Quando se trata de manter um público engajado em seus canais digitais e mídias sociais, você precisa considerar diversos fatores. Desde a frequência dos posts, quem você está visando atingir e até o tipo de conteúdo que você publica.

Não importa o que você esteja fazendo, há uma chance considerável de que você se depare com uma queda no engajamento em algum momento. Felizmente, não é o fim do mundo quando você se depara com isso.

Em vez de entrar em pânico e fazer uma mudança que você se arrependerá a longo prazo, entenda o que é engajamento ao ler este artigo e, em seguida, pegue as 5 dicas separadas para você lidar com a queda do engajamento no meio digital.

O que é Engajamento?

Engajamento nada mais é um conceito que indica o quanto o público participa e é próximo a sua marca, ou seja, o grau de relação e interações naturais entre você e o seu consumidor.

Portanto, quanto maior o engajamento do público, mais próximos estão da empresa e, consecutivamente, maior será a relevância da sua marca.

E eles podem fazer isso através de curtidas em um post, comentários ou através do tempo de navegação nas suas páginas. O engajamento vai indicar se as suas estratégias tomadas estão sendo eficientes ou não.

Demonstrando assim a satisfação do consumidor com a sua marca, a autoridade e credibilidade que sua empresa tem dentro do seu segmento de atuação.

Dessa forma, quando acontece a queda desse índice é comum se preocupar, mas não fique em pânico! Abaixo, listamos as 5 dicas que irão te ajudar a agir neste momento

público-alvo

1. Certifique-se de que você está visando o público certo

Se você publica seu conteúdo para atingir um público amplo, mas não é quem você se envolve, então você está fazendo algo errado. As pessoas que estão se envolvendo com o seu conteúdo devem ser as que você visa atender e se relacionar.

Por isso, entenda quem é seu público. Você buscou informações sobre ele? O que eles procuram? Quais são as suas preferências e desejos?

Esse é o primeiro passo para você lidar com a queda do seu engajamento. Você deve entender sobre o seu público para que possa ser relevante para ele, uma vez que suas redes sociais devem produzir o que eles procuram.

2. Estabeleça um objetivo

Você já entendeu qual é o público que você quer se relacionar? Agora você deve pensar no objetivo da sua comunicação, utilização de determinado canal ou mídia. “Se você não sabe onde quer ir, qualquer caminho serve”.

E sem um objetivo, você não vai saber quando chegou lá. Por isso a importância de estabelecer seu objetivo para que possa assim quantificar as suas ações para melhorar o engajamento.

Portanto, pense nas seguintes questões: o que você está tentando alcançar com seu conteúdo? Você está procurando por reconhecimento de marca, geração de leads ou vendas?

Quando você souber qual é o seu objetivo, será mais fácil para você descobrir que tipos de posts e ações ajudarão a atingi-lo.

3. Não poste apenas por postar

Se as pessoas estão com dificuldade de engajar-se, é preciso reavaliar a frequência com que você está fazendo as suas postagens e certificar-se que está postando o que é relevante para elas.

Pois, se você estiver postando demais, isso se tornará cansativo para seus seguidores, e eles não se sentirão encorajados a se engajar em seus postos, tornando assim sua marca menos relevante.

Entretanto, se você postar com pouca frequência, aqueles que o seguem podem esquecer-se completamente de você. Por isso é importante encontrar o ponto ideal entre postar demais e não o suficiente, você pode notar isso estudando a sua concorrência.

plano de marketing digital4. Utilize diferentes canais

Estar em diferentes canais é uma maneira de aumentar o engajamento do seu público com a sua marca, trabalhando com o conteúdo que o público quer ver naquela plataforma. Ou seja, você não vai utilizar o mesmo texto do seu blog no post do Instagram da sua marca.

Porém, não só utilizar diferentes plataformas, você deve trabalhar a experiência do seu público. O design é atrativo? Ele consegue utilizar através de diferentes dispositivos? O tempo de resposta é o mesmo em todos os casos?

Você não deve pensar apenas em estar presente e sim em sanar diferentes necessidades do consumidor nesses difernetes canais, de forma que cada um possibilita que você explore diferentes formatos de conteúdo. Por isso é aconselhável fazer uma pesquisa com o próprio público para entender o que eles esperam encontrar em redes sociais de empresas do seu segmento, quais conteúdos são atrativos para eles e por meio de quais canais.

5. Acompanhe seus resultados

Nada do que falamos aqui terá valor caso não seja acompanhado e monitorado, afinal como você saberá se aumentou ou diminuiu seu engajamento se você não tem os resultados das ações feitas pela sua marca?

Por isso, o engajamento é uma métrica que confirma ou não se em determinada página ou post os usuários enxergaram relevância, consequentemente você pode ajustar ou replicar a estratégia para novas comunicações.

Sendo assim, abaixo estão algumas métricas, menos conhecidas que as famosas usadas no Instagram e Facebook,que podem ser considerados por você:

  • Tempo no site: quanto maior esse valor, demonstra o maior interesse do usuário. Uma das razões para uma eventual queda pode ser a experiência ruim ou qualidade dos conteúdos;
  • Tráfego através do Google: caso o tráfego através do Google não seja positivo, demonstra que suas estratégias estão longe de ideias, com correções necessárias no SEO, navegação, design ou layout da página;
  • Taxa de rejeição: analisar os usuários que entraram e saíram rapidamente, sem nenhuma interação. Esta taxa não pode ser alta, pois se for, indica um site com baixa qualidade e experiência.

Conclusão

Há muitas maneiras de lidar com a queda do engajamento em seu conteúdo nas plataformas digitais, mas o mais importante a lembrar-se é que você nunca deve negligenciar o que seu público-alvo busca e considera interessante.

Você deve investir em diferentes plataformas para aumentar o alcance da sua marca para atingir seu público-alvo e assim chama-los para realizar ações (call to action) e navegar através das diferentes mídias da empresa.

Lembre-se também de monitorar todas as suas ações para que possa ter visão mais próxima da realidade sobre o desempenho das suas estratégias.

Agora que você sabe como lidar com a queda de engajamento, o que você acha de nos contatar para construir com um planejamento de comunicação para o seu negócio?

Comentários

Enviar Mensagem
1
Precisa de Ajuda?
WhatsApp Marketing Júnior USP
Olá! Tem alguma dúvida?
Converse pelo Whatsapp!