Pode parecer inaceitável para um profissional de administração, que uma empresa comece a atuar no mercado sem um planejamento estratégico, porém infelizmente esta é uma realidade.

A maioria das empresas que atendemos e enfrentam algum tipo de dificuldade, ou não possuem um planejamento estratégico ou ele não foi bem elaborado.

O planejamento estratégico funciona como um roteiro para sua empresa. Ele irá abordar às melhores práticas para diferentes situações que ela venha a encontrar.

Neste artigo criamos um passo a passo resumido de cada etapa do planejamento estratégico de marketing. Assim, você poderá avaliar se sua empresa necessita da nossa consultoria.

Execute uma pesquisa de mercado

Antes de começar a elaborar suas estratégias, é preciso avaliar o mercado e seus concorrentes.

Durante a pesquisa de mercado é preciso avaliar todas as soluções que os seus concorrentes oferecem, no mesmo segmento que você atua. Isso porque algumas empresas acabam atuando em segmentos diversos, como uma marca híbrida.

Este tipo de avaliação irá ajudá-lo(a) a entender como os concorrentes atuam, onde eles falham, quais são seus pontos fortes principalmente encontrar onde os clientes estão insatisfeitos. Assim, você poderá oferecer uma solução eficaz, para atraí-los para a sua empresa.

Posicionamento da marca: Como você quer ser visto?

O real significado do marketing é a arte de vender, e para que isso ocorra, é preciso se relacionar com seus clientes potenciais. Mas como eles veem sua empresa?

Por isso é tão importante criar um posicionamento, diga para às pessoas quem a sua empresa é. Caso contrário, dará margem para que os próprios concorrentes criem uma imagem negativa da sua marca.

Mas não basta apenas dizer, é preciso ter atitudes que sustentem o seu posicionamento.

Talvez a Apple seja o exemplo mais clichê, porém ela tem uma série de processos. Seja no design dos seus produtos ou no atendimento ao cliente em suas lojas, tudo isso cria um posicionamento na mente do cliente.

Para começarmos utilizamos a análise SWOT, que é a abreviação para: 

  • Forças (Strengths); 
  • Fraquezas (Weaknesses); 
  • Oportunidades (Opportunities); 
  • e Ameaças (Threats). 

O objetivo é reunir os pontos fortes e fracos. Assim, poderá saber o que a empresa deve potencializar em suas forças, e buscar formas de minimizar as fraquezas.

A empresa também deve estar atenta ao que acontece no mercado, para identificar oportunidades que ajudem a empresa. Também deve se preparar para possíveis ameaças, afinal elas podem acabar com o seu negócio.

Poucas empresas cogitam cenários catastróficos acreditando que eles jamais ocorram, porém a Winbledon, um dos torneios de tênis mais famosos do mundo, pagou durante 17 anos, um seguro de US$2 milhões anuais, caso ocorresse uma pandemia mundial, como o coronavírus. Pelos US$34 milhões investidos, neste momento onde os campeonatos não podem ser realizados, a empresa receberá US$141 milhões.

Uns até podem chamar isso de sorte, mas quando realizamos um planejamento estratégico, principalmente para empresas de grande porte, é preciso prever todas as possibilidades, para diminuir os riscos.

Pode ter certeza que esta atitude, tomada há 17 anos, irá colocar a Winbledon na frente dos seus concorrentes quando a situação normalizar. Isso mostra um cuidado não apenas dos acionistas, mas também com todas às pessoas envolvidas, afinal, poderão manter funcionários e fornecedores.

Quem é a sua persona?

É muito importante compreender a diferença entre público-alvo e personas, pois este assunto era grande confusão.

Aqui apresentaremos de forma breve o que é uma persona, porém você poderá se aprofundar no tema, através dos nossos artigos sobre “Persona e Público-alvo” e “Como montar Personas!”, que abordam os temas de forma mais precisa.

Mas de forma geral, público-alvo são os grupos que a empresa deseja atingir, como por exemplo:

  • mulheres solteiras, entre 35 e 47 anos, residentes na zona leste;
  • homens, acima de 35 anos que fazem a barba com barbeador descartável;
  • adolescentes que buscam cursos pré-vestibular para faculdades públicas;

Estes são grupos genéricos onde a empresa precisa executar uma comunicação igual para cada grupo.

Já quando falamos de personas, é a personificação do cliente ideal. Ou seja, se você possui um produto ou serviço que atende às necessidades da Suellen, 25 anos, reside na zona sul e tem dificuldades para estudar para a pós-graduação, pois sai muito tarde do trabalho.

Repare que você não tem apenas um homem ou mulher, mas sim uma pessoa com nome e endereço. E, o mais importante, que precisa resolver um problema.

Isso faz com que sua empresa ofereça às soluções ideais para as pessoas certas.

Defina quais canais serão utilizados

Todo dia nasce uma nova rede social, e às empresas correm para criar um novo perfil e se adaptarem, porém não deve ser assim.

É preciso entender que sua empresa não pode e nem deve estar em todas as redes sociais. E saber quais canais irão trazer mais resultados para o seu negócio, também faz parte do planejamento estratégico de marketing.

O que é preciso avaliar é se o seu público em potencial está nesta nova rede. Bem como se de fato ela trará algum retorno para a sua empresa.

Seja retorno financeiro ou uma oportunidade de se aproximar dos consumidores, é preciso ter alguma vantagem. Caso contrário, é desperdício de energia e tempo.

Todos os anos alguma empresa cria uma matéria sensacionalista dizendo que o email marketing morreu, porém sabemos que este é um dos melhores canais de relacionamento. Afinal, sua mensagem vai direto para a caixa de entrada dos clientes ou leads.

Por isso pense muito bem antes de criar um novo perfil na rede social que está em alta. Lembre-se: menos é mais.

Aplicando o planejamento estratégico na minha empresa

Até aqui vimos um passo a passo resumido dos pontos principais que uma empresa deve adotar, para quando for elaborar um planejamento estratégico de marketing.

Porém para empresas que nunca elaboraram este tipo de estratégia ou estão tendo dificuldades para alavancarem suas vendas, o ideal é contratar uma consultoria de marketing para alcançar os resultados esperados.

Quer realizar o planejamento estratégico de marketing da sua empresa? Entre em contato conosco e caso tenha alguma dúvida, basta deixá-la nos comentários que iremos ajudá-los.

Comentários

Enviar Mensagem
1
Precisa de Ajuda?
WhatsApp Marketing Júnior USP
Olá! Tem alguma dúvida?
Converse pelo Whatsapp!