O e-mail marketing pode ser uma ferramenta importante para seu negócio, pois graças aos avanços de ferramentas de automação de Marketing, esse canal possibilita uma melhor sincronização para mensagens mais assertivas nos melhores momentos, com base em cada consumidor.

Nesse artigo iremos abordar sobre o que é o e-mail marketing, suas aplicabilidades e como começar a utilizar essa ferramenta para otimizar suas estratégias digitais!

O que é E- mail Marketing?

Trabalho Equipe Escritório
Trabalho Equipe Escritório

O e-mail marketing nada mais é que a comunicação da empresa com seus potenciais clientes, ou já consumidores, via e-mail.

Apesar de muitos crerem que a comunicação por E-mail está ultrapassada, esse ainda é um canal importante dentro de grandes empresas e para cadastros em qualquer site da internet. Para otimizar a sua estratégia, primeiro temos que conhecer quais são os tipos de E-mail Marketing.

Dentre os principais, podemos destacar:

Newsletter

Existem diversas maneiras de começar a utilizar essa ferramenta, geralmente a porta de entrada para começar essa estratégia é a Newsletter.

Normalmente Newsletter é composto como E-mail informativo, preenchido com conteúdo, novidades ou promoções que sua empresa possui em um determinado período.

Esse e-mail é enviado periodicamente e é a chave para manter um relacionamento direto com sua cliente.

E-mails promocional

Outra maneira comum de se começar a fazer essa estratégia é por meio de e-mails promocionais.

E-mails promocionais são não contínuos e não periódicos, ou seja, quando sua empresa tiver uma promoção, lançamento ou algo com necessidade de urgência para comunicar seus consumidores, esse e-mail promocional pode ser utilizado.

Em outras palavras, é um e-mail com uma promoção em um período de tempo pontual.

E-mails de boas-vindas

Esse tipo de e-mail é comumente não utilizado por amplas empresas, contudo é de extrema importância, porque é o primeiro contato da sua empresa com o e-mail daquele consumidor.

Geralmente esse e-mail é enviado após alguém se cadastrar para receber algum conteúdo gratuito. Portanto, é necessário que a comunicação feita seja relevante, e pode ser utilizado de maneira autônoma, de acordo com os recentes cadastramentos nas suas bases de contato.

E-mails automatizados

Além do e-mail de boas-vindas, é possível automatizar uma série de e-mails baseados na interação do seu usuário com sua página ou com sua estratégia de Marketing digital.

Um exemplo de e-mail automatizado seria quando o usuário baixar um conteúdo oferecido por sua empresa, acessar determinado ponto da sua página, se ele clicar ou acessar seus canais de comunicação, é possível criar uma série de e-mails baseados nessas interações, de forma até personalizada.

Como alinhar o E-mail Marketing com a estratégia de comunicação?

Escrevendo-email

O E-mail é um canal que permite se relacionar com potenciais clientes de forma mais pessoal, na medida que esses usuários habilitam a permissão de sua empresa para mandar promoções e conteúdos.

Como essa ferramenta tem caráter importante para a influência comunicativa da empresa, deve-se engajar, e manter uma relação constante com os leads de contato.

Esses leads podem ser nutridos através da promoção de conteúdo, como vimos sobre a newsletter, e para que haja esse tipo de relacionamento é necessário “regar” seus contatos de negócios, portanto, estreitar o relacionamento de sua empresa com eles.

Por conseguinte, o e-mail é uma ferramenta de alto impacto para nutrir seus leads, pois tem alto alcance, pode ser automatizado, personalizado e ser utilizado em forma de venda.

Criando uma lista de e-mails.

email-com-imagem

A taxa de e-mails em uma lista decaí muito com o decorrer do tempo, por isso é importante realizar acompanhamentos diários de sua lista de e-mails.

De início, para começar o processo de captação de e-mails é necessário facilitar a interação do usuário com seu site, possibilitando que ele acesse seus conteúdos e procure área de cadastro de maneira rápida.

Passo-a-passo para construir uma lista de e-mails.

A partir da captura desses leads, eles devem ser segmentados por tags. Sendo assim, você pode classifica-los da maneira mais assertiva para a sua estratégia. Algumas formas de classificação em um primeiro contato podem ocorrer por: data de cadastro, conteúdo acessado ou página de conversão.

Após o primeiro contato, assim como dito anteriormente, é preciso nutrir esses leads. Dessa forma, você consegue segmentar a sua lista por taxa de abertura e política de participação do consumidor em relação a sua campanha de e-mails.

Dicas para enviar e-mails assertivos.

gmail-marketing

Para garantir o envio de e-mails mais assertivos, a primeira dica é mandar um texto curto, já que hoje na internet, o usuário está buscando cada vez mais por conteúdos mais diluídos, com imagens e de fácil absorção.

Outra dica importante é elaborar um texto com uma linguagem mais adequada de acordo com o seu público-alvo. Por isso, é importante realizar uma pesquisa para identificar esse público e realizar um planejamento de comunicação para estruturar esses conteúdos.

Agora com o conhecimento da importância dos e-mails Marketing resta aplicar essa estratégia na sua empresa! Garantindo então, melhores resultados para a sua promoção e para as suas vendas.

gabriel-lincoln

Comentários

Enviar Mensagem
1
Precisa de Ajuda?
WhatsApp Marketing Júnior USP
Olá! Tem alguma dúvida?
Converse pelo Whatsapp!