem estar reunidas o maior número de informações sobre a empresa e seus produtos.

Por ser uma área reservada exclusivamente para a empresa e com a possibilidade de ser customizada de acordo com suas necessidades, essa é uma ferramenta importante para representar quem é a marca.

Assim, são expostos o que se julga como de maior relevância para converter possíveis visitantes da página em clientes.

Métricas

As métricas são meios de mensuração para compreender os resultados que suas ações no meio online estão trazendo, como por exemplo seu alcance e engajamento do público-alvo.

Permitem ainda estipular o quanto uma estratégia foi eficiente, o que pode ser melhorado e sua posição perante os concorrentes.

Para realizar essa mensuração existem instrumentos disponíveis de forma gratuita, como o Google Analytics e alguns dados apresentados pela própria plataforma onde a ação é veiculada (como é o caso de perfis empresariais em algumas redes sociais).

SEO (Search Engine Optimization)

Já o SEO consiste em meios para otimizar seu site, de modo a torná-lo relevante em buscas que seu público-alvo realize.

Essa ferramenta pode se referir a forma como se escreve um texto, suas palavras-chave e até links que redirecionam usuários de outras páginas para a sua.

Esse é sem dúvidas um dos principais instrumentos para que um negócio se destaque de forma orgânica (sem que seja impulsionado), já que seu conjunto bem executado é o que garante uma boa posição em mecanismos de pesquisa.

Redes sociais

É nas redes sociais que o cliente irá criar um relacionamento contínuo com o negócio e será desenvolvida a lembrança da marca, já que se trata de um meio visualizado por muitos diariamente.

As redes sociais geram engajamento do público com a marca, além de proporcionarem um ponto de comunicação direta com esse.

Cada rede possui uma proposta diferente, sendo necessário ficar atento ao que um usuário busca encontrar em cada uma delas. Por exemplo, o LinkedIn se trata de uma plataforma empresarial e com um caráter mais formal, enquanto o Instagram já possui uma temática mais descontraída.

Vale ainda ressaltar que, como citado anteriormente, muitas redes oferecem de forma gratuita dados que permitem a mensuração de seus resultados nessas plataformas, facilitando o entendimento para quem está começando a se aventurar no marketing digital.

Email Marketing

Por fim, o email marketing permite desenvolver uma comunicação direta com seus clientes atuais e potenciais consumidores através do email.

É possível estabelecer pontos de contato como newsletters que enviem novidades sobre a empresa e seus conteúdos para o público, bem como o envios de caráter promocional e de boas vindas (no caso da primeira compra, demonstrando a importância desse cliente para a empresa.

Essa é não só uma ferramenta útil para promover as vendas, como também para estabelecer uma boa relação de pós-venda com seu cliente, adicionando mais valor ao seu relacionamento.

Como desenvolver o Marketing digital

Saber do que se trata e conhecer as ferramentas já é um enorme passo, em seguida é necessário saber planejar como colocar em prática tudo isso.

Para isso, o ideal é que seja traçado um planejamento que estabeleça as estratégias a serem seguidas e os resultados pretendidos, sendo de suma importância conhecer seu público.

É recomendado que sejam realizadas pesquisas de mercado que respaldem o planejamento e entreguem maior assertividade.

O digital já possuía enorme relevância para as empresas, com o isolamento social ele se tornou ainda mais importante. Os hábitos dos consumidores podem nunca mais serem os mesmos, conheça o marketing digital e faça dele um aliado do seu negócio!

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