grande centro comercial com propagandas nos prédios e muitas pessoas na rua

Posicionamento é um tópico importante da gestão de marcas e agrega no Branding da empresa. Kotler considera que posicionamento é a união da segmentação e da diferenciação. Ao se posicionar de determinada maneira, a empresa busca se diferenciar dos concorrentes que disputam o mesmo segmento de público-alvo.

Se posicionar é divulgar a própria empresa, seus produtos e/ou serviços. A lembrança que a marca deseja passar, sua reputação, faz parte do seu posicionamento. Se o posicionamento é trabalhado com sucesso, sendo eficiente, as marcas podem se tornar líderes do segmento na cabeça de seus consumidores. As marcas se tornam Top of Mind, desta forma, a marca é a primeira a ocupar a mente do consumidor quando ele pensa no produto e/ou serviço fornecido, sempre a frente dos concorrentes.

Por isso, na definição de estratégias, levar o conceito como base é fundamental. Entretanto, dentro do próprio conceito existem variáveis citadas onde o entendimento certeiro faz parte de estratégias de sucesso. São elas, entre outras: segmentação e diferenciação.

É no estudo destas e de outras variáveis que a pesquisa se faz útil e necessária. Investir um grande montante na execução de planejamentos estratégicos de posicionamento que correm o risco de serem rejeitados pelo público-alvo seria um investimento arriscado. Validar estratégias de segmentação e diferenciação com pesquisas, utilizando públicos amostrais, significa para uma empresa uma economia relevante no caso de negativa.

Como essas pesquisas podem ser trabalhadas no posicionamento?

Gestão de marca como um todo é um assunto onde o entendimento do consumidor é essencial. Quando se trata de posicionamento, isso se torna ainda mais relevante. Desta maneira, as pesquisas podem ser trabalhadas de diversas formas para se obter inúmeras informações úteis dos consumidores.

Pode-se aplicar pesquisas para tópicos como teste de identidade visual, impactos da proposta de valor da marca, satisfação com produtos e/ou serviços, penetração da marca e, não menos importante, para todo o posicionamento da marca. Não só pensar no tópico de estudo da pesquisa, é relevante pensar em como aplicá-la. Tanto pesquisas digitais, como presenciais (quando for viável) são interessantes e podem entregar resultados relevantes. Mas, se a ideia for entender melhor pontos qualitativos do posicionamento, entrevistas presenciais individuais ou focus groups podem ser mais interessantes.

Aqui no nosso blog temos alguns textos relevantes que podem complementar essa leitura. Se você deseja entender mais sobre posicionamento de marca, leia este artigo com um ótimo case prático. Você também pode entender mais sobre pesquisas qualitativas e quantitativas.

Por fim, deixo para vocês nosso e-book gratuito sobre jornada das mídias. Lembre-se que as mídias sociais são muito relevantes para o posicionamento de uma empresa no século XXI.

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João Marques, joao.marques@marketingjr.com.br

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